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O Rei da Estrada: Volvo Titan L935 foi pioneiro da marca no Brasil

O Rei da Estrada: Volvo Titan L935 foi pioneiro da marca no Brasil

O que não falta na história dos caminhões no Brasil são clássicos. Desde os primeiros pesados lançados no país, até aqueles mais recentes que já se tornaram verdadeiras paixões, os caminhoneiros brasileiros colecionam histórias vividas com os pesados em diversos momentos da história do país e de sua própria vida. Uma das boas histórias a se contar é a do Volvo Titan, caminhão que assinalou o nome da marca no mercado do país.

A história da Volvo no Brasil começou no ano de 1933, quando os primeiros caminhões importados chegaram por aqui. A marca, até então nova, fundada por Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, em 1926, na Suécia, queria abrir novos mercados por conta da recessão na Europa, que estava aumentando no período entre guerras. O sucesso aqui foi tão grande que, logo em 1936, a Volvo do Brasil foi estabelecida como importadora.

Nos anos 1950, já com o mercado automotivo brasileiro em plena expansão, chegaram por aqui os caminhões que ficaram marcados pela resistência e baixa manutenção, como o L385 “Viking” e o L395 “Titan” que era conhecido como “SuperVolvo”. Essa verdadeira lenda das estradas foi um dos primeiros a incorporar os motores Turbo Diesel, que na época era algo totalmente inovador. Motores a gasolina e motores a diesel rudimentares com pré-câmara de combustão estavam sendo substituídos por eficientes motores a Diesel de injeção direta.

O clássico Volvo L395 Titan fabricado pela empresa sueca Volvo Trucks apresentava um motor com muito mais eficiência do que os disponíveis à época e também tinha maior capacidade para o combustível, suportando 9,6 litros, 150cv e alto torque, contra os 8,6 litros do modelo anterior. Além disso, o novo motor tinha um equipamento especial chamado Turbo Compressor, conhecido atualmente como Turbo (sim, esses mesmos utilizados hoje).

A Volvo foi pioneira nos modelos com Turbocompressor e com o surgimento de motores mais fortes e mais eficientes, contribuindo para o surgimento de caminhões maiores e mais pesados e atendendo, assim, às necessidades da época. Em 1954, o caminhão foi equipado com novas tecnologias, freios a ar e sistema de freios de ar comprimido, o que facilitava a frenagem segura de uma composição com reboque e a direção hidráulica, muito importante para o bem-estar do motorista.

Foi, principalmente, com esse modelo, que a marca Volvo se tornou referência de força e potência na época, o que não mudou muito nos dias de hoje, não é mesmo?! O Volvo Titan L395 foi o primeiro grande caminhão lançado pela empresa e passou por algumas atualizações ao longo dos anos, como os lançamentos do L495, em 1959 e o L4951, em 1964, com a implementação do controle dianteiro e cabines equipadas com um sistema de suspensão de borracha.

A produção dessa linha durou cerca de 20 anos, entre 1951 e 1973, e foram produzidos mais de 39.500 exemplares desse grande e inesquecível caminhão. Sua principal função quando foi lançado era atender às necessidades do transporte de longa distância e das operações exigentes em canteiros de obras. Na época, com poucas estradas asfaltadas, os pesados eram figura fácil rodando o Brasil, de norte a Sul. A durabilidade mecânica e de suspensão asseguravam uma rodagem por milhares de quilômetros sem necessidade de manutenção.

Somente nos anos 1970 quando os militares lançam o Programa de Benefícios para Estímulo às Exportações (Befiex) e quando praticamente todas as grandes montadoras já estavam estabelecidas por aqui há um bom tempo, que se abriram as portas para novos fabricantes de veículos. A Volvo decidiu abrir a fábrica em Curitiba e fez a estrutura seguindo os moldes da empresa na Europa sempre com foco no pós-venda e na logística para garantir disponibilidade de peças de reposição.

Os modelos da Volvo se davam bem com as estradas brasileiras, até então primitivas e com pouca estrutura. Se adaptavam aos modelos de trabalho existentes, como transporte de cargas para a construção civil e, especialmente, para a indústria agro e alimentícia, que encontrava nas rodovias a solução para um melhor escoamento de produtos. Hoje em dia, é muito raro ver esse caminhão pelas estradas do Brasil, já que o modelo era importado e na época já havia alguns outros modelos de produção nacional.

O primeiro caminhão Volvo 100% brasileiro chegou em 1980, na II Brasil Transpo, e foi o modelo N10. Apresentado em duas distâncias entre eixos (6,0 e 6,6 m), com cabine simples ou leito, tinha o mesmo motor turbo do ônibus, porém configurado para montagem vertical, além de seis cilindros em linha com cabeçotes individuais, camisas removíveis, 260 cv, 96 kgfm de torque e ventilador acionado a termostato.

Atualmente a Volvo lidera o mercado de caminhões pesados com o FH 540, figura entre as principais montadoras do país e está sempre presente na lista de caminhões mais potentes do mundo. Aliás, o modelo Volvo FH 16 750 esteve muitos anos no pódio desse ranking, sendo o mais escolhido pelos cantores sertanejos, por exemplo, que rodam pelas estradas com os instrumentos e equipamentos para os shows.

E você estradeiro? Já ouviu o ronco do motor de um modesto “SuperVolvo”? Sobre qual clássico você quer saber mais? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com seus colegas de trecho. Até a próxima!

Pamela Emerich

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