Destaque

Bogotá tem maior frota de ônibus elétricos na América Latina

Bogotá tem maior frota de ônibus elétricos na América Latina

País já passa de 1000 ônibus elétricos em circulação e lidera com vantagem

Bogotá está liderando no quesito eletromobilidade se comparado ao restante da América Latina. Apenas no primeiro trimestre de 2022, a cidade já colocou em circulação mais de 550 novos ônibus elétricos para rodar, volume que é 500% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

A meta do governo da cidade é que até o final do ano sejam adquiridos mais de mil novos ônibus elétricos para o sistema de transporte público, o que a colocará no patamar de 1500 veículos do tipo rodando no território, sendo a segunda maior frota do mundo, perdendo apenas para a China.

Segundo o Governo, a expectativa é de que se reduza as emissões de CO2 em até 94.300 toneladas ao ano, que equivale ao produzido por 42.000 automóveis particulares no mesmo período.

 

Novos ônibus elétricos são apresentados para o transporte público de Bogotá. Foto: Divulgação.

Bogotá está se destacando pela adoção de um amplo programa que visa a implementação de um transporte limpo em seu ambiente urbano. De acordo com a prefeita Claudia López, os novos e modernos ônibus representam o compromisso com um transporte sustentável, de elevado padrão de qualidade e seguro. “Esse é o esforço de muitas pessoas, especialmente de nós que pagamos impostos na cidade. E isso trará um impacto muito positivo à cidade”, comentou ela.

A nova frota de ônibus elétricos, dos cinco lotes que entrarão em operação, conta com uma nova geração de baterias, que possuem melhor densidade energética (menor peso e volume por unidade de energia), o que significa maior autonomia para os requisitos do SITP (sistema zonal), por onde ônibus operam.

Ônibus elétricos do Sistema TransMilenio, que beneficiam mais de 7 mil usuários. Esse modelo da foto iniciou a operação em 2020, no Sul de Bogotá. Foto: Divulgação.
 

A substituição de ônibus a gasolina por veículos elétricos, com modelos de negócios inovadores, é algo que pode ser imitado em todo o mundo, segundo relatório da IFC/Banco Mundial e da C40, rede de cidades comprometidas com a redução das mudanças climáticas.

Um exemplo é Bogotá, que em janeiro anunciou que vai modernizar a frota do Transmilênio, sistema de transporte público metropolitano da cidade, com 596 novos ônibus, chegando ao  total de 1.485 veículos elétricos. Segundo o Ministério dos Transportes do país, é “a maior frota fora da China”, já que o país asiático tem quase 98% da ônibus elétricos do planeta.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.