Com a iniciativa, haverá uma redução nas emissões de gases de efeito estufa da ordem de 14 toneladas por ano
Os combustíveis alternativos estão cada vez mais presentes nos diversos segmentos que utilizam caminhões. Além do TRC, combustíveis que possuem menos impactos ambientais do que os combustíveis fósseis, como o petróleo e diesel, têm sido apostas em segmentos off-road, para transporte de cargas urbanas, no agronegócio e até na aviação.
Existem vários tipos de combustíveis alternativos, como o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais, e o etanol, que é feito a partir de fontes renováveis, como cana-de-açúcar. Outro tipo de combustível alternativo é o HVO (Hidrocarboneto Vegetal de Origem), que é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e resíduos animais, e tem baixo teor de enxofre.
Esse combustível tem sido utilizado nos caminhões da BR Aviation, que estão em operação no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A empresa líder em serviços de combustível para aviação, abastece os caminhões que atuam em diversos serviços do aeroporto com HVO (Hidrocarboneto Vegetal de Origem) e se diz empenhada em liderar a transição energética no Brasil.
O HVO é produzido pelo processo químico de hidrotratamento (HDT), no qual as matérias-primas reagem com o gás hidrogênio em condições controladas de temperatura e pressão, formando um líquido parecido com o diesel fóssil, tradicionalmente usado nos caminhões. FOTO: Divulgação BR Aviation
A BR Aviation, que é uma unidade de negócios para serviços de abastecimento de aeronaves e atividades no segmento aéreo da Vibra e uma marca licenciada da Petrobras, informou que tem como objetivo ser protagonista no caminho rumo a uma economia de baixo carbono, com soluções para descarbonizar suas atividades, de parceiros e fornecedores e vem investindo em uma aposta para reduzir emissões de gases de efeito estufa no consumo de combustíveis.
Nesse contexto, desde o início de 2023, os caminhões da BR Aviation que atuam no Aeroporto Internacional Galeão/Tom Jobim, estão gradativamente, operando com a mistura que contém o diesel HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado ou diesel verde),que será utilizado na frota de veículos da empresa, que circula com 10% de diesel verde (HVO) em sua composição, em adição ao percentual de biodiesel definido pela regulação nacional, hoje de 10%.
O caminho para a descarbonização é um processo longo, mas que a Vibra/BR Aviation segue construindo, com iniciativas que se baseiam em práticas que buscam trazer soluções sustentáveis para o portfólio de renováveis, e também oferecer energia mais limpa aos clientes e com a ajuda de parceiros, ajudá-los a atingir suas metas de emissões, inclusive em setores difíceis, como aviação.
Percentual de cada tipo de combustível na mistura do HVO. Foto: Divulgação BR Aviation
A perspectiva é de que o percentual de diesel verde aumente ao longo dos anos e, com isso, haja uma maior redução de emissões na operação dos veículos. O HVO também se destaca em relação a outras soluções de descarbonização, por poder ser misturado e até mesmo substituir o diesel de origem fóssil, de forma integral e imediata, sem necessidade de adaptações.
O HVO já vem sendo utilizado e difundido na Europa e Estados Unidos em escala comercial, e é uma grande promessa como fonte de energia limpa para o transporte de carga. O combustível é produzido por meio do processamento de matéria-prima renovável, como óleo vegetal. De origem 100% renovável, o diesel verde é capaz de reduzir as emissões de carbono em quase 90%, quando comparado ao diesel fóssil.
Portanto, o diesel verde se apresenta como uma das alternativas mais promissoras para a transição energética, explica Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra: "Ao adotar 10% de HVO na mistura do combustível utilizado pelos 15 caminhões da frota do aeroporto do Galeão, deixamos de emitir 14 toneladas de gases de efeito estufa no ar por ano. Estamos desenvolvendo várias frentes que certamente irão colocar a VIBRA / BR Aviation como protagonista numa economia de baixo carbono."
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, no coração da Região Amazônica, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão, também iniciativa da BR Aviation. Foto: Divulgação
Para entender melhor como se equivale essa redução, em geral, 7 árvores captam cerca de uma tonelada de carbono ao longo de 20 anos em média. Assim, as 14 toneladas seriam o equivalente ao ciclo de vida de 100 árvores. Outra forma de comparação é a retirada de 5 veículos leves de circulação por ano, considerando que em média um veículo roda 15.000 km (com rendimento de 10 km/l de gasolina).
Nesta primeira fase de aplicação na base de abastecimento no aeroporto do Galeão, o HVO será adequado às tecnologias de motores. Após as avaliações ao longo das operações da frota, a ideia é expandir sua aplicação para outras operações da Vibra. A partir de 2025, a Vibra será offtaker da primeira biorrefinaria do Brasil dedicada à produção de HVO, ou seja, será responsável por negociar o preço da energia com a refinaria e será responsável por adquirir a energia pelo preço pré-determinado .
A planta, localizada em Manaus, terá capacidade de produzir até 500 mil toneladas de combustíveis por ano e encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a Região Norte do país: "A demanda por produtos ligados à descarbonização e à agenda ESG está cada vez mais elevada. Consideramos, em nossa estratégia, a ideia de um futuro baseado em economia de baixo carbono, por isso estamos comprometidos no desenvolvimento de negócios em energias renováveis e atuando em conjunto com fornecedores, clientes e parceiros.", destaca Mota.
Atualmente a BR Aviation tem uma frota de mais de 600 caminhões-tanque que são usados unicamente para o abastecimento de aeronaves nos aeroportos e não podem circular em vias públicas. A companhia realiza cerca de 3 mil abastecimentos diários de aeronaves. Foto: Divulgação
Compromisso com a transição energética
A Vibra assumiu o compromisso de ser NET ZERO até 2025 para as emissões de escopo 1 e 2, com foco na redução de emissões de suas unidades operacionais e administrativas. A empresa se mantém atenta e antecipa-se para oferecer a melhor energia para seus clientes, acompanhando a evolução e disponibilidade de processos que possam ser alimentados por fontes energéticas mais limpas e renováveis.
Por isso, passou a atuar em novos mercados, como energia elétrica e eletromobilidade, aumentou sua atuação no mercado de etanol e fechou parcerias estratégicas para a comercialização de diesel verde.
A Vibra começou a fornecer 10% de diesel verde (HVO) para sua frota de caminhões para operações no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.
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Até a próxima
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