Destaque

5 curiosidades sobre a FENATRAN que você precisa saber

5 curiosidades sobre a FENATRAN que você precisa saber

Feira já acontece há 45 anos, trazendo novidades, tecnologia e mostrando as principais tendências do setor de transporte de cargas na América Latina
 

A Feira Nacional de Transportes, ou Fenatran, é a maior feira do setor de transportes da Améria Latina. A primeira edição aconteceu em 1978, e ao longo dos anos, foi ganhando cada vez mais projeção nacional e também, mais interesse do setor e de seus participantes. A cada edição, a Fenaran mostra números cada vez maiores, como na última edição, em 2019, onde atraiu 62 mil visitantes e movimentou mais de R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios.

Mas, além de ser um dos eventos mais esperados no ano no setor  de transportes, a história da Fenatran é muito rica e por isso, são inúmeras as curiosidades sobre o evento. Para esquentar o clima e aumentar a ansiedade, hoje trouxemos 5 curiosidades da Fenatran para você ficar por dentro!

 

1 - O Nome não era esse

Sim! Hoje a Feira Nacional de Transportes não é só Nacional, já que recebe muitos visitantes de toda a América do Sul e se tornou a maior do segmento no continente. Mas, quando começou, em 1978, recebeu o nome de Brasil Transpo, que durou até a edição 1997. A Brasil Transpo se uniu a um novo evento para o setor de transportes que estava em sua segunda edição, a Fenatran, que em 1999, se tornou uma única feira, como conhecemos hoje.

Fenatran comoçou como Brasil Transpo, com a primeira edição no Centro de Exposições do Anhembi. FOTO: ANFAVEA

2 - Acontecia em anos pares

A primeira Fenatran, ou Brasil Transpo, foi realizada em um ano par: 1978 e daí em diante, acontecia de 2 em 2 anos, até o ano de 1984. Essa foi a última edição realizada em anos pares. Depois desse ano, a Brasil Transpo foi realizada em 1987 e seguiu fazendo suas edições em anos ímpares, até essa edição, que deixou de acontecer em 2021 devido a pandemia, para ser realizada em 2022. 


Volvo N10 foi apresentado na segunda edição da Brasil Transpo, atal Fenatran, em 1980. FOTO: ANFAVEA


As primeiras edições aconteceram nos anos pares, até 1984. Somente em 1987 passou a ser em anos ímpares. FOTO: ANFAVEA


3 - Já expôs carros junto com caminhões

E não é só de caminhão que é feita uma FENATRAN. No ano de 1984, o Cauré causou um verdadeiro alvoroço na edição da Brasil Transpo, pois entre os carros expostos na feira, ele era o primeiro carro fabricado no Brasil com o auxílio de um computador. O mini carro foi construído pela FEI, faculdade de engenharia, e fazia 20 km com apenas 1 litro de combustível. Uma pena que não teve muito sucesso nem muita fama depois da feira. Em 1987, os carros de passeios nacionais que não participaram do Salão do Automóvel daquele ano, também estiveram no Brasil Transpo. Até 1993, os automóveis ainda eram protagonistas na feira. 


O Cauré foi o primeiro veículo fabricado no Brasil com o auxílio de computador, coisa inédita até então, já que a utilização de computadores ainda era muito limitada. Apesar de ser muito econômico, o carro não vingou nos anos seguintes. FOTO: ANFAVEA


4 - Dividiu espaço com o Salão do Automóvel

Se hoje a Fenatran é uma feira totalmente voltada ao setor de transporte de cargas e negócios relativos a esse segmento, não era assim nos primeiros anos de feira. As primeiras edições eram mais voltadas para a exposição e lançamentos de modelos e era compartilhada com o salão do automóvel. Isso mesmo, as edições de 1984 até 1993 foram realizadas junto com esse outro grande evento da indústria automotiva. A partir de 1995, a Brasil Transpo se une a Fenatran, um evento voltado aos tranportadores de carga, que estava realizando sua segunda edição e então, se separa de vez do Salão do Automóvel. 


Os carros já tiveram bastante espaço pelos corredores da Fenatran. Até o ano de 1993, eles eram expostos junto com os caminhões. No ano de 1993, inclusive, o evento foi praticamente todo voltado aos veículos de passeio e comerciais leves, sem tanto apelo aos caminhões. O que visivelmente não deu certo e mudou completamente em 1995, quando passou a ser voltado somente ao transporte de cargas. FOTO: ANFAVEA


5 - A maior edição foi de 2019

A edição de 2019 é considerada até o momento como a maior Fenatran da história. Isso porque além de muita tecnologia - as mais atuais até então, a feira foi a maior em número de inscritos e de expositores, batendo o número 450 marcas expositoras, 62 mil visitantes e uma movimentação de R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios.


O ano de 2019 trouxe diversas novidades em tecnologia, não só para caminhões, mas também imlementos. Além disso, também foi uma das mais importantes no segmento de propulsão alternativa, epondo soluções inivadoras até então. FOTO: FENATRAN

Segundo a RX, empresa que organiza a Fenatran, o ano de 2022 promete marcar a história da Feira, já que após quase três anos e depois de uma pandemia que paralisou os encontros presenciais, o evento volta com sua capacidade máxia e quebrndo recordes atrás de recordes, coo o número de expositores por exemplo, que já está acima de 500 participantes. 

A entrada na Fenatran é gratuita, mas é preciso realizar um credenciamento online, para garantir presença. Para se increver, basta clicar aqui e preencher o formulário. Aqui no Planeta Caminhão você encontra um tutorial de como realizar seu credenciamento. 

E aí, você já sabia dessas curiosidades? Sabe de alguma coisa que não falamos aqui? Comenta aqui embaixo que a gente quer saber! Valeu?! Até a próxima!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.