Foto: Divulgação Einride
A montadora sueca Einride desenvolveu um semireboque elétrico que funciona como uma espécie de bateria extra para os caminhões elétricos e autônomos. Ela fica localizada na parte traseira do veículo e a promessa da marca é ampliar a autonomia além dos limites de fábrica, aumentando o alcance dos caminhões e reduzindo os gastos e os números de paradas nas estradas.
Esse aumento da autonomia é possível graças ao pacote de baterias com capacidade de 320 kWh, que com o uso deles consegue percorrer até 650 Km, segundo a montadora. Para a Einride, isso vai ajudar na migração massiva do setor para a propulsão elétrica, já que consegue deixar a relação entre custo benefício mais competitiva. "Falta muito para o setor de transporte virar a chave para a eletrificação. E a Einride quer acelerar essa mudança no setor de cargas?, resume o chefe da fabricante, Robert Falck.
Tecnologias do semireboque
Para facilitar ainda mais a vida do motorista, o semirreboque com uma plataforma chamada “one-ride” que traz informações dinâmicas ao condutor e faz a comunicação entre a carreta e o cavalo-mecânico em tempo real.
Por meio dele,o trailer da Einride mostra o peso da carga transportada e a condição em tráfego, além de planejar a rota ideal, programando paradas apenas quando for necessário.
Novas informações serão divulgadas a partir de outubro, como custo de operação e dados sobre as emissões de CO2 de cada viagem, além de outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas e em breve serão divulgadas.
Foto: Divulgação Einride
Comentarios