Expectativa é de público recorde e de disputa acirrada no tradicional circuito da competição, casa de diversos pilotos
Tudo pronto para o início da terceira etapa da Fórmula Truck, que será realizada neste final de semana em Cascavel, na região Oeste do Paraná. A terceira prova do ano terá sua programação aberta nesta sexta-feira e será disputada domingo (21), no Autódromo Zilmar Beux. A promoção e organização será de GT Truck e Gilberto Hidalgo, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e apoio da Volparts, Meritor, Eckisiel e Platodiesel.
A temporada 2023 da Fórmula Truck será realizada em oito etapas (duas já cumpridas), começando em Guaporé e terminando em Cascavel, no Paraná. Os outros estados que receberão etapas serão Goiânia e Rio Grande do Sul, passando por Rivera, no Uruguai, cidade localizada na divisa com o Brasil, onde foi realizada a segunda rodada. As demais etapas vão ser disputadas em Londrina, no mês de junho, no Velopark do Rio Grande do Sul, em agosto; vão passar por Goiânia no mês de setembro, em Guaporé no mês de outubro e por último, rodada dupla em Cascavel, no mês de dezembro.
Gilberto Hidalgo, presidente da Fórmula Truck, celebrou o reconhecimento da categoria pela CBA, que foi dada ano passado e elevou a competição para status de categoria interestadual. O regulamento foi chancelado pelo CTDN (Conselho Técnico Desportivo Nacional), órgão da CBA, e sua aplicação e fiscalização caberá às federações que vão sediar as provas. Para ele, esse passo foi muito importante para a competição, pois permitiu outras conquistas, como transmissão em tv aberta e mais equipes interessadas em participar: “Temos muito trabalho pela frente, mas estamos confiantes no sucesso”, analisa Giba.
Para a organização, incluindo a GT Truck, a Fórmula Truck será uma categoria inteiramente voltada aos pilotos: “Será uma categoria barata para equipes e patrocinadores. Temos uma rígida preocupação com a segurança e todos os caminhões estão dentro dos padrões estabelecidos pela CBA e pelas federações”, finaliza Gilberto. A RedeTV vai transmitir a prova ao vivo das 13 às 14 horas, com narração de Elton Ciprini. Além da transmissão na tv, a Fórmula Truck continuará sendo transmitida na AWTV, na Rede América TV, no canal Planeta Caminhão e no canal oficial da Fórmula Truck no YouTube, com narração de Vanderei Ratto e comentários de Sérgio Kaskanlian.
Circuito tradicional da Fórmula Truck, Cascavel sempre é lembrado não só pelo público fiel e apaixonado por corridas de caminhão, mas também, por momentos verdadeiramente inesquecíveis, como por exemplo a ultrapassagem fenomenal de Pedro Muffato sobre Taio Agostini, praticamente na linha de chegada, na última visita da F-Truck em cascavel. O veterano piloto cascavelense estreou na categoria e conquistou a vitória com essa chegada emocionante.
Na pista, a expectativa é de uma corrida bastante disputada, tendo como base as duas primeiras corridas da temporada. O catarinense Rogério Agostini, guiando um Mercedes-Benz, busca defender a liderança da categoria GT Truck (Eletrônica), enquanto Pedro Muffato, com seu Scania, vai em busca da recuperação, já que após a vitória na primeira etapa, teve problemas com o caminhão e não correu a segunda etapa em Rivera. Na briga pelo topo da tabela também tem Jorginho Feio e Álvaro Bendo, que podem encerrar a rodada líderes, ambos correndo de Scania.
Já na categoria F-Truck (Bomba Injetora), Duda Conci, que surpreendeu na primeira etapa vencendo com seu Ford, e conseguiu um quarto lugar no pódio na última etapa, defende a liderança da categoria GT Truck. Ele é seguido de perto pelo curitibano Márcio Rampon e pelo gaúcho Rafael Fleck, que competem com um Scania e também podem encerrar a rodada líderes a depender dos resultados.
Os ingressos para os três dias de Fórmula Truck em Cascavel custarão R$ 40,00 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site da Fórmula Truck (clique aqui), na bilheteria do autódromo nos dias do evento. O ingresso “Alambrado” dá direito ao acesso à área descoberta dentro do autódromo, com vista para a pista e é válido para sexta ,sábado e domingo. Além disso, ele também permite a visitação aos boxes no sábado e domingo ao final do dia.
Programação
A programação da Fórmula Truck em Cascavel começa nesta sexta-feira com a realização da vistoria técnica das 8 às 10 horas; das 10 às 10h30, briefing para pilotos e chefes de equipes; e depois, o início dos treinos livres. Na sexta, serão três treinos para as duas categorias. No sábado, das 8 às 9 horas, vistoria técnica e na sequência, dois períodos de treinos livres pela manhã. No período da tarde, os pilotos vão para a pista para realizar o último treino livre e o treino classificatório, que vai definir o grid de largada.
No domingo, os pilotos voltam para o circuito no warm up, das 09 às 09h20, e após a tão esperada visitação aos boxes e do show de caminhões, os pesados vão para a disputa da terceira etapa, com transmissão ao vivo em tv aberta e também pelo youtube. A premiação dos pilotos será feita com os portões abertos ao público, como tem sido adotado pela organização nas últimas etapas.
Confira a programação completa da 3ª etapa em Cascavel:
19/05 - Sexta-Feira
13:00 - 13:40 - Treino 1
14:30 - 15:10 - Treino 2
16:40 - 17:20 - Treino 3
17:30 - Visitação aos Boxes
20/05 - Sábado
08:40 - 09:20 - Treino 4
10:10 - 10:50 - Treino 5
13:40 - 14:20 - Treino 6
16:00 - Treino Classificatório
17:30 - Visitação aos Boxes
21/05 - Domingo
09:00 - 09:20 - Warm-up
11:00 - Visitação aos Boxes
11:30 - Show de Drift e desfile de caminhões
13:00 - Corrida
13:50 - Podium com portões abertos
Você tem acompanhado a Fórmula Truck? O que está achando da temporada deste ano? Participe com a gente e compartilhe essa notícia
Comentarios