Destaque

Tendências na reparação automotiva: o que esperar em 2023?

Tendências na reparação automotiva: o que esperar em 2023?

A tecnologia tem um papel importante na mudança das tendências atuais do mercado. Veículos híbridos e cada vez mais tecnológicos são as principais tendências. Serviços que reduzem custos, como caminhões poor assinatura, também tendem a crescer esse ano. 

As tendências na reparação automotiva sempre despertam o interesse de muita gente, seja dos profissionais do meio, dos consumidores ou dos amantes de caminhões, ônibus e carros. Indo além, são dúvidas que vão desde de donos de oficina, até de caminhoneiros autônomos ou transportadoras, que ficam de olho nesse mercado para encontrar boas oportunidades de negócio. 

Dos últimos 10 anos para cá, o mercado de autopeças e serviços evoluiu muito. Quer uma prova? Compare o interior de um caminhão premium de 2012 com um “caminhão médio” de 2022. Fica nítido que, mesmo que o veículo ainda seja “mais carro”, aquele modelo de topo de linha parece menos tecnológico que os caminhões considerados medianos atualmente.

Ou seja, muita coisa aconteceu, as tecnologias evoluíram e as novidades do setor automotivo só avançaram! A 15ª edição da Automec - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços - que vai acontecer de 25 a 29 de Abril de 2023, vai fortalecer a ideia de inovação e apresentar ao nosso mercado o que há de mais novo nesse segmento.

Confira as principais mudanças e tendências automotivas para 2023:

1 – Caminhões híbridos e elétricos

Caminhões de propulsão elétrica ou híbridos ainda não têm um preço tão acessível e por isso poucas pessoas dirigem esses veículos em solo nacional. Mas a tendência é que a procura por eles aumente consideravelmente nos próximos anos. Ainda não existem muitas oficinas especializadas em reparos de híbridos e elétricos. Por isso, buscar mão de obra qualificada a fim de oferecer esse serviço pode ser um grande pulo do gato para 2023. 
 

2 –  Caminhões mais tecnológicos

Os veículos novos estão cada vez mais equipados de fábrica com kits multimídia, lanternas, luzes e faróis de led, câmbios automáticos com novos sistemas de transmissão e várias outras novidades e inovações. Estes caminhões, se utilizados como orientado pelas montadoras, de fato trazem benefícios, como maior economia de combustível, menor tempo de viagem e segurança aprimorada. Mas o preço inicial dos veículos é mais alto e os custos de manutenção da tecnologia embutida também são muito elevados.

3 - Diferentes tipos de combustíveis alternativos

A tecnologia tem avançado em toda indústria automotiva, e com as peças não seria diferente. Com a entrada da norma Euro6, os proprietários de caminhões ou frotistas vão precisar de peças destinadas aos diferentes tipos de soluções desenvolvidas, como GNV, Biodiesel, Hidrogênio, HVO, entre outros. Quem adquirir conhecimento nessas áreas e oferecer manutenção específica já sai na frente no mercado. 

4 - Caminhões por assinatura

Voltado para os motoristas que valorizam mais o uso do que a posse, esse mercado esteve em bom crescimento em 2022 e tudo indica que deve continuar nessa linha. A dica é: esses caminhões vão precisar de manutenção em algum momento, então, as oficinas terão um mercado para fazer contratos com as empresas de locação para aumentar o faturamento.

5 - Clube de fidelidade

Fidelizar clientes tem sido uma das alternativas mais eficientes em um mercado extremamente concorrido. Diversas empresas criaram planos de fidelidade, ou seja, a cada compra de peças ou serviços o cliente pontua para receber desconto ou outros benefícios ao longo do tempo. Essa tendência se espalhou por muitos segmentos e vem mostrando que quanto mais próxima a empresa for de seu cliente, mais fidelidade terá. 

Mas o mercado não é feito só pelas tendências de empresas e instituições. Os consumidores também têm suas expectativas para 2023. Sendo assim, o que as empresas devem esperar deles?

Valorização da experiência: Os clientes não querem mais só um serviço ou produto. Eles desejam vivenciar o valor daquilo que estão comprando. Então, é importante que a empresa esteja preparada para focar em oferecer soluções individualizadas com base em transparência e qualidade. 



Confiança nas indicações (principalmente na compra de peças): Podemos dizer que o cliente nem sempre quer um mecânico, mas um amigo, uma pessoa em quem ele possa confiar. E aqui está a importância de indicar soluções e não apenas empurrar vendas. Sempre invista em novos conhecimentos e atualizações.

Infelizmente não temos como prever tudo o que vai acontecer neste mercado no ano que está começando, mas uma coisa é certa: estaremos sempre acompanhando as novidades e informações que podem ser bastante úteis para o seu dia a dia, e para ficar por dentro das principais tendências do momento.

Você procura se informar sobre o mercado de autopeças e serviços? Participe com a gente e compartilhe essa matéria!

Até a próxima!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.