Destaque

Um a cada quatro caminhoneiros no Brasil são de São Paulo, diz CNT

Um a cada quatro caminhoneiros no Brasil são de São Paulo, diz CNT

30 de Junho é o Dia do Caminhoneiro Paulista. Nesta data a comemoração acontece só no estado de São Paulo.

Quantos dias do ano são dedicados aos caminhoneiros? Isso mesmo, quantos, porque a profissão é tão importante, que uma data só não é o bastante! Brincadeiras à parte, hoje é um dia para celebrar. Em 30 de junho é comemorado o dia do caminhoneiro de São Paulo, data criada em 1986, por meio da Lei estadual nº 5.487, como uma maneira de homenagear os profissionais estradeiros paulistas. 

A curiosidade é que, neste dia, a comemoração acontece só no Estado de São Paulo. Isso porque, a homenagem foi criada pelo então governador, Franco Montoro, que assinou a lei estadual, estabelecendo a data como “Dia do caminhoneiro(a)” paulista. Para o governador, essa era a melhor forma que a população do Estado de São Paulo poderia agradecer aos transportadores de cargas pelos serviços prestados todos os dias.

E a homenagem é de fato merecida, já que de acordo com estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), aproximadamente, um a cada quatro caminhões que circulam pelo Brasil está registrado em São Paulo. Isso faz com que o Estado seja o, entre todos do Brasil, o que mais recebe caminhoneiros de todo o Brasil e que, sem dúvidas, participa dos transportes de uma forma mais intensa.

Além disso, uma grande parcela da frota nacional de caminhões passa pelas rodovias paulistas, seja para transportar as mercadorias produzidas pelas indústrias e pelo agronegócio do estado ou para ter acesso aos seus portos e aeroportos que escoam os produtos vindos de todos os cantos do país. Até mesmo para escoamento de produtos para o MERCOSUL por meio do TRC, o Estado é uma passagem quase que obrigatória. 

Mas, afinal, quantas datas dedicadas aos caminhoneiros existem? Além do dia 30 de junho, a profissão também é celebrada 25 de julho e 16 de setembro. Por não haver uma única data, é comum que haja dúvidas quanto ao dia certo, mas a resposta é: todos estão corretos. As três datas foram criadas de formas diferentes e todas homenageiam a mesma classe profissional. 

Não importa a data, o importante mesmo é comemorar a existência dessa profissão  e dos profissionais, que mais do que levar mercadorias, transportam cargas que carregam histórias, sonhos e experiência, sempre com muito amor pelo que fazem!

E queremos aproveitar para agradecer a todos os caminhoneiros do Brasil, que fazem o país girar. Não importa o Estado, nem o segmento, a sua atuação é importante para toda a circulação de cargas do país! 

Parabéns, caminhoneiros e caminhoneiras vocês fazem acontecer e a nossa gratidão é eterna por sua dedicação e profissionalismo.

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.