No Maio Amarelo, mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, entidade do transporte de passageiros ressalta a importância da fiscalização para reduzir riscos nas estradas
Ônibus sem manutenção, problemas gravíssimos de segurança, imprudências e descaso geral com as regras. O transporte clandestino, principalmente de empresas de transporte, sobrevivem burlando regras, porém, tem sido alvo dos órgãos fiscalizadores brasileiros nos últimos anos. De acordo com dados recentes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), só nos primeiros quatro meses deste ano já foram realizadas 1.032 apreensões de ônibus rodoviários clandestinos irregulares.
Para a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), esses números são preocupantes e revelam um cenário de falta de segurança para passageiros e motoristas. A associação que reúne empresas e cooperativas do setor, entende como positivas as ações da ANTT, que vem intensificando a fiscalização para retirar das estradas os veículos clandestinos e irregulares. Em 2021 foram 2.491 veículos apreendidos e, em 2022, esse número chegou a 3.467.
Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati, destaca que muitas vezes, o cliente vislumbra somente o valor mais acessível em relação ao transporte que vai contratar, mas não leva em conta os riscos dessa escolha: “Os riscos que o usuário corre ao escolher este tipo de transporte são inúmeros como, por exemplo, estar dentro de um veículo sem vistoria e com motoristas sem a devida habilitação. Não é à toa que 43% de acidentes estão relacionados a causas humanas".
A executiva ressalta ainda que o transporte irregular de passageiros, muitas vezes utiliza motoristas sem treinamento para dirigir ônibus ou para guiar à noite ou mesmo em longas distâncias: “Toda essa irresponsabilidade não apenas coloca em risco a vida de milhares de passageiros em todo o Brasil, mas também ameaça a vida de todos que circulam pelas rodovias", afirma. Além disso, os acidentes de trânsito causam prejuízos imensos. Só em 2022, os incidentes custaram cerca de R$ 13 bilhões ao Brasil", afirma.
Diante deste cenário alarmante, a Abrati lançou uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito e apoia mais uma vez a causa do Maio Amarelo, mostrando que o compromisso para um trânsito mais seguro depende também de uma mudança de comportamento dos passageiros. "Um trânsito mais seguro nas estradas depende de escolhas seguras. E, é nosso papel mostrar para a população os benefícios que só o transporte regular pode oferecer", destaca Letícia.
A associação enfatiza também que a responsabilidade com a segurança e a formalidade do trabalho dos rodoviários são imprescindíveis para a diminuição de acidentes nas estradas. Letícia explica que, ao contrário dos motoristas de ônibus clandestinos, os condutores do transporte regular contam com padrões de treinamentos rigorosos, testes toxicológicos contínuos e alojamentos para descanso, o que considera fundamental para a segurança.
Para aumentar a oferta e garantir opção de transporte seguro para os passageiros, o setor regular vem ampliando investimentos e crescendo ano a ano. Segundo dados operacionais dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros (TRIIP) da ANTT, em 2022, foram transportados 37.282.015 passageiros no Brasil. Além disso, há registros de 341 empresas habilitadas e 223 em operação, 9.205 veículos habilitados, 4217 linhas em operação e 47.019 seções atendidas (Origem/Destino).
A Abrati é uma entidade que reúne e associa as empresas de transporte terrestre de passageiros que operam os serviços públicos rodoviários regulares de natureza interestadual e internacional. Criada em 1995, tem buscado trabalhar pela harmonia do setor de transporte e de seu permanente aperfeiçoamento, além de desenvolver ações que promovam o fortalecimento dos organismos encarregados pela gestão dessa atividade.
Fiscalização no Transporte de Cargas
A ANTT também apresentou na Câmara dos Deputados, uma lista de prioridades para o transporte rodoviário de cargas em 2023, e entre os pedidos, está a de uma fiscalização mais intensa nos transportes irregulares. O órgão, que atua junto com a Polícia Federal em diversas ações, enfatiza que caminhões que forem flagrados fazendo transportes irregulares de cargas e de passageiros, respectivamente, nas estradas brasileiras serão autuados e apreendidos, conforme diz a lei.
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