A indústria brasileira de implementos rodoviários apresentou desempenho estável no mesmo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, com produção de 35.986 unidades, contra 35.885 unidades no mesmo período de 2021 e crescimento de 0,3% este ano, segundo dados divulgados pela ANFIR-Nacional Associação dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
O segmento de Reboques e Semirreboques atingiu 19.504 unidades produzidas, queda de 8,4% em relação às 21.299 unidades do ano anterior, e o segmento de Carrocerias sobre chassis teve 16.482 unidades vendidas nos três primeiros meses de 2022, um aumento de 13,0% em relação ao 14.586 unidades no mesmo período. O destaque no segmento de Reboques foi o setor canavieiro, que cresceu 50,7%, com 1.031 unidades vendidas ante 684 unidades no mesmo período do ano anterior. No segmento de Carrocerias sobre chassis, o setor Basculante foi o que mais cresceu, com 2.233 unidades contra 1.438 unidades e elevação de 55,3%.
“Esta é uma situação de acomodação de mercado. A demanda do agronegócio começa a acelerar o segmento de carretas e semirreboques”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
As exportações também ficaram estáveis, com a oferta de 665 unidades, contra 661 unidades no primeiro trimestre de 2021, com crescimento de 0,6%.
Em relação ao recente lançamento do programa Renovar do Governo Federal, a ANFIR vê como uma medida positiva. “Em um país onde 26% da frota tem mais de 30 anos, precisamos muito de um programa como esse”, diz Spricigo.
Para o presidente da ANFIR, a segurança da frota deve melhorar as condições das estradas brasileiras. “Todo mundo vai ganhar mais segurança no transporte rodoviário, que é a bandeira histórica da ANFIR”, diz Spricigo. Inicialmente o Renovar será experimental e começará com caminhões, em Minas Gerais, e ônibus, no Rio Grande do Sul.
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Marina Pádua
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