Ações da empresa tem aberto portas para talentos femininos, e obteve um aumento de 6% na contratação de mulheres de 2018 até aqui.
Trabalhar a presença feminina no setor automotivo tem sido um esforço de muitas empresas e algumas conquistas já podem ser celebradas. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por exemplo, anunciou ações como programas de desenvolvimento, retenção e atratividade de talentos, para promover o crescimento contínuo de mulheres na organização e proporcionar a oportunidade de ocuparem posições de liderança.
A empresa também avançou com a promoção da sua primeira vice-presidente, Livia Simões, que é também a mais jovem integrante do Board da VWCO: "Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas já estamos colhendo importantes frutos de nossas ações e investimentos. A VWCO acredita em um ambiente mais diverso, impactando positivamente nos nossos resultados”, comenta a nova vice-presidente de Recursos Humanos da VWCO.
Livia destaca que a abertura de diversos setores para mais mulheres, só traz melhorias para o segmento: “Abrimos as portas para talentos femininos, que até então não viam o setor automotivo como uma opção interessante no mercado de trabalho. Espero ser um espelho para outras mulheres que também desejam ocupar cargos de liderança", conclui a executiva. A presença feminina no quadro de colaboradores da Volkswagen Caminhões e Ônibus é de 28,3%.
De 2018 até aqui, houve um aumento de 6% e o objetivo da marca é que esse número chegue a 30% até 2029. Para atrair e reter talentos femininos, ações de desenvolvimento e benefícios foram ampliadas, com o objetivo de apoiar as mulheres no seu plano de carreira, entendendo o seu momento e considerando todas as barreiras e desafios existentes. Como por exemplo, as ações do Grupo de Afinidade Generosidade, promovendo troca de experiências, treinamento e mentoria com o objetivo de inspirar as colaboradoras da empresa a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais.
Iniciativas como essas, em conjunto com outros suportes capazes de serem oferecidos como ações de RH, como extensão de home office para as recém-mães, após seu período de licença maternidade, aumento e simplificação do auxílio-creche e a criação do programa Bebê em Foco, com o objetivo de oferecer todo suporte necessário para os envolvidos na gravidez da colaboradora ou do futuro pai da VWCO.
De acordo com Livia Simões, essas conquistas foram possíveis com uma transformação cultural e comportamental na empresa, através de ferramentas de gestão, fóruns de discussões sobre diversidade e inclusão. A executiva explica que a criação do grupo de afinidade exclusivo para discutir temas referentes a gênero também contribuiu bastante para essas mudanças.
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