Mercedes, DAF, Ford e Ram apresentaram nova linha de veículos, como a Nova Ranger e a RAM 1500
Uma das principais feiras do setor de agronegócios da América Latina, está reunindo diversas novidades e inovações tecnológicas para o segmento do agronegócio brasileiro. A Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação que começou na última segunda-feira (1) e vai até sexta-feira (5) em Ribeirão Preto (SP) é reconhecida como um grande palco para lançamentos das principais tendências e inovações para o mercado agro. Neste ano, a feira surpreende não apenas pelo tamanho do parque de exposições, mas também pela variedade de máquinas e produtos disponíveis aos participantes.
Maior evento do setor na América Latina, a feira deve reunir este ano nos 5 dias de exposição, mais de 190 mil pessoas, além de 800 empresas nacionais e internacionais e com uma expectativa de superar R$ 11 bilhões em negócios. Investimentos em tecnologia, economia, desempenho e robustez são apresentados nas máquinas em exposição. Todo ano, os fabricantes se empenham para suprir as necessidades do mercado agrícola.
Agrishow acontece de 01/05 a 05/05 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Evento reúne inovações no setor agrícola e também, vai apresentar palestras sobre diversos temas do setor, e tem diversas ações voltadas para o púbico feminino, que vem aumentando no segmento do agro e do transporte. Foto: Divulgação Agrishow
O evento contará ainda com lançamentos de mais de 800 marcas nacionais e internacionais, e atrações como o “Agrishow Pra Elas”, que terá atividades de conteúdo e relacionamento dedicados às mulheres do agro, e o “Agrishow Labs”, com uma arena para as startups apresentarem diversas soluções tecnológicas e inovadoras, além da segunda edição do Prêmio Agrishow de Startups. São esperados mais de 190 mil visitantes do Brasil e do exterior.
A Ford apresentou sua família completa de picapes, que este ano trouxe grandes novidades. Além da F-150, recém-lançada no Brasil, e da Maverick, a marca escolheu a Agrishow para a primeira exibição pública da nova geração da Ranger, que chega no segundo semestre. A nova Transit Chassi, a Transit Minibus e a Transit Furgão são outros modelos em destaque no estande.
Nova Ranger Ranger Limited com motor V6 turbodiesel. Modelo será lançado no segundo semestre. Foto: Divulgação Ford
A versão da nova Ranger Limited apresentada na feira ainda é um protótipo, mas já está muito perto do que será lançada por aqui, conforme adiantou a equipe da Ford. A nova geração terá um novo motor V6 turbodiesel, e design dianteiro mais robusto, que se assemelha ao F-150, com mudanças no capô, faróis, retrovisores e na parte traseira. Fabricada na Argentina, a nova geração da Ranger tem foco na alta tecnologia e no aumento de capacidade.
Já a DAF apostou no segmento fora de estrada e lançou o XF Off-Road, desenvolvido com foco nas operações de cana-de-açúcar e tem capacidade de até 91 t de PBTC. Com motor PACCAR MX-13, seu principal diferencial é a potência de 530 cv, que permite atender à composição legal de 91 toneladas para 11 eixos, com torque de 2,500/2,600 Nm. Inspirado no CF Off-Road, o novo caminhão tem uma cabine maior e geladeira, além de um motor mais potente e maior capacidade combinada, projetado para aplicações ainda mais severas.
DAF XF Off-Road foi apresentado na Agrishow 2023 - Foto: Divulgação DAF
A Mercedes-Benz apresentou uma série de soluções para o segmento do agronegócio, seja para pequenos, médios ou grandes produtores rurais, desde adaptações de caminhões rodoviários, até mais uma inovação de uma parceria que resultou no que pode ser o primeiro caminhão autônomo para o mercado agrícola do Brasil. Um dos destaques é um novo pacote para o Actros, que recebeu uma nova frente, com grade, para choque e faróis que lembra bastante o Arocs, e que de acordo com a montadora, poderá operar em uma espécie de “mix-road”, que roda tanto nas rodovias asfaltadas como nas estradas rurais.
Além das soluções apresentadas com o Arocs, a Mercedes-Benz juntamente com a Grunner lançaram um protótipo de caminhão autônomo para o agronegócio, que a princípio visa operar no mercado agrícola. O Arocs 4851 10x4 é uma máquina inteligente com o design rústico de um off-road e também, toda robustez, resistência, capacidade de transportar até 30 toneladas e com nível 2 de automação.
Protótipo do Arocs 4851 10x4 com 2 dois de automação na Agrishow 2023. Foto: Divulgação Mercedes-Benz
O novo ADS é utilizado na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados. Apesar de ainda ser um protótipo, os executivos da empresa afirmam que já tem fila de espera no setor canavieiro para adquirir o modelo que tem o preço estimado em até R$ 3,5 milhões. O modelo atual está em testes na colheita de cana-de-açúcar e a previsão é que até 1.000 unidades estejam em operação até o final de 2023.
A Gruner é uma empresa brasileira, que trabalha exclusivamente em parceria com a Mercedes-Benz, atuando com equipamentos autônomos com foco na área agrícola. Além da novidade, as duas empresas também apresentaram versões atualizadas de modelos já consolidados, como o ADS (distribuição de sólidos), montado sob o trem de força de um Axor 3131, o ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana).
Novo Actros foi exposto na Agrishow 2023. Foto: Divulgação Mercedes-Benz
A Ram escolheu a Agrishow para exibir pela primeira vez no Brasil a Ram 1500 Limited. Os visitantes do evento poderão conhecer em primeira mão a nova versão, que será lançada oficialmente no País nas próximas semanas. Segundo Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul, o modelo que está chegando no Brasil é premiado nos Estados Unidos e entrega força, capacidade, tecnologia e luxo.
A nova Ram 1500 Limited mantém o motor HEMI V8 de 5,7 litros com 400 cv de potência, e agora conta com itens exclusivos no segmento, como a suspensão a ar com cinco níveis, que ajusta a altura do carro automaticamente de acordo com a carga, as rodas de aro 22 polegadas e os bancos traseiros reclináveis. Além disso, o painel de navegação tem 12 polegadas e é 100% digital.
Nova Ranger 1500 versão Limited: Pré-lançamento do veículo foi na Agrishow. Foto: Divugação RAM
Interior da Nova Ranger 1500 versão Limited. Foto: Divugação RAM
Além do lançamento, a Ram também apresentou o restante do line-up da marca, que está disponível para test-drives off-road e que segundo a marca, cresceu 519% nas vendas do primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2022. O destaque fica por conta da Ram 3500 – picape a diesel com motor e peso de caminhão: motor Cummins de 6,7 litros e 377 cv, com peso bruto total de 5.352 kg e capacidade de tração de 9.021 kg.
Outras marcas também apresentaram novidades na Agrishow, como a Iveco, que apresentou uma nova versão da linha Tector, a linha de médios e semipesados da marca, com capacidade mais elevada de carga e adaptação para operações off-road. A Volkswagen Caminhões expôs em seu stand o VW Delivery 11.180 4x4 veículo multifuncional leve que atende diversas necessidades do agro, além de outros modelos de caminhões da marca.
Volkswagen Delivery 4X4 na Agrishow. Foto: Divulgação Volkswagen
A Nissan, apresentou a nova geração da Frontier, lançada em 2022 e que segundo os executivos da marca, é a melhor picape feita pela Nissan nos últimos 80 anos, com mais robustez e solidez principalmente para o segmento fora de estrada. A FPT, que apresentou o seu tradicional e robusto Cursor 13, uma verdadeira usina de potência, que entrega até 540cv 2550 Nm de torque e equipa o Sway, o novo caminhão da Iveco.
Realizada em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, desde sua primeira edição em 4 de maio de 1994, a feira já está em sua 28ª edição e reúne soluções agrícolas e de tecnologia do setor rural em um só lugar. O público da Agrishow é composto tanto por players consolidados no mercado quanto pequenos agricultores. Depois de ultrapassar a marca de 193 mil visitantes na edição de 2022, a expectativa é superar esse número em 2023.
Você esteve no Agrishow? Tem vontade de conhecer de perto as novidades? O que achou dos lançamentos? Participe com a gente e fique ligado nos conteúdos das redes sociais do Planeta Caminhão.
Comentarios