Fotos: Divulgação Traton
A Traton, empresa que é dona das montadoras Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), MAN Truck & Bus, Navistar e RIO vai começar a ampliar o compartilhamento de itens entre as marcas de seu grupo a fim de criar um sistema mais modular que poderá ser utilizado em todos os caminhões e ônibus produzidos por essas empresas, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade.
Com isso, todas essas marcas devem compartilhar os componentes umas com as outras, principalmente no que diz respeito ao trem de força e cabine, plataformas, chassis e software, mas sem retirar a identidade específica de cada uma.
Grupo Traton reúne MAN, Scania e Volkswagen - Foto: Grupo Traton
Compartilhamento entre Scania e Volkswagen
E os primeiros que vão começar a ser compartilhados já estão no cronograma da holding e os que vão testar essas mudanças são os caminhões Scania e Volkswagen. Trata-se da Common Base Engine (CBE), focada em motores a combustão. O primeiro fruto da CBE é o seis-cilindros de 13 litros que equipa o Scania R 460 europeu.
Esse novo motor estará presente na linha Navistar já em 2022, e também integrará os veículos da MAN em 2024 e os modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) receberão esses motores a partir de 2028.
"Com o sistema modular Traton, é possível resolver um dilema comum na indústria. Ou seja, combinar escala sob medida. Padronizando as interfaces em todo o grupo. O que permitirá o acelerar o desenvolvimento tecnológico", diz o CEO do Grupo Traton, Christian Levin.
Apesar disso,é provável que a CBE seja a última plataforma de motores a combustão do grupo, uma vez que a marca pretende investir cada vez mais em motores de propulsão elétrica nos próximos anos.
De acordo com o Grupo Traton, a VW, Scania e MAN juntas reportam resultados superiores ao de antes da pandemia. Na imagem, o CEO do Grupo, Christian Levin, e a CFO, Annette Danielski.
E aí, você acha essa padronização uma boa? Participa com a gente!
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