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Maior Feira de Transportes de Cargas da América Latina completa 44 anos

Maior Feira de Transportes de Cargas da América Latina completa 44 anos

História da Fenatran está ligada ao desenvolvimento do TRC no Brasil

 

Hoje vamos contar a história de um dos eventos mais importantes do país: a Fenatran. E não pense que essa renomada feira é algo novo. O evento mais importante para o setor de Transporte Rodoviário começou lá em 1978! Faça as contas aí...

A Fenatran é o principal evento para promover lançamentos e apresentar novas tecnologias para o setor, além de refletir a força e o otimismo do mercado de transporte rodoviário de cargas e logística. Por isso, se tornou fundamental e estratégico para todas as montadoras do país, e também para empresas de diversos segmentos ligados ao TRC, que se preparam para trazer novidades para o evento. 

Não à toa, a história está marcada pelo lançamento de modelos que fizeram história no país. 


A primeira Feira Internacional do Transporte aconteceu em 1978, no Pavilhões de Exposições do Anhembi. O evento recebeu o nome de Brasil Transpo. 

A Fenatran, ou Feira Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, é um enorme salão de exposições que ocorre todos os anos ímpares na cidade de São Paulo, geralmente no mês de outubro. É uma iniciativa da Anfavea

Em 1978, aconteceu a primeira edição da feira, ainda com o nome de Brasil Transpo. O evento aconteceu em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi e contou ainda com poucos expositores, cerca de 133 expositores. 

A segunda edição da Brasil Transpo aconteceu em 1980. Essa edição foi bem focada em abrir os olhos do país para o potencial da indústria nacional. Teve pouco mais de duzentos expositores, mas pela primeira vez foi palco de importantes lançamentos de caminhões e produtos, como o Volvo N1020. 


Em 1980, a sensação foi o lançamento do Volvo N10. 

Foi nessa edição também que a ANFAVEA passou a apoiar o evento e participar de sua organização. Isso contribuiu muito para dar mais visibilidade para a então Brasil Transpo, 

Na terceira edição, em 1982, o então Ministério da Indústria e Comércio, transformou a Brasil Transpo na mostra oficial de exportação, liberando recursos para venda de mercado externo na condição de convidados especiais. Assim, a feira se destacou 

Na Brasil Transpo de 1984 ainda tinham automóveis entre os caminhões, o grande destaque foi o primeiro veículo montado no Brasil com o auxílio do computador. Era um mini carro, que tinha uma caçamba, bem parecido com uma caminhonete, que foi projetado pela FEI. Ele fazia cerca de vinte quilómetros com apenas 1 litro de combustível. 


Na Fenatran de 1984, Ford e Mercedes apresentaram suas novs linhas de caminhões para 1985. 

Nesta edição, Ford e Mercedes apresentaram suas novas linhas de caminhões para o ano de 1985. Como a demanda era por veículos da faixa de 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), a Mercedes resolveu apostar na série 13 para vender seus produtos naquele mercado. Já a Ford apresentou o país o Cargo, que se tornou um dos mais utilizados. 

Após essa edição, a Brasil Transpo deixou de ser realizada em anos pares, como vinha sendo até então, e foi marcada para o ano de 1987. Nessa feira, o domínio foi dos carros nacionais que não participaram do Salão do Automóvel e mostrou grandes novidades no setor de caminhões, ônibus e auto peças. 

O evento contou com 110 expositores, menos do que nos outros anos. Mas surpreendeu ao receber a visita de 135 mil visitantes. Na época, o ingresso custava 150 cruzeiros. 


Os ônibus também tem o seu espaço garantido na Fenatran. 


Primeiro ônibus de dois andares fabricado no Brasil, apresentado na Fenatran (ou Brasil Transpo) de 1989. 
 

Para 1989, na edição seguinte, contou com 200 expositores, e com exceção da Ford, todas as outras montadoras apresentaram novidades em suas linhas, com muita inovação nos pesados.Nessa categoria, a Mercedes-Benz expôs toda a sua linha de produtos. Já a Thamco, fabricante de carrocerias de ônibus, lançou o primeiro ônibus rodoviário de dois andares no Brasil. 

O salão do transporte, forma como a Brasil Transpo também era chamado, passou a ser um evento estratégico ainda em 1991, quando mais uma vez recebeu uma variedade de novidades e inovações. 

Essa edição bateu o recorde de visitantes: 260 mil pessoas estiveram presentes. O evento passou a ser exclusivo para a divulgação de produtos, se diferenciando assim do Salão do Automóvel. 


Volvo NL10 340 exposto no stand da Brasil Transpo de 1991


A GMC, empresa criada pela Chevrolet, expôs na XII Fenatran, em 1999, mais dois Isuzu japoneses: o 3-90 (versão mais leve do 5-90, com rodado traseiro simples) e o pesado EXR, com 360 cv e 45 t de PBT. 

Já em 1993, o evento mudou de nome e também de perfil. Depois de sete edições, deixou de ser voltada ao transporte pesado para dar mais atenção aos carros e utilitários importados. Em 1995, o setor do Transporte Rodoviário de Cargas teve dois eventos importantes: A Brasil Transpo e a Fenatran. 

A Fenatran aconteceu no Expo Center, em São Paulo, e contou com mais de 100 expositores. Foi a primeira vez que o nome Fenatran foi utilizado. Enquanto a Brasil Transpo, no Anhembi, voltou às suas origens e passou a ser exclusiva a empresas de transportes, deixando de lado os automóveis. 

Em 1997, a Brasil Transpo decidiu unir definitivamente seu público consumidor. Foram 112 expositores, entre montadoras nacionais e internacionais de caminhões, indústria de auto peças e encarroçadoras de ônibus. 

Volkswagen 40.300 2001/2001 - Salão do Caminhão - 810
Na Fenatran de 1999, a Volkswagen apresentou um sucessor: o VW 40.300, na época o maior caminhão pesado Volkswagen.

A partir de 1999, a Brasil Transpo e a Fenatran se uniram em uma única feira. O evento reuniu 150 expositores e apresentou quase 200 produtos entre veículos comerciais leves e caminhões. Para a ANFAVEA, a nova Fenatran se tornou uma oportunidade única para a indústria brasileira exibir novas tecnologias e produtos atuais e inovadores para o mercado. 

Já no século XXI, aconteceu a décima segunda Fenatran no ano de 2001. O evento aconteceu no Pavilhão de exposições no Anhembi, promovido pela MTC e Anfavea, além de contar pela primeira vez com a Reed Alcantara Machado, empresa organizadora. 

A FENATRAN 2003 foi visitada por trinta e três mil pessoas, e destes, mais de 750 eram estrangeiros, representando 11 países. Foram expostos 43 caminhões pesados, 38 leves, 63 comerciais leves, 54 reboques e 20 veículos de competição. 


Caminhões expostos na Fenatran de 2001

Em 2005, a Fenatran se tornou a maior feira do setor no mundo. E foi um grande sucesso, mostrando o que havia de mais moderno e importante para o mercado daqueles dois anos. 

Em 2007 a Fenatran contou com 353 expositores, 304 nacionais e 49 estrangeiros de 16 países. Foram mais de 46.500 pessoas visitando a feira. 

Fenatran 2007 |
Cargo apresentado pela Ford na FENATRAN de 2007. 

Em 2009 a Fenatran superou todas as expectativas, tanto em termo de público, como em volume de negócios. Mais de 50 mil visitantes passaram pelo Anhembi em São Paulo. Foi o ano dos modelos eletrônicos literalmente bombarem no país. 

Já em 2011, a novidade eram os caminhões com novos motores para atender as normas de emissões PROCONVE P7. Houve também uma novidade exclusiva para os visitantes: a Fenatran Experience, uma oportunidade de realizar um test-drive nos caminhões Euro 5. 

Em 2013,  Fenatran mais uma vez bateu o recorde de público. Mais de 61 mil pessoas visitaram a mostra no Anhembi, em São Paulo. Foram apresentados modelos capazes de carregar até 250 toneladas, além de alguns caminhões que priorizavam o conforto.


Na Fenatran de 2011 a experiência dos participantes fica ainda melhor. Foi a primeira vez que o evento ofereceu a oportunidade de fazer Test- Drive em alguns pesados. 

Fenatran 2013 - Eventos - Salão do CarroCaminhões expostos na Fenatran de 2013. O setor de transporte de cargas mostrava disposição para crescer no Brasil
 

Em 2015, o universo digital invadiu a feira. O evento contava com caminhões mais conectados,  muita tecnologia de gerenciamento de frotas e segurança. Nessa feira foram apresentadas diversas soluções tecnológicas para melhor produtividade. 

Em 2017, a Fenatran reuniu 350 marcas,  entre grandes fabricantes, fornecedores de peças, componentes e serviços. A  21ª edição da Feira foi uma das mais tecnológicas até então. 


Fenatran de 2017, até então, a mais movimentada de todos os tempos. 


Stand Volvo em 2019, com exposição do primeiro caminhão fabricado no Brasil, e do novo em FH. 


Aprsentação do Actros na Fenatran de 2019

A última edição presencial da Fenatran foi em 2019, onde atraiu 62 mil visitantes no São Paulo Expo e teve um crescimento de 30% das marcas participantes. 

Agora, em 2022, depois de quase três anos afastados, a Fenatran promete voltar com tudo! Quer saber mais detalhes sobre cada lançamento da Fenatran? Fique ligado que em breve teremos novidades por aqui! Valeu? Compartilha com seus amigos de trecho. 

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