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VW e-Delivery, primeiro elétrico feito na América Latina, estreia em seu terceiro país

VW e-Delivery, primeiro elétrico feito na América Latina, estreia em seu terceiro país

Após fazer sucesso no Brasil e no México, o caminhão elétrico da Volkswagen agora vai desembarcar no Paraguai

Os elétricos têm ganhado espaço, mesmo que a passos lentos em países da América do Sul e América Central. O primeiro caminhão elétrico desenvolvido na América Latina já rodava em dois países, e agora, vai desembarcar no terceiro. O Volkswagen e-Delivery está em território paraguaio e pronto para funcionar. 

O caminhão de emissão zero foi apresentado mundialmente em meados de 2021 em um evento realizado em São Paulo (SP), pouco tempo depois de começar a ser produzido no Brasil (o primeiro caminhão elétrico produzido nacionalmente) em uma área especial na fábrica de Resende (RJ).


FOTO/CRÉDITOS: INSIDEEVs UOL 

As primeiras vendas do pesado já estão confirmadas e o primeiro modelo já tem destino estabelecido: será utilizado no serviço de distribuição da Cervepar, como parte de seu processo de transformação da logística sustentável, operado em parceria com a empresa Fadel Transportes como fornecedor logístico. Além do Brasil, a solução elétrica da Volkswagen estreou no México em 2022, acelerando o plano de internacionalização da montadora.

A Diesa, importadora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Paraguai, vai oferecer os modelos de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, equipados com tecnologia de última geração para eletromobilidade. De acordo com a montadora, os veículos são inteligentes e seguros, resultado de investimentos de R$ 150 milhões. Isso é o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e uma equipe composta por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

Matheus Francesco, supervisor de Mercados Internacionais da VWCO, destaca os objetivos da montadora nessa expansão: "Estamos comprometidos com um futuro mais limpo e eficiente. O caminhão VW e-Delivery é uma das comprovações dessa nossa estratégia e vamos levá-lo a cada vez mais países, para atender também aos anseios de nossos clientes, que buscam soluções mais amigáveis ao meio ambiente. É o que temos feito ao longo da nossa história e que agora culmina na chegada do e-Delivery a mais um mercado internacional".


FOTO/CRÉDITOS: INSIDEEVs UOL 


Miguel Carrizosa, presidente e diretor administrativo da Diesa, reafirma "o compromisso da Família Diesa com toda tecnologia que permita reduzir as emissões de CO2 e melhorar a qualidade do ar". Segundo o executivo, a Diesa é a empresa do setor privado que mais instalou carregadores elétricos em rotas e pontos estratégicos para promover a mobilidade elétrica no país:"Estamos em um caminho irreversível para a mobilidade sustentável. Na Diesa estamos apoiando todos os esforços de inovação no Paraguai e na região", disse.

Assim como em todo o processo de desenvolvimento, a montadora adotou diversas estratégias para garantir o lançamento de sua linha elétrica, com treinamentos para toda a cadeia envolvida e impactada em sua operação, desde os motoristas, orientando sobre como extraírem a melhor performance dos veículos, até sua rede de concessionários e a garantia de estoque de peças de reposição.

Com o mercado de elétricos aquecendo na América do Sul, outros países têm mostrado interesse no modelo. De acordo com Marcellus Dupuy, presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina, em sua primeira aparição diante da imprensa no cargo, confirmou que o e-Delivery estará à venda no país em 2023.

Conheça mais sobre os modelos que estreiam no Paraguai 

O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen, o e-Delivery 11 ton 4x2, está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação.

Já o e-Delivery 14 toneladas 6x2 também promete surpreender o mercado paraguaio. Com calibração minuciosa para operação severas, seu motor também entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente.

O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura. 


FOTO/CRÉDITOS: INSIDEEVs UOL 


Volkswagen e-Delivery 11 toneladas

3 opções de entre-eixos: 3.300 mm, 4.000 mm e 4.400 mm

3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km

6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km


Volkswagen e-Delivery 14 toneladas

1 opção de entre-eixos: 3.300 mm

3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km

6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km

 


FOTO/CRÉDITOS: INSIDEEVs UOL 

 


FOTO/CRÉDITOS: INSIDEEVs UOL 

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