Iniciativa da Mercedes-Benz, criado em 2019, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero
A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do Movimento a Voz Delas, está ampliando seu olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e passa, a partir de agora, a intensificar suas ações de engajamento pelas causas de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.
O Movimento, iniciado em 2019, aproveitou o mês de março para conectar as realidades de mulheres motoristas de caminhões e ônibus para compartilharem suas experiências, e realizou várias atividades na fábrica da Empresa, em São Bernardo do Campo, para comunicar essa novidade e homenagear cerca de 50 motoristas pelo Dia Internacional da Mulher.
O Movimento A Voz Delas tem como seu principal objetivo, conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Por isso, durante todo o mês, o Consórcio Mercedes-Benz e os Seguros do Banco Mercedes-Benz também ofereceram condições especiais para as mulheres do setor de transporte, como forma de ampliar essas possibilidades.
Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que, neste primeiro momento, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros: "Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades", informa o executivo.
Ele explica que a empresa deseja conhecer os principais problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho: “Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros", conta.
Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, também reforçou a importância da chegada das mulheres do setor de ônibus a essa iniciativa da marca. "Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus", comentou.
Para marcar a ampliação da atuação do movimento pela causa de igualdade de gênero, a Mercedes-Benz lançou uma campanha chamada “Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais”, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora. "Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo", destaca a executiva.
Para marcar esse novo momento, o Movimento a Voz Delas, promoveu um evento que reuniu 50 mulheres motoristas de caminhão e de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo. O grupo conheceu as modernas linhas 4.0 de produção de caminhões e de chassis de ônibus, assistiram à palestras e compartilharam suas experiências profissionais. As profisisonais puderam conhecer de perto as linhas de montagem e aprender mais sobre seus instrumentos de trabalho.
Movimento busca mobilizar empresas, instituições e outros parceiros
O Movimento A Voz Delas teve início após uma reforma de banheiros, em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o primeiro passo de uma longa jornada. De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo país em postos de combustível, parcerias e engajamento de empresas do setor.
Além disso, o Movimento ofereceu a transformação de sonhos em realidade, com a promoção "Na direção dos seus sonhos", na qual 30 mulheres ganharam a troca de categoria das habilitações profissionais, combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.
Motoristas de ônibus e caminhões visitaram as linhas de montagem de caminhões e de motores da Mercedes-Benz
Na última Fenatran, além de ações de conhecimento e conteúdo durante a semana, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a participação de centenas de mulheres durante o processo de criação, foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série de customizações que o transformaram em um caminhão exclusivo no mundo.
Em 2023, o Movimento planeja estar ainda mais próximo das mulheres, com a Caravana do Actros Estrela Delas indo para as estradas, oferecendo conteúdo importante durante o ano e fazendo a diferença na transformação do setor do transporte: "Evoluir sempre é uma forma natural de amplificar a voz delas para que sejam mais escutadas, valorizadas e reconhecidas”, afirma Ebru.
A executiva finaliza afirmando que, no futuro, o Movimento pretende ampliar ainda mais a causa para sociedade por meio de iniciativas de parceria com órgãos governamentais e ONGs de ações sociais: “para assim ganharmos mais interlocutores e endosso de formadores de opinião e sociedade em geral", conclui.
Daiane, motorista de ônibus, contou sua história para o Movimento A Voz Delas no evento organizado pela Mercedes-Benz.
Comentarios