O Governo da Suécia confirmou a liberação para o início de circulação de caminhões do tipo rodotrem em algumas das estradas do país. Esses veículos podem ter até 34,5 metros de comprimento e só conseguiram essa liberação depois de anos de testes a fim de avaliar os principais impactos e benefícios desse novo modelo de transporte.
Até o momento, a decisão foi apenas do governo, que ainda precisa ser aprovado pelo conselho da União européia para entrar completamente em vigor. E somente depois dessa liberação é que o país terá mais liberdade para decidir outros detalhes a respeito do tráfego desses veículos.
“A oportunidade de dirigir com caminhões mais longos é procurada pela indústria e proporciona um uso mais eficiente da infraestrutura já existente. Há alguns anos, o governo decidiu permitir veículos mais pesados nas estradas e agora estamos avançando com o comprimento dos caminhões. São medidas que fortalecem a competitividade do setor e reduzem o impacto climático do transporte”, afirmou o Ministro da Infraestrutura da Suécia, Tomas Eneroth.
Veículos liberados anterioremente eram bem menores que os permitidos agora.
Os rodotrens são quase dez metros mais longos do que os que já eram autorizados anteriormente, que só podiam ter até 25,5 metros e só podiam circular por rodovias específicas, principalmente aquelas que percorriam grandes distâncias.
E para além da liberação, a velocidade máxima desses veículos será de 80 km/h e o país irá investir no aumento da sinalização nas estradas para avisar aos demais motoristas sobre a presença desses gigantes nas pistas.
Os rodotrens utilizaram um cavalo mecânico para o transporte de duas carretas, e o Governo espera uma redução de até 10% na emissão de dióxido de carbono, além de diminuir o déficit de profissionais e também baratear o frete
A Suíça liberou a circulação de caminhões do tipo rodotrem que podem ter até 34,5 metros em algumas das estradas do país. - Foto: Ri.se
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