Destaque

Pela primeira vez na história, preço do diesel ultrapassa o da gasolina

Pela primeira vez na história, preço do diesel ultrapassa o da gasolina

Valor do combustível do tipo S-10 foi encontrado a R$ 9,15 em Estados do Centro-Oeste

Se você acha que pagar R$ 7,00 no litro do diesel já está caro, imagina então se deparar com o valor de R$ 9,15? Pois isso já vem acontecendo em alguns Estados do Brasil, em especial nos Estados do Centro-Oeste, como no Mato-Grosso. O boletim de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que, pela primeira vez desde o início da série histórica, o preço do diesel ultrapassou o valor da gasolina.

Segundo a agência, após os reajustes da Petrobras, o valor médio do diesel comum (S-500. o mais barato), chegou a R$ 7,56, enquanto o diesel S-10 foi verificado em R$ 7,67. Segundo levantamento da ANP, divulgado na última semana, esses números são um reflexo da alta nos preços internacionais dos combustíveis, que fizeram a Petrobras reajustar o diesel em 14,2% e a gasolina em 5,2%, no último dia 18.

O preço médio do diesel nos postos de abastecimento em todo o território nacional atingiu, na semana de 19 a 25 de junho o preço de R$ 7,568/litro, enquanto o preço médio da gasolina ficou em R$ 7,390/litro. Já no caso da gasolina comum, o preço do combustível foi observado em R$ 7,39, enquanto a gasolina aditivada ficou na casa dos R$ 7,48. Ambas mais baratas que o diesel.

No estado do Mato Grosso, a ANP encontrou o diesel a R$ 9,15 por litro, o maior valor do país. No caso do diesel comum, o Acre foi o estado com o valor mais caro do combustível, custando R$ 8,95 em média. O valor mais baixo está a R$6,290/litro no Rio de Janeiro.

O diesel S10 é o que tem menor teor de enxofre, um elemento químico altamente poluente. A letra “S” de enxofre (de acordo com a tabela periódica), com o número “10”, de dez PPM (partículas por milhão) indicam a quantidade do material liberado na atmosfera. O mais barato é o diesel S500, ou seja, quinhentas partículas de enxofre por milhão.

O S10, por ter menos enxofre, é mais limpo, suja muito menos o ar e os nossos pulmões. Motores diesel produzidos de 2013 para cá foram projetados apenas para o S10. Motores mais antigos (antes de 2013) podem usar os dois tipos de diesel. S500 e S10. Motores mais modernos devem ser abastecidos sempre com o diesel S10.

O diesel tem sido mais disputado no mercado global e a previsão é de que a partir do segundo semestre os preços sejam ainda maiores, por causa da substituição do gás russo da Europa pelo combustível, após as sanções impostas à Rússia pela invasão na Ucrânia.

Em compensação, outros tipos de combustíveis mostraram queda nos preços. O etanol, opção não derivada de petróleo para motoristas com carro flex, segue em tendência de queda, e chega aos R$ 4,87. Na última semana, o etanol foi encontrado a R$ 4,91. O gás natural veicular também registrou queda, e chegou a R$ R$ 5,31, frente aos R$ 5,36 do último levantamento.

E aí, o que você tem feito para lidar com o aumento do diesel? Quanto está o valor do litro aí na sua cidade? Comenta aqui embaixo!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.