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Primeiro caminhão movido a gás natural na Índia tem motor da FPT Industrial

Primeiro caminhão movido a gás natural na Índia tem motor da FPT Industrial

A Blue Energy Motors e a FPT se uniram para produzir os primeiros caminhões indianos movidos a GNL
 

Até o fim de 2022, caminhões movidos a GNL estarão circulando pelas estradas indianas. Isso porque, um acordo firmado entre a FPT Industrial e a Blue Energy Motors permitiu a produção dos primeiros caminhões movidos a esse tipo de combustível no país. Os caminhões foram fabricados com motores “verdes” da FPT Industrial, em conformidade com a norma BSVI.

No início de setembro, em Chakan, Pune (Índia), a Blue Energy Motors inaugurou a primeira fábrica da Índia para a produção de caminhões a Gás Natural Liquefeito (GNL), cujos primeiros modelos serão equipados pelos motores FPT N67 NG. Inaugurada pelo Ministro de Transporte Rodoviário e Rodovias, Shri Nitin Gadkari, a nova planta é um marco importante no acordo entre a marca global de powertrain do Iveco Group, e a Blue Energy Motors, em julho de 2022, em Turim (Itália), durante o evento BEYOND do Iveco Group. 

 

O CEO do Iveco Group, Gerrit Marx, e Sylvain Blaise, Presidente da Iveco Group Powertrain Business Unit, apresentaram detalhes do projeto durante uma cerimônia oficial, que foi aberta pelo Embaixador da Itália na Índia, Vincenzo De Luca, em Chakan no dia 12 de setembro. Eles explicaram os pontos do acordo firmado entre a FPT Industrial e a Blue Energy Motors, que apoia a introdução dos primeiros caminhões movidos a GNL, equipados por motores FPT Industrial de 6,7 litros, nas estradas indianas, até o final deste ano.

Especializada em produzir tecnologia para caminhões com zero emissões, a Blue Energy Motors está dedicada em expandir a fabricação de pesados movidos a energia limpa pelo mundo, e sua visão para a produção de caminhões GNL envolve parcerias com fornecedores de classe mundial como a FPT Industrial. 

Ambos os parceiros se disseram comprometidos com a descarbonização ativa e rápida no segmento de transporte comercial e compartilham a mesma forte convicção de que os caminhões movidos a GNL são uma opção sustentável para o mercado. “Da ideia à execução em apenas 18 meses. Em suma, esse é o recorde que a Blue Energy Motors e a FPT Industrial estabeleceram em nome da sustentabilidade,” disse Sylvain Blaise. 

O Presidente da Iveco Group Powertrain Business Unit disse ainda, que foi graças à combinação de fatores como agilidade, conhecimento técnico, inovação, aliados a uma atitude de cocriação, confiança mútua e respeito que foi possível atingir o resultado que estavam esperando. “Esses foram os ingredientes deste extraordinário resultado, que nos permitirá desempenhar um papel fundamental no apoio à transição ecológica em um dos maiores mercados de veículos do mundo, ao mesmo tempo que agrega valor concreto aos operadores de transporte”, destacou o executivo.  


De acordo com Anirudh Bhuwalka, CEO da Blue Energy Motors, essa primeira unidade de fabricação de caminhões GNL da Índia inaugurada recentemente, indica que é possível criar um ecossistema alternativo para a tecnologia de caminhões de energia limpa. A união das tecnologias e experiências das empresas, poderão tornar o plano de reduzir a emissão de combustíveis uma realidade. 

Para Bhuwalka, graças à tecnologia de ponta e experiência inigualável da FPT Industrial, o objetivo da Blue Energy de descarbonizar o meio ambiente, fornecendo uma solução imediata e derrubando as barreiras do retorno econômico, está claramente à vista. Essa união produziu o N67 NG, motor a gás natural mais potente do mercado indiano e é compatível com GNV, GNL e biometano. 

Nesse motor se utiliza combustão estequiométrica para garantir o melhor consumo de combustível da categoria e níveis de ruído mais baixos do que o motor a diesel, com até 40% de redução no custo de combustível em comparação com os equivalentes a diesel no mercado indiano e 28% menos emissões de CO2. 

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road e aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa conta com mais de 8.000 colaboradores, em 11 plantas e 11 centros de P&D. 

Com uma ampla oferta de produtos, a FPT Industrial segue crescendo no mercado, com seis linhas de motores de 42 a 1.006 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. Além disso, a empresa ainda oferece uma linha completa de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 460 CV.

Tanto a FPT Industrial, quanto a Iveco Group e a Blue Energy Motors afirmam que os primeiros caminhões a gás natural da Índia poderão ser vistos em funcionamento de fato no começo de 2023, quando estarão em alta operação. A expectativa é de mais empresas no país se interessem pela utilização desses motores. 

Você acredita que a chegada de motores a propulsão alternativa na Índia podem mudar o cenário dos veículos comerciais a gás natural no mundo? Comenta aqui embaixo, compartilha com seus amigos do trecho e até a próxima!

 

 

 

 

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