Nós já estamos por dentro da vida dos caminhoneiros aqui no Brasil, sabendo as principais vantagens e desafios da profissão no país. Mas como será que é a rotina profissional dessa categoria em outros países do mundo? Hoje, vamos te mostrar um pouco sobre como é a vida dos caminhoneiros nos Estados Unidos e mostrar as principais diferenças nos países de um mesmo continente. Confira abaixo!
Quanto ganha um caminhoneiro nos Estados Unidos?
Essa pode ser a maior diferença entre a categoria aqui no Brasil e na América do Norte. Lá, a remuneração para esse serviço é bastante alta e pode ficar entre U$55,000 e U$70,000 dólares ao ano, o que corresponde em algo próximo de R$ 345.562,00 ao ano na conversão atual, mas já há empresas pagando mais do que isso para atrair novos profissionais.
Mas, essa é uma novidade antiga, já que era comum as transportadoras não oferecerem muitos incentivos financeiros para seus funcionários, o que gerava uma alta rotação de profissionais. Nos últimos anos, elas começaram a mudar esse padrão e passaram a fornecer bons salários, bônus e benefícios, para tentar reter melhores profissionais por mais tempo.
Mercado de trabalho na atualidade
Apesar dos altos salários, a categoria dos caminhoneiros passa por uma grande crise nos Estados Unidos, atualmente. Segundo o Census Bureau, Departamento do Censo dos Estados Unidos que funciona de forma parecida com o nosso IBGE, concluiu que faltam mais 65 mil profissionais desse ramo no país e que em dez anos esse déficit pode se agravar ainda mais.
Isso acontece, principalmente, pelo envelhecimento da frota, já que os caminhoneiros mais antigos estão começando a se aposentar e também ao fato da rotina ser muito rigorosa nesse trabalho, com jornadas de até 60 horas por semana, além do fato de passarem muito tempo na estrada longe de suas famílias, o que afasta os potenciais candidatos.
Para tentar evitar um crise de abastecimento, o país inclusive diminuiu os requisitos de idade mínima para dirigir os veículos de transporte, que antes era de 21 anos e passou para apenas 18, incentivando pessoas mais jovens a se envolverem na profissão e mantendo as entregas em dia, já que grande parte da economia do país é escoada pelas estradas.
Além disso, há também a incerteza sobre a profissão, já que nos Estados Unidos já são utilizados caminhões autônomos para o transporte de carga, bem como drones e outras formas de transporte de mercadorias, fazendo com que novos profissionais fiquem receosos ao adentrar para a categoria, que pode sofrer bastante com o avanço das tecnologias no futuro.
E, com a falta de mão de obra americana, os estrangeiros têm bastante espaço nesse mercado que chega a ser representado por 40% de estrangeiros, sendo 32% da América Central (México), 14% da Ásia e 11% da América do Sul.
Trabalhar como caminhoneiro nos Estados Unidos
Com a alta taxa de vagas disponíveis, essa pode ser uma profissão atrativa para quem quer tentar a sorte na América do Norte. Se você está com essa ideia, saiba que é possível, mas pode ser bastante trabalhoso e o processo também costuma ser burocrático e demorado. Mas, caso você esteja certo da sua decisão, vamos te contar como fazer para ir trabalhar como caminhoneiro nos Estados Unidos.
Antes de começar a fazer as malas é preciso encontrar uma empresa que esteja disposta a te contratar e patrocinar o seu Work Permit EB-3, que é o visto de trabalho para os estrangeiros. Ao encontrar uma empregadora, ela cuidará das demandas burocráticas envolvendo as comprovações perante o governo americano e você terá apenas que seguir as orientações passadas pela embaixada.
Depois disso, é imprescindível conseguir a sua Commercial Driver’s License (CDL), que é a carteira de motorista americana que permite fazer o transporte de carga. Lá, esse processo é bem mais simples que no Brasil e leva, em média, 15 dias.
Além disso, para aqueles que desejam trabalhar nos Estados Unidos é de suma importância saber falar inglês. Não há a necessidade de ser fluente no primeiro momento, mas saber comunicar o básico da sua vida e profissão é o ideal. Para isso, invista em um curso ainda no Brasil para não passar nenhum sufoco quando chegar lá.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vida dos caminhoneiros fora do Brasil? Então fique ligado no portal do Planeta Caminhão que sempre publicamos matérias mostrando sobre a profissão em diferentes locais do mundo. Acesse e confira!
Marina Pádua
Comentarios