Destaque

Campeão do Estrelas das Estradas foi decidido em disputa acirrada com Accelo 1316

Campeão do Estrelas das Estradas foi decidido em disputa acirrada com Accelo 1316

Kaif Gama foi o melhor motorista da competição, decidida nos detalhes do Fleetboard

O campeão da terceira temporada do Estrelas das Estradas já está fazendo as malas para conhecer a Fábrica da Mercedes-Benz, na Alemanha. A edição chegou ao fim na última quarta-feira (01), mas os resultados vão poder ser vistos por um bom tempo. Na finalíssima da competição, três motoristas concorreram aos prêmios e conheceram a fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Dirigindo um Accelo 1316, o melhor motorista dentre os milhares de inscritos foi Kaif Pereira Gama, natural do Piauí, mas residente em Osasco, São Paulo. Além dele, Francisco Alves Araújo (2° lugar), também de Osasco, e Manoel de Souza Francisco (3° lugar), de São Francisco do Conde, na Bahia, completaram o ranking. 

Cada competidor teve 1h30 para realizar a prova prática, e o mesmo tempo para conhecer a fábrica de motores e a linha de montagem final. Após o teste, os dados de cada competidor foram analisados utilizando o Fleetboard, sistema telemetria do caminhão. Os competidores obtiveram a mesma pontuação nas provas teóricas e conseguiram realizar todo o percurso proposto no tempo determinado, sem nenhuma complicação. 


Participantes ouvindo as orientações sobre a prova prática e sobre a visita pela fábrica. A ordem de cada cometidor foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita: Francisco, Kaif e Manoel. Foto: Pamela Emerich/Planeta Caminhão

Na análise do Fleetboard, portanto, foi definido o vencedor. Foram analisadas diversas métricas, como aceleração constante, frenagem, alteração no giro do motor, gasto de combustível e etc. No resultado final, a telemetria identificou uma menor variação no giro do motor na prova do Kaif, o que lhe rendeu uma nota final de 9,6,e foi decisiva para o resultado. 

Francisco apresentou a segunda menor variação e ganhou a scooter elétrica, já Manoel, que havia feito o menor tempo dos três concorrentes, teve maior variação de giro e ficou com o terceiro lugar, ganhando uma geladeira para o caminhão.

 

“Se não for pra ser 100% eu nem tento”

Kaif, vencedor do Estrelas das Estradas. Trabalha com Axor 2536 e uma carreta prancha, numa empresa do ramo de pavimentação. Natural do Piauí, atualmente mora em Osasco. É casado, tem quatro filhos e pela primeira vez vai sair do país. O motorista se diz muito obcecado em ganhar, já que participou das outras duas temporadas e queria atingir os 100% de aproveitamento nas questões.


Kaif Pereira Gama, motorista de carreta em uma empresa de Osasco, foi o melhor motorista da terceira temporada do Estrelas das Estradas. Começou como ajudante, e se apaixonou pelo pesado. Vai para Alemanha conhecer a fábrica da Mercedes-Benz. Foto: Pamela Emerich/Planeta Caminhão

Após realizar a prova prática, conversamos com o Kaif e ele disse que achava que não havia ido tão bem, já que precisou mudar a estratégia próximo ao final do percurso. Antes da prova, já tinha na cabeça o que queria fazer. Mas, em determinado momento do caminho, notou que se mantivesse, iria estourar o tempo. Foi então que decidiu mudar e conseguiu chegar dentro do tempo limite. 

Mesmo com a impressão de que já estava tudo perdido, os dados mostraram que não era bem assim e o motorista foi o melhor na oscilação do giro, já que a economia de combustível foi atingida pelos 3 competidores. O resultado surpreendeu e emocionou o caminhoneiro, que recebeu os cumprimentos dos colegas participantes. 

Logo após o resultado, o vencedor nos contou um pouco de como estava se sentindo: “Estou me sentindo aliviado, é como tirar um peso das costas. Eu estava com a estratégia que era certa, precisei mudar e achei que tinha dado tudo a perder. Mas no final acabou dando certo e fico até sem palavras pro que aconteceu”, desabafa. 


Os participantes também conversaram bastante com o Seu Moita, o Embaixador da Voz das Estradas. Ele deu dicas de condução para os participantes, falou sobre o trajeto e premiou os vencedores. Da esquerda para a direita: Manoel, Kaif, Moita e Francisco. Foto: Pamela Emerich/Planeta Caminhão.

Francisco, o segundo colocado, se disse muito satisfeito de poder participar da final e de conhecer de perto a montagem dos caminhões. O motorista nos contou que ficou muito feliz em ganhar a Scooter Elétrica: “Desde o começo era o prêmio que eu mais queria. Chega de andar de ônibus”, falou. Ele reforça que a grande vitória é estar na final: “vou levar essa experiência, esse conhecimento adquirido aqui para onde eu for”. 

Manoel, que veio com o uniforme da empresa para, segundo ele, representar os colegas, elogiou bastante a dedicação do vencedor, que ainda é bastante novo, mas já se dedica tanto a aprender. Ele também agradeceu pela oportunidade de conhecer a fábrica e ver de perto o que imaginava desde criança: “Ainda estou emocionado. É uma alegria poder participar dessa competição. Estou muito alegre pelo Kaif e Francisco, e como o Kaif está começando, essa visita vai ser algo importante para o futuro”. 
 

A premiação foi feita pela equipe de Marketing da Mercedes-Benz, com a participação do Planeta Caminhão, que participou de todo o processo da campanha. Ainda no mês de março, Kaif viajará para Munique, e além da experiência internacional, vai ampliar os conhecimentos sobre a produção dos caminhões da marca.  

Confira em nosso Instagram @planetacaminhão os detalhes e bastidores dessa disputa, além de conhecer mais dos participantes. Você participaria de uma nova edição do Estrelas das Estradas? Participe com a gente.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.