O mercado dos caminhões tem um grande desafio para os próximos anos: produzir cada vez mais pesados que não utilizem diesel. Praticamente, todas as montadoras do mundo já têm projetos, em produção ou não, de caminhões que utilizam combustíveis alternativos ou elétricos. Entre os mais recentes lançamentos está o Volvo FH 100% elétrico, que chamou a atenção de profissionais do setor de transportes da Europa.
No teste de autonomia, que mede quanto o caminhão consegue rodar com uma só carga, a nave surpreendeu. O caminhão foi testado em condições reais, na chamada "Rota Verde", na Alemanha, carregado com peso bruto total (PBT) de 40 toneladas e rodou 343 km antes de recarregar as baterias. De acordo com a Volvo, esse resultado foi melhor do que o esperado, pois o FH elétrico tem autonomia de cerca de 300 km.
A “Rota Verde” é um trajeto de 343 km de comprimento, especialmente usada para testar caminhões de diferentes fabricantes em uma ampla gama de condições, pois inclui uma variedade de autoestradas, terrenos montanhosos e estradas mais estreitas. No teste, o caminhão foi capaz de cobrir a distância a uma velocidade média de 80 km/h e terminou o percurso com alguma energia sobrando, o alcance total é estimado em 345 km.
O Volvo FH Electric é um dos três novos modelos de caminhões elétricos da Volvo Trucks: é o modelo de alta carga para o transporte urbano. O Volvo FH Eletric 4x2 cravou autonomia 14,33% maior que a especificada pela fabricante. Para isso, o caminhão conta com baterias de 490 kW de potência contínua. Seu motor elétrico gera cerca de 660 cv, de acordo com dados da marca. Ou seja, além de ser frugal, o modelo é muito potente.
Outro ponto muito interessante é a performance da nave. O consumo de energia foi cerca de 50% menor do que no caso da versão diesel do mesmo modelo FH. O consumo de energia é de 1,1 kWh/km, o que indica que o caminhão consumiu mais de 377 kWh no trajeto. E isso é muito bom, pois as baterias do mercado variam de 180 kWh a 540 kWh (2-6 baterias individuais) e as frotas devem ser capazes de selecionar um modelo com o tamanho certo da bateria para uma determinada aplicação.
Quem realizou o teste do pesado foi o jornalista alemão Jan Burgdorf, especialista em caminhões. Em entrevista, ele garantiu que os motoristas vão ficar surpresos com a facilidade de dirigir e como o pesado responde bem. Quem gosta de ouvir aquele ronco forte do Volvo pode ficar um pouco decepcionado. Apesar de potente, a versão elétrica do Volvo FH é bem silenciosa, mas também é mais ágil que um caminhão a diesel. A Volvo Trucks diz que, ao incluir um carregamento curto durante a hora do almoço, deve ser possível dirigir até 500 km por dia.
Veja mais detalhes do Volvo FH Eletric, modelo de alta carga para transporte urbano de cidade:
Alcance: até 300 km (reboque trator 4x2).
Capacidade da bateria: 180-540 kWh, 2-6 baterias.
Peso da Combinação Bruta: até 44 toneladas.
Configurações do eixo:
Trator: 4×2, 6×2, 6x4.
Rígida: 4×2, 6×2, 6×4, 8×2, 8×4.
Todos os eixos estão suspensos pelo ar.
Taxi: cabine baixa para dormir, taxi adormecido, taxi Globetrotter, taxi Globetrotter XL.
Linha de condução: 2-3 motores elétricos, câmbio I-Shift.
Desempenho: potência contínua de até 330-490 kW (450-666 cv).
Tempo de carregamento:
(carga completa): 9,5h com AC (43 kW) trifásica.
2,5h com DC (250 kW).
Elétricos são a aposta da Volvo Trucks para o mercado.
No começo de 2022, a Volvo anunciou que até 2030 metade das suas vendas de caminhões serão elétricos. A virada de chave vai ser a produção geral dos modelos FH, FM e FMX Electric na Europa, no segundo semestre deste ano. Os modelos menores Volvo FL e FE Electric estão disponíveis na Europa desde 2019, enquanto na América do Norte, a empresa iniciou a produção da Volvo VNR Electric em 2021. Este modelo recebeu recentemente atualização de alcance e carregamento.
No Brasil, porém, a Volvo ainda não revelou seus planos em relação à eletrificação. O país é o segundo maior mercado da marca no mundo, entretanto, não possui a infraestrutura necessária de recarga para caminhões elétricos. Mas, quem conhece a Volvo sabe que quando chegar por aqui, com certeza vai ser para buscar o topo do mercado.
E você, estradeiro, ficou com vontade de dirigir um desses? Quando chegar ao Brasil, vai querer fazer um test-drive? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com seus colegas do trecho!
Pamela Emerich
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