Destaque

Portugal vai aceitar CNH brasileira para dirigir no país

Portugal vai aceitar CNH brasileira para dirigir no país

Documento será liberado depois de publicação no Diário da República. Até então, era necessário fazer a troca da habilitação brasileira pela portuguesa

Os motoristas brasileiros poderão usar a CNH emitida aqui no Brasil para dirigir em Portugal. O país europeu começará a aceitar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira como documento válido para os condutores que trafegarem pelo país. A decisão foi promulgada nesta semana pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa e passará a valer após ser publicada no Diário da República, o Diário Oficial luso. 

Até então, para um estrangeiro dirigir legalmente no país, era necessário realizar uma avaliação médica e, em alguns casos, psicológica. Depois, era preciso fazer a troca da habilitação brasileira pela portuguesa. O custo mínimo é de 30 euros (R$ 162,84). As autoridades concediam um prazo de 90 dias, a contar da data da autorização de residência em Portugal, para que os estrangeiros fizessem a requisição. Durante o período, a CNH poderia ser usada.

Escassez de camionistas em Portugal está sendo identificada “há alguns anos”. Imagem: Divulgação

Depois desse prazo inicial, e por um limite de até dois anos, os residentes seguiam com a possibilidade de pedir a troca, mas já não tinham o direito de dirigir usando o documento brasileiro. Ao fim do período de dois anos, sempre contados a partir da data da autorização de residência, os estrangeiros perdiam o direito à troca automática, sendo necessária também a aprovação em uma prova prática de direção.

Em junho, autoridades portuguesas aprovaram o decreto-lei que promoveu mudanças no Código de Estrada de Portugal. A medida foi tornada pública na quarta-feira (6) e esperava pela sanção presidencial. A decisão ainda será publicada no Diário da República, o Diário Oficial de Portugal. No caso de condutores profissionais, como caminhoneiros, segue valendo a necessidade de fazer uma validação das categorias (C+E), e adquirir a CAM – Certificado de Aptidão para Motorista

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na 3ª feira (5.jul.2022) um decreto que permite integrantes da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a dirigirem no país sem a necessidade de uma nova carteira de habilitação. 

Mesmo com a permissão para dirigir com a CNH brasileira, caminhoneiros que quiserem trabalhar por lá terão que emitir o Certificado de Aptidão para Motorista e validar as categorias de pesados.

Entre os países beneficiados estão, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e também os nacionais de Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

E aí, o país seria uma opção para trabalho no exterior? Participa com a gente e compartilhe com seus amigos do trecho. 

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.