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Nova linha Scania Super tem o trem de força mais eficiente de sua história

Nova linha Scania Super tem o trem de força mais eficiente de sua história

Lançada em 2021 e premiada na Europa, a Nova Geração da Scania chega ao Brasil e promete reduzir o consumo do combustível em até 8%

O mercado dos caminhões para 2023 promete ser de transição. Com a nova legislação do Proncove P8 e as tecnologias Euro 6, a redução de emissão e de consumo de combustível se tornou prioridade. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões, a Scania terá duas novas famílias de motores e trouxe para o Brasil uma geração premiada na Europa.

Líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania anunciou um dos lançamentos mais esperados do ano e que vão começar a ser vendidos por aqui a partir da Fenatran 2022 -- 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP): a gama Scania Super. 


FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com um dos maiores torques do mercado para motores de 13 litros. "Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm", explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

Para atender ao P8, a Scania definiu duas estratégias. Ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual. E criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado.

Scania Super
FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540 (2.700Nm), com o R 560 Super, mostra uma evolução contundente na categoria. O R 560 Super passa a proporcionar uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.

Ainda de acordo com as explicações da montadora, o propulsor Super traz muitas novidades importantes. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

 ​A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Scania Super
FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

"Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna -- proporciona até 8% de economia --, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força", explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. 

As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. Portanto, a nova gama chegará ao país pouco mais de um ano depois de lançada na Europa, e segundo a montadora, é um sucesso absoluto. O Scania Super é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização baseadas na ciência e integra o aporte de 2 bilhões de Euros na Europa e cerca de R$ 1 bilhão nas instalações da fábrica de São Bernardo do Campo/SP.

"Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades."

Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não precisou lançar uma nova cabine, pois a Nova Geração de caminhões foi lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de 2019. Vale lembrar que desde a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior -- a famosa Séries P, G e R --, e fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. E, agora ainda mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.

Scania Super
FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

 "As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor. E, no caso da gama Super com o novíssimo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial", afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil. 

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33: "Ou seja, tanto a nova linha de motores Euro 6, que será chamada de otimizada, quanto o Super serão usados nas cabines atuais e vão formar os conjuntos mais eficientes e rentáveis que a Scania já ofereceu no país", salienta Nucci.

Scania Super
FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

Os caminhões da nova Geração Scania, que vão rodar pelo país em 2023, estarão expostos para os visitantes da Fenatran e a Scania garante que quem conhecer de perto vai se surpreender:  "Convidamos os clientes para seguirmos nesta jornada a partir da Fenatran junto com a nossa rede de concessionárias, que estará preparada para apoiá-los", diz Nucci.

Toda essa tecnologia vai estar embutida no preço da nova geração, embora o preço da nova linha não tenha sido revelado durante a apresentação oficial da marca, mas a estimativa é que haja um aumento de até 20% no valor do caminhão. Mas, como alternativa para esse possível aumento, a Scania também vai passar a oferecer o serviço de aluguel – um sistema de assinatura idêntico ao que já vemos com as marcas de automóveis.

Quer conhecer a Linha Super de perto? Participe aqui com a gente! 

Scania Super
FOTOS: DIVULGAÇÃO SCANIA

 

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