Atualmente, temos basicamente três opções de peças ao nosso alcance: as peças novas, as remanufaturadas e as recondicionadas. Veja a diferença entre elas.
Você sabe a diferença entre peças remanufaturadas e restauradas? Sempre recebemos perguntas dos nossos seguidores com essa dúvida, que temos certeza que é bastante comum não só para os motoristas de caminhão, mas para quem de alguma forma pode precisar fazer a manutenção de um veículo.
Quando falamos em manutenção, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o alto custo, e a dor de cabeça que é ficar com caminhão parado e ainda ter esse gasto. Mas, pensando na manutenção preventiva, uma das alternativas para evitar esses problemas são as peças remanufaturadas.
Elas são constantemente confundidas com as peças restauradas ou recondicionadas, o termo certo a ser usado. Mas, o seu processo de fabricação é totalmente diferente. Mas, você sabe quais são as principais diferenças entre elas e qual é a melhor escolha? O Planeta te responde.
Peças Remanufaturadas X Recondicionadas
Bom, as peças remanufaturadas são peças originais que depois de usadas, passam por um processo que a transformam em uma nova. Funciona assim: A peça usada é desmontada completamente, aproveitando as partes que ainda estão boas. Em geral, esse serviço é realizado pelo próprio fabricante da peça usada.
Ou seja, a peça original é desmontada, e em seguida, é realizada uma limpeza bem feita das partes. Nesse processo é realizada uma boa inspeção e análise do estado físico dos componentes.
Depois desse passo, os itens que estão avariados e danificados são descartados de forma adequada, e aí é feita a substituição deles por itens novos e originais. Depois disso, é realizada a montagem seguindo as especificações do fabricante. Por último, a peça recebe uma pintura final e prontinho, está pronta para ser usada.
O resultado é um componente ou peça recuperada, seguindo todos os padrões de qualidade e segurança exigidos para a fabricação de um produto totalmente novo.
Assim como em muitos casos, as peças ou componentes que vierem a falhar, podem ser substituídas sem nenhum custo dentro do período de garantia em um concessionário da marca. Mas, é importante confirmar isso no momento da compra com o fornecedor.
As peças remanufaturadas oferecem qualidade e garantia de um processo confiável, pois também proporcionam vantagens e são boas opções para algumas situações emergenciais, mas não para um reparo definitivo.
Além disso, uma coisa importante é que, utilizar produtos remanufaturados oferece alguns benefícios, como um menor custo, já que o preço pode ser até 55% menor que a peça nova.
Já as peças recondicionadas são produtos usados, que passam por ajustes e reparos para recuperar os componentes e as condições de uso. Durante o processo, chamado de recondicionamento, não são utilizados itens novos. Na verdade, o que acontece é uma reforma do produto usado.
Esse processo começa pelo desmonte da da peça usada, onde são identificados os componentes que precisam de reparos. Nesse caso, diferente das peças remanufaturadas, a reforma é feita somente nos componentes avariados. Em seguida, é feita a montagem e o acabamento da peça recondicionada, para melhorar questões visuais como pintura e comercialização.
Durabilidade e Garantia
Assim, essas peças podem ser utilizadas por qualquer empresa, o que acontece em praticamente todos os casos. E agora você deve estar se perguntando: São produtos que oferecem condições de uso? E eu te digo, são sim!
Porém, possivelmente terão uma durabilidade menor em relação aos itens novos, remanufaturados ou originais. E normalmente não possuem o mesmo suporte, pois a peça Remanufaturada tem o suporte do próprio fabricante, que possui uma estrutura e rede nacional, além de oferecer garantia de novo, o que não acontece com os itens recondicionados.
Essas são as principais diferenças entre as peças remanufaturadas e recondicionadas. Então, sabendo disso, você evita transtornos, e principalmente prejuízos.
Espero que o Planeta tenha esclarecido essa dúvida e ajudado você. Isso vai te ajudar a evitar uma quebra da sua expectativa – ou até mesmo frustração, em relação a compra que você realizou ou vai realizar.
Não deixe de compartilhar esse vídeo com seus amigos e deixar sua dúvida ou comentários aqui embaixo! Até a próxima!
Comentarios