Desde que chegou ao Brasil, em 1997, a Iveco não tinha um ano tão expressivo e vive o seu melhor momento.
Depois de iniciar 2022 com um ciclo de investimentos de 1 R$ bilhão destinado à América Latina, a marca do Iveco Group fechou o ano passado com um grande feito: a maior participação de mercado dos últimos dez anos no país, alcançando a marca de 9,3%.
Enquanto o mercado total teve retração de -3% no emplacamento de caminhões, a Iveco conseguiu crescer 11% na comparação com 2021. Só no mês de dezembro, a montadora vendeu mais de dois mil caminhões.
De acordo com o que afirma a empresa, o resultado positivo, que ganhou força nos últimos dois anos, não aconteceu por coincidência, mas sim, depois dos investimentos realizados para aprimorar o portfólio de produtos, dos leves aos extrapesados – com veículos movidos a combustíveis alternativos, e serviços.
Outro fator importante para o crescimento da marca é a qualificação da rede de concessionárias que colocam à disposição dos clientes toda a gama diversificada da montadora. Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, explicou um pouco do processos para chegar a esses números:
“Celebramos com muita satisfação o crescimento sustentável da Iveco. Isso é consequência do trabalho de uma equipe que, dia a dia, faz a nossa marca conquistar cada vez mais espaço no mercado. Os números demonstram que estamos no caminho certo para proporcionar rentabilidade e o melhor custo de operação para o cliente”, destaca.
E o que não falta para montadora são motivos para celebrar, já que novos recordes foram alcançados. Em 2022, nas categorias de veículos médios e semipesados, a Iveco alcançou a maior participação de mercado da história – 10,6% e 10,3% respectivamente. Entre os leves (chassi-cabine), a marca manteve a liderança de forma absoluta com 40,4% de market share.
Para Barion, a montadora está colhendo os frutos de importantes investimentos que foram realizados sistematicamente em nos produtos, serviços e na rede de atendimento. De acordo com o diretor, esse tem sido um dos pilares desse avanço da Iveco na América Latina: "Atualmente temos pontos de atendimento em 100% do território nacional com serviços de alta qualidade e padronização visando a excelência", explica.
O diretor reforça que, para esse ano, a meta da Iveco é manter o crescimento sustentável no país, impulsionado pelo novo extrapesado da marca, o S-Way, recentemente lançado na Fenatran e já bem aceito pelo mercado. Além disso, ele afirma que vão continuar o trabalho para desenvolver soluções completas: "que atendam plenamente nossos clientes, que tem nos dado a oportunidade e a credibilidade para cada vez mais estarmos junto com eles”, ressalta Barion.
Comentarios