As características dos 3.055 metros de um circuito “travado”, não são exigentes com a intensidade dos freios, mas é essencial manter em temperaturas altas para evitar travamentos
A cidade de Londrina, no Estado do Paraná, recebe neste final de semana a quinta etapa da Copa Truck. Será a segunda vez que a pista do norte paranaense recebe a categoria, que tem nove etapas programadas em seu calendário. A rodada marca a abertura da segunda metade da temporada 2022, e promete uma boa disputa pela liderança.
A Capital do Café, como Londrina é conhecida, recebeu a Copa Truck pela primeira vez em 2019, com pole position e vitória de Beto Monteiro na corrida 1 e de Renato Martins na corrida 2. A corrida ficou marcada por uma forte chuva que caiu no autódromo e causou algumas confusões.
O circuito do Autódromo Internacional Ayrton Senna, inaugurado em 1992, tem 3.055 metros de extensão e é conhecido por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta. São nove curvas e sentido anti-horário em subidas e descidas.
Apenas seis pontos atrás, está o paranaense Wellington Cirino (Rafa Catelan/P1 Media Relations)
Por estas características, e suas duas retas de 450 (principal) e 660 metros (oposta) – consideradas curtas em comparação com outros autódromos do país, como Interlagos e Goiânia, por exemplo – o circuito tem em média uma curva para cada 340 metros de pista.
Apesar disso, o final das duas retas traz as frenagens mais fortes de todo o circuito. “Ao final da reta principal reduzimos de 200 para cerca de 60 km/h na primeira curva”, destaca o piloto Jaidson Zini, a equipe Bioar, Crefaz, Shell Box, Truck Pag, Bardahl Promax. (Mercedes-Benz).
Zini, que conhece muito bem a pista, já que é do Paraná, garante que a qualidade das pastilhas faz toda a diferença na resposta do caminhão: “Na reta oposta é o desafio extra de ser uma freada em descida, muito exigente. Mas com as pastilhas que usamos, conseguimos mais eficiência e segurança nas frenagens”, destacou.
Londrina tem traçado conhecido pelas baixas médias de velocidade (Fras-le)
As características do travado circuito não são tão exigentes com a intensidade dos freios, mas sim em manter temperaturas altas para evitar travamentos, segundo a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck. Com a demanda mais baixa em comparação a outros circuitos, a tarefa é manter as temperaturas um pouco mais altas que a média a fim de evitar travamentos de roda.
Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, explica que gerenciar os freios é questão de estratégia: “O trabalho do piloto na refrigeração dos freios com água, que ele controla do cockpit, é não exagerar, pois com temperaturas mais baixas nas pastilhas é fácil travar os pneus”.
Traçado exige dos pilotos um gerenciamento estratégico das pastilhas de freio. O principal desafio, segundo a Fras-le e os pilotos, é manter a temperatura ideal dos freios.
A expectativa é de bom público em Londrina. O público poderá acompanhar os treinos de sábado e a corrida de domingo. A compra digital antecipada vai até essa sexta-feira, 8 de julho. A partir de então, só será possível comprar ingresso na bilheteria física do Autódromo Internacional Ayrton Senna.
As atividades de pista serão abertas hoje (8), com dois treinos livres, às 11h10 e 15 horas. No sábado (9), o terceiro treino livre será realizado às 8h45 e a classificação para definição do grid de largada, às 12h30. No domingo (10), a primeira largada será dada às 13h10 e a segunda, às 14h45, com transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas oficiais digitais da categoria.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, piloto!
“Londrina é uma das pistas mais travadas do calendário, e os freios são bem exigidos. As pastilhas Fras-le são bem usadas, porque a pista tem muita freada e pouca reta para refrigerar. Então o esforço é muito grande, colocando à prova toda a qualidade do equipamento. Pista técnica, curvas em subida, descida, e o piloto tem que saber exatamente como e onde frear, além de fazer um gerenciamento muito bom das temperaturas”.
(Beto Monteiro, R9 Competições, Volkswagen #88)
5ª Etapa – Copa Truck 2022
LONDRINA (PR)
Autódromo Internacional Ayrton Senna
Extensão: 3.055 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (3 à direita e 6 à esquerda)
Previsão climática: Mínima de 11ºC e Máxima de 28ºC; com clima majoritariamente ensolarado, sem previsão de chuvas.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 8 de julho
11h10: 1º Treino Livre
15h00: 2º Treino Livre
Sábado, 9 de julho
08h45: 3º Treino Livre
12h30: Classificatório
Domingo, 10 de julho
09h00: Warm Up
13h10: Largada Corrida 1
13h45: Largada Corrida 2
Classificação do campeonato (Top-10):
1. Beto Monteiro, 139 pontos
2. Wellington Cirino, 133
3. Felipe Giaffone, 122
4. Paulo Salustiano, 102
5. Debora Rodrigues, 101
6. Roberval Andrade, 84
7. Adalberto Jardim, 68
8. Luiz Lopes, 65
9. Jaidson Zini, 64
10. Regis Boessio, 46
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