O mercado de caminhões entrou no ano de 2022 atendendo as expectativas de muitos otimistas do setor. Claro que para alguns o crescimento poderia ser maior, mas, diante do mercado de veículos, por exemplo, o crescimento de 3,9% no 1º trimestre de 2022 já é um belo resultado. Mas quem está comemorando mesmo é a Iveco que fechou o primeiro trimestre de 2022 com 10,4% de participação de mercado.
Com isso, a marca de origem italiana conquista o inédito 4ª lugar no ranking de montadoras de caminhões, resultado que vem buscando desde 2010 e também, no decorrer dos 25 anos de presença no mercado brasileiro. Em outras palavras, a Iveco emplacou 3.374 caminhões e comerciais leves (furgão e chassi-cabine) entre janeiro e março de 2022.
O resultado histórico veio após a montadora, pela primeira vez, alcançar participação acima de 10% no mercado e superar a tradicional Scania, que caiu para a quinta colocação, com 5,87% das vendas. A Iveco acredita que a produção de caminhões deverá, em 2022, retornar aos volumes de 2014, considerando os veículos acima de 3,5 toneladas. Veja abaixo:
Fonte: MA8 Consulting/Divulgação
A conquista é motivo de comemoração sim, mas segundo especialistas do setor, o maior desafio da Iveco agora é se manter nessa posição. De acordo com Orlando Merluzzi, sócio gestor da MA8 Management Consulting Group, empresa referência em inteligência de mercado e especialista no setor automotivo, haverá uma reação do mercado a esse movimento da marca, principalmente por parte da Scania, na tentativa de recuperar a posição.
Portfólio recheado: maior oferta de caminhões
Independente dessas previsões, é preciso reforçar a persistência da Iveco, que em 2018 acelerou o movimento para chegar aos 10% de participação de mercado. Foi quando a marca implementou uma completa renovação de sua linha de produtos, e da oferta de serviços. Nessa época, a marca apresentou no Brasil sua linha de cavalos-mecânicos para atuar no segmento de entrada dos pesados, o Hi-Road, substituindo o Stralis.
Os novos caminhões trouxeram, além de desenho e acabamento atualizados, uma ampla lista de itens de série. Com essas mudanças, o novo motor ficou até 7% mais econômico que o antecessor, segundo a Iveco. Trata-se do FPT Cursor nas versões de 9 litros, que gera 360 cv de potência e 153 mkg de torque, e de 13 litros, com potências de 400 cv e 440 cv e torque de 194 mkgf e 229 mkgf.
Novo Iveco Hi-Road 440. Foto: Divulgação.
Outra mudança importante promovida pela Iveco foi em 2020, quando lançou melhorias na família Tector, que também foi ampliada. Até então, a família contava com caminhões semipesados, mas como parte da reformulação, o Tector ganhou representantes nas categorias de leves, médio e pesados, entre versões rígida e trator. E nesse caminho, a Iveco expandiu a gama semipesada. Assim, aproveitou o espaço deixado pela Ford, que tinha bastante representatividade no segmento, mas abandonou o mercado.
Ainda em 2020, a Iveco apostou nos segmentos de semileves e leves com a linha Daily. Primeiro, a fabricante lançou as novas versões furgão e chassi cabine, com os mesmos atributos e desenho do modelo europeu. No segmento, a Iveco conquistou boa reputação, principalmente por causa da versão chassi-cabine, reconhecida por sua robustez.
A Iveco apostou em caminhões vocacionais e como resultado, nos três primeiros meses de 2022, a marca vendeu 453 unidades do Tector, sendo 240 semipesados. Ainda como parte da mudança na oferta da linha Tector, a Iveco emplacou um grande sucesso entre os médios, a versão 11-190. Assim, no primeiro trimestre deste ano, o caminhão conquistou a segunda posição de vendas no segmento, com 287 unidades vendidas, o que representa 10,66% de participação de mercado.
Investimentos mostram resultados
Stand da Iveco. Apresentação do vasto portfólio. Foto: Divulgação.
Como resultado de todos esses movimentos, a Iveco celebra os bons números de desempenho. A marca italiana segue colecionando bons números, como o crescimento de 70% em 2021 na comparação com 2020. Para se ter uma ideia, no ano anterior, as vendas do mercado avançaram 43% no mesmo período. Dessa forma a empresa entregou mais de 22 mil caminhões no ano passado, algo que não ocorria desde 2011.
Aliás, para deixar ainda mais claro a importância desses números, durante todo o ano de 2020 a marca cresceu 30%. E nesse mesmo ano, tão marcado pela chegada da pandemia, o mercado recuou 11% e deixou muitas montadoras com o sinal vermelho em alerta, já que paralelo a isso, o mundo passava pela crise de semicondutores.
Iveco Hi-Way 2021. Foto: Divulgação
No ano de 2022, além de subir uma posição no market share, a Iveco alcançou posições nos rankings por segmentos, como o Iveco Hi-Way 480 6x4 (Hi Way 800S48TZ), com participação de 3,16% e 10ª colocação no ranking da categoria de pesados.
Entre os modelos leves, a quinta colocação é do IVECO Tector 9-190. Já entre os médios mais vendidos, o IVECO Tector 11-190 registrou o terceiro lugar. E na categoria semipesados, a Iveco aparece em 6º lugar com o IVECO Tector 240.
Iveco Tector 24-280 6x2. Foto: Divulgação
A Iveco anunciou no começo do ano que vai investir R$ 1 bilhão em suas operações na América Latina. Os recursos serão aplicados até 2025 e de acordo com a empresa, 60% do montante vai ser aplicado no desenvolvimento de novos produtos. Nessa lista se incluem veículos que atendam a Fase 8 do Conama (Euro 6), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2023. De acordo com Orlando Merluzzi, uma das grandes virtudes da Iveco é sua ampla oferta de veículos, que oferece desde vans e furgões a caminhões extrapesados.
Para dar suporte aos clientes da Daily, e das linhas Tector, Hi-Road e Hi-Way, a IVECO conta com uma rede de 77 pontos de atendimento, de norte a sul do Brasil. Além disso, a montadora disponibiliza cinco opções de planos de manutenção, dos leves aos extrapesados, que têm como vantagem a previsibilidade de custos, com parcelas fixas mensais, o alto padrão de atendimento nas concessionárias da marca e a disponibilidade de peças genuínas e NEXPRO.
E você estradeiro, já dirigiu um Iveco? Gosta dos veículos da marca? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com seus colegas do trecho.
Fonte: Blog da Carboni
https://blogdacarboni.com.br/2022/04/12/iveco-supera-scania-e-conquista-10-do-mercado-de-caminhoes-no-brasil/
Fonte: Exame
https://exame.com/negocios/iveco-anuncia-investimentos-de-r-1-bilhao-na-america-latina-ate-2025/
Fonte: Transporte Mundial
https://transportemundial.com.br/iveco-2021/
Pamela Emerich
Comentarios