Destaque

Brasil e Argentina assinam carta de intenções para compra do Iveco Guarani

Brasil e Argentina assinam carta de intenções para compra do Iveco Guarani

A Iveco Defence Vehicles (IDV) vai fornecer 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas Guarani 6×6

 

Os veículos pesados são a solução utilizada para diversas finalidades pelo mundo. Os tanques, por exemplo, veículos militares usados em operações de combate são pesados bastante específicos e projetados para serem resistentes, com armas incorporadas m sua estrutura, feita para combate. Uma coisa interessante é que, o Brasil está entre os 50 países com mais tanques militares do mundo (em um ranking com 142 países. Um dos mais utilizados é produzido em solo brasileiro e agora será exportado: O Iveco Guarani. 

A reunião bilateral entre Brasil e Argentina, realizada nesta segunda-feira (21), foi anunciado que o Ministro da Defesa da Argentina e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, assinaram uma carta de intenções para avançar nas negociações entre o Exército Argentino e a Iveco Defence Vehicles (IDV) para aquisição de 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas Guarani 6×6.

Do total de 156 unidades, 120 serão da versão Veículos de Transporte de Pessoal com torre de metralhadora, 27 da versão de Combate de Infantaria com torre de canhão 30mm e 9 de Posto de Comando.


O VBTP-MR Guarani, um blindado anfíbio com capacidade para até 11 tripulantes, é o primeiro modelo projetado e fabricado na unidade da Iveco Veículos de Defesa no Brasil – a única fora da Europa. FOTO: Divulgação Iveco

O Guarani é um veículo blindado de combate sobre rodas, desenvolvido pela empresa brasileira Iveco Defense Vehicles. O veículo 6x6 é um blindado de combate de última geração, projetado para atender às necessidades das Forças Armadas brasileiras e também para exportação. Foram fabricadas 500 unidades dopesado, com a intenção de produzir mais 1.500.

O veículo blindado possui um motor diesel de 500 hp, que lhe permite alcançar velocidades de até 100 km/h. A sua estrutura conta com 6 rodas e 3 eixos, podendo acolher até 11 pessoas. O motor é um Iveco Cursor de 6 cilindros e 8,7 litros, com potência de 390cv e possui transmissão automática Além disso, o veículo possui um sistema de suspensão a ar, que lhe permite atravessar terrenos acidentados com facilidade. O seu armamento inclui um canhão automático de 30mm e metralhadoras de 7.62mm.


A fábrica do Guarani está localizada no Complexo Industrial de Sete Lagoas, Minas Gerais, em um espaço de 30 mil metros quadrados – 18 mil de área construída. Divulgação: Iveco

O veículo também possui um sistema de armamento avançado, que inclui uma torre de combate com uma metralhadora de 12,7 mm, um canhão de 25 mm e um lançador de granadas. Além disso, o veículo também possui um sistema de proteção balística, que lhe permite resistir a ataques de armas de pequeno calibre.

De acordo com a Iveco Defence Vehicles, o Guarani 6x6 é um veículo versátil e altamente eficaz, que pode ser usado em operações militares, de segurança e de patrulhamento. Conforme a explicação dos engenheiros da marca, o blindado é ideal para missões de combate em terrenos acidentados e também para missões de patrulhamento em áreas urbanas.

Além da aquisição, a carta de intenções incluiu também a transferência de tecnologia, para o aumento progressivo da fabricação de peças na fábrica da Iveco na província de Córdoba, apoio logístico e treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino.


O blindado Guarani, da Iveco, contêm peças que vem da Argentina, o que de certa forma ajudou a destravar a venda de 156 unidades para os vizinhos de fronteira. Foto: Divulgação Iveco

Você já viu um gigante desses de perto? Gostaria de saver como é um caminhão tanque? Quem sabe o Planeta Caminhão não mata essa curiosidade para você! Enquanto isso, clique aqui e veja como é a produção desse pesado. Participe com a gente e compartilhe essa notícia com seus amigos. 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.