A partir desta semana, o veículo 100% movido a gás natural veicular vai rodar na linha Cabral/Portão por 30 dias
A Scania e a Compagas (Companhia Paranaense de Gás, em conjunto com a Urbs e a Prefeitura de Curitiba, começaram na última segunda-feira (17/4) uma demonstração com o ônibus 100% movido a gás natural no transporte coletivo da capital paranaense. A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias.
O veículo fará a linha Cabral/Portão, que liga a zona norte e zona sul da cidade passando pelo centro.. Neste trajeto, são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O ônibus a gás se somará a essa frota e vai funcionar entre os horários dos ônibus convencionais da linha.
O veículo movido 100% a gás, da fabricante Scania, já vinha sendo testado na Região Metropolitana de Curitiba. Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), explicou como foi a escolha do itinerário: "Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes", diz.
Ônibus Scania movido 100% a GNV em testes na cidade de Curitiba - Crédito: Ricardo Marajó/SMCS
O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4x2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.
Conforme as informações divulgadas pela Scania, o veículo não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Para a marca, neste momento, é o ideal para o 'Aqui e Agora', pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.
Em caso de acidentes ou explosão, a segurança é total. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.
O coletivo fara um dos trajetos com maior fluxo de pessoas da cidade - Crédito: Ricardo Marajó/SMCS
O motorista Juarez Junior Silva Gonçalves, da empresa Auto Viação Redentor, que levou o ônibus até a Prefeitura, está empolgado para começar a operar o veículo. "O ônibus é muito silencioso e mais confortável tanto para nós motoristas quanto para os passageiros. Estou animado em começar a trabalhar. Isso é algo novo, o transporte precisa evoluir para poluir menos", afirmou Gonçalves.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destaca ser mais um passo que a cidade avança na busca por uma mobilidade mais inteligente e menos poluidora. "Nós estamos procurando soluções para tornar o nosso transporte público cada vez melhor e menos poluente. Esse ônibus será operado com o mesmo gás que nos fornece a Compagas", disse.
Segundo o prefeito, a ideia é, com esses ônibus a gás, conquistar a eficiência energética, transporte inteligente e seguro com combustíveis renováveis até a cidade chegar à uma completa renovação de frota com eletrificação. “Essa solução é mais imediata, é feita em casa, pois usa o gás da Compagas. Nós vamos com isso avançando, dando um passo de cada vez até que consigamos o que é o ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora", definiu o prefeito.
Menos poluente
Prefeito Rafael Greca (primeiro da direita) mostrando o diferencial do abastecimento a gás - Crédito: Ricardo Marajó/SMCS
Segundo a Compagas, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.
De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia). "A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas", explicou Lamastra.
Os operadores urbanos do Paraná são de grande interesse para a Scania e esta nova demonstração do veículo na cidade de Curitiba servirá para comprovar as vantagens da solução a gás. "Temos certeza que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade", afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Celso Mendonça - Scania - Crédito: Ricardo Marajó/SMCS
O executivo acredita que a marca tem “um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação". Segundo Celso, tudo isso acontece em uma perfeita união de mobilidade sustentável com a economia operacional. Ela completa dizendo que, para o usuário do ônibus haverá ainda grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel.
Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região, destaca que realizar essa demonstração do ônibus urbano a gás na região é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável. Ele acredita que “a eletrificação do transporte é um caminho, mas sabemos que ainda não é acessível, por isso podemos explorar e aproveitar outras opções, como o veículo a gás. O Paraná é um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação", diz.
Você acredita que essa transição de tipos de combustíveis tende a acontecer primeiro com os ônibus? O que achou da novidade? Participe com a gente.
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