Objetivo do “Alúmina Pro” é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para inseri-las no mercado de trabalho
Há algum tempo, têm sido criadas ações visando uma maior participação de mulheres no setor automotivo, em especial, no setor de transporte de cargas. Um levantamento realizado pela OLX, divulgado em março, indica que a força de trabalho feminina no setor automobilístico passou de 16,8%, em 2011, para 19,4%. O crescimento é pequeno, mas vem mostrando o resultado de diversas iniciativas.
Uma dessas ações de incentivo foi criada pela Norton Abrasivos, que desenvolveu o “Alúmina Pro”, programa que visa qualificar mulheres que vivem em condições vulneráveis e são as principais mantenedoras de suas famílias. A empresa convidou parceiros como a Axalta Brasil, Escola do Funileiro, a ONG Hamburgada do Bem e a CarMob para unir forças neste projeto de capacitação, que será focado principalmente no desenvolvimento de habilidades para atuação no segmento automotivo.
O “Alúmina Pro” reforça a importância de recuperar a autoconfiança destas mulheres, majoritariamente negras, resgatando-as de vulnerabilidades e permitindo que elas façam um trabalho qualificado, além de criar um ambiente para que elas se sintam acolhidas, protegidas e prontas para reconstruírem suas vidas.
Como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, as empresas organizaram um evento que marcou o início das atividades do primeiro grupo a receber o treinamento. O evento aconteceu na sede da Norton Abrasivos, em Guarulhos, e na sequência, as mulheres iniciaram a primeira aula na Escola do Funileiro, escola de educação técnica que já formou 50 mil alunos em diversas áreas da mecânica automotiva desde a sua fundação.
Para Sandra Nalli, CEO e fundadora da Escola do Funileiro, edtech de impacto social que forma funileiros, o projeto é muito importante, pois vai muito além da formação. “Queremos que essas mulheres vençam a barreira do medo e do preconceito. Afinal, não oferecemos apenas um curso, é muito mais do que isso. Iniciativas como esta mudam a realidade do País, gerando mais empregos e renda. É assim que modificamos a vida das pessoas, com uma profissão. Do mesmo jeito que a minha vida um dia se modificou”.
A primeira turma do programa está treinando 10 mulheres residentes em Guarulhos (Grande São Paulo), que vão receber capacitação técnica nas áreas de pintura automotiva, lixamento, polimento e colorimetria. Elas terão aulas presenciais com os técnicos e especialistas das empresas, além de atividades práticas e palestras até o mês de maio, sendo certificadas ao final como funileiras.
As empresas parceiras farão indicações e darão todo o suporte necessário no processo de recolocação. Além dos treinamentos, as mulheres selecionadas recebem bolsa-auxílio com transporte, alimentação, materiais e roupas inclusos. Apesar das empresas do segmento automotivo se esforçarem para aumentar a inclusão de mulheres neste setor, os números da pesquisa “Diversidade no Setor Automotivo”, da Automotive Business, mostram que as ações que promovem a diversidade no segmento precisam melhorar.
Segundo a pesquisa, a participação das mulheres no setor automotivo não aumenta desde 2017, elas enfrentam barreiras para os cargos de liderança e ainda há desigualdade salarial: em 2019, por exemplo, a média salarial das mulheres era 23% menor do que a dos homens. Nas organizações, as mulheres ocupam cerca de 20% do quadro total de colaboradores. Na alta liderança, apenas 12% ocupam o cargo de vice-presidente ou de presidente e a maior equidade entre homens e mulheres é notada nos cargos de aprendiz, trainee e estagiário.
“É muito especial participar deste processo de transformação de mulheres, que já são tão fortes, pois muitas delas cuidam de suas casas e criam sozinhas seus filhos. Elas precisam de uma oportunidade e o objetivo do ‘Alúmina Pro’ é criar esse ambiente de acolhimento e preparar essas mulheres para o segmento automotivo, ramo que ainda é marcado pela presença predominante de homens”, comenta Mirca Neves, Gerente de Vendas Automotivo da Norton Abrasivos, que prevê a condução de mais três turmas ao longo do ano.
Marcus Vinicius Lima, Diretor de Repintura da Axalta, comenta que, como uma empresa de soluções inteligentes para o segmento automotivo, “a Axalta se orgulha de apoiar um programa que eleva a pintura dentro da indústria automotiva, insere mais mulheres na liderança e diversifica os talentos do mercado. O que o projeto oferece é exatamente o que o mercado precisa: mulheres com habilidades de mão-de-obra especializada, técnica e diferenciada", explica.
“O que a gente busca fazer com o projeto é empoderar as mulheres. Permitir que elas possam escolher quem querem ser para onde desejam ir. E o primeiro passo que vamos oferecê-las para isso é a qualificação. Ao final, o nosso desejo é que as mulheres sejam um exemplo para futuras turmas e outras mulheres ao redor do Brasil", finaliza Johnny Robert, Diretor da Hamburgada do Bem.
Pessoas interessadas em participar das próximas turmas podem entrar em contato com a ONG Hamburgada do Bem, que é responsável pelo processo de pré-seleção, através do e-mail: lucas.alves@hamburgadadobem.com.br
Comentarios