Destaque

Expectativas para o mercado dos caminhões leves em 2022

Expectativas para o mercado dos caminhões leves em 2022

O resultado econômico brasileiro para 2022 é uma grande incógnita para muitos setores, mas, para os caminhoneiros de modelos leves o cenário parece estar bastante promissor e com perspectivas de crescimento para o ano. Pelo menos é o que esperam as principais empresas do setor.

Desde janeiro, os especialistas preveem crescimento exponencial para os caminhões de maneira geral e para os modelos leves não deve ser diferente. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), o crescimento desse setor específico deve ser 4,6% maior do que em 2021, sendo impulsionado, principalmente, pelos e-commerces.

Isso deve acontecer por conta da tendência iniciada há cerca de dois anos, no início da pandemia, que fez com que as pessoas se acostumaram ainda mais a comprar pela internet e ter os itens entregues na porta de casa, hábito que continua mesmo agora com as flexibilizações de circulação. Sendo assim, as transportadoras estarão em busca de mais caminhoneiros para dar conta da demanda das entregas.

Além disso, há também a expectativa de aumento no licenciamento desses modelos, que está previsto para atingir 2,3 milhões de unidades, representando um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior, também impulsionado pelas transportadoras especializadas em e-commerce, que estão aumentando suas frotas para atender a grande quantidade de pedidos.

Resultados do primeiro trimestre

Foto: Unsplash - Josh Miller

E, todas as expectativas que falamos, e que começaram desde o início de 2022, já estão se tornando realidade. Apenas no primeiro trimestre do ano, a venda de caminhões já cresceu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que os modelos leves representam 9,49% desse crescimento.

Entre as montadoras que mais apresentaram vendas nos primeiros três meses do ano, estão a Volkswagen/MAN, que obteve 29,94% do mercado, seguida pela Mercedes-Benz com 27,66% e a Volvo, com 19,49% de fatia de mercado. Iveco e Scania completam o top 5 com uma participação de  9,81% e 6,85%, respectivamente.

E, esse aumento nas vendas dos caminhões leves em 2022 vem também com uma maior taxa de produção desses veículos que, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), cresceu cerca de 7,5% apenas nos primeiros meses do ano.

Para saber mais sobre as principais novidades e expectativas da indústria dos caminhões e áreas correlatas basta acessar sempre o Planeta Caminhão! Sempre publicamos as últimas informações, com qualidade para os apaixonados por esses automóveis.

Fontes de pesquisa

https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/venda-de-caminhoes-avanca-39-no-1o-trimestre-de-2022-veja-o-ranking/

https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/producao-de-caminhoes-cresce-75-no-brasil-em-janeiro-de-2022/

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/01/06/fenabrave-projeta-crescimento-de-46percent-no-mercado-de-veiculos-novos-em-2022.ghtml

https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/mercado-de-caminhoes-deve-seguir-crescendo-em-2022/

https://www.usinagem-brasil.com.br/16783-como-ficara-o-mercado-de-caminhoes-em-2022/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/anfavea-preve-alta-moderada-de-producao-e-vendas-de-veiculos-em-2022/

Marina Pádua

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.