Em uma coletiva de imprensa que reuniu vários especialistas do setor, a Mercedes-Benz lançou a nova linha Street 315 CDI, com o motor a diesel de quatro cilindros OM654, que promete fazer a diferença nessa categoria. Com o motor considerado pela marca como sendo o mais eficiente do país, o modelo apresenta menor consumo de combustível em relação ao seu antecessor. A nova geração de vans, furgões e chassis da linha Sprinter, passam a oferecer padrões ainda mais elevados de qualidade. Os veículos estarão disponíveis nos concessionários a partir de maio.
Os modelos da nova linha superam todos os requisitos de emissões PROCONVE L7, atingindo nota “A” do IBAMA nesse aspecto, além de proporcionar melhor performance operacional, principalmente em trechos urbanos e mistos, para entregas mais rápidas e seguras. O modelo também conta com menor emissão de poluentes e maior potência, agora com 150 cv (+5%) e torque de 34,7 kgf.m (+3%), se comparado ao anterior.
O novo motor apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e 11% em trechos rodoviários com relação a sua última versão. Esses dados são medidos conforme portaria do Inmetro, mas o consumo pode variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso, como a aplicação do veículo, rota, condição climática, velocidade de condução, combinação de carga e qualidade do combustível.
Entrando mais a fundo no conceito do desenvolvimento desse motor, a engenharia considerou para sua produção quatro requerimentos principais, para que um motor construído do absoluto zero pudesse ter algo realmente diferenciado e perceptível no ponto de vista operacional. O motor oferece uma ótima relação de potência, com redução de peso e ao mesmo tempo, com baixo nível de atrito e com máximo desempenho.
A geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menores vibrações. Visando reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE®.
Diferente do motor antecessor, que era um bloco de ferro fundido, o bloco desse motor é todo de alumínio e todos os componentes que fazem parte da construção matriz do motor são todos em alumínio e isso traz uma redução de peso significativa para o motor base, e contribui também para que todo sistema que arrefecimento que existe no motor seja melhor aproveitado.
O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões. Ou seja, EGR mais SCR combinados, dadas as novas leis de emissão. O motor já equipa veículos na Europa, inclusive automóveis (G-Class). Além disso, a transmissão manual de 6 velocidades, já conhecida do mercado por sua robustez, permanece inalterada em toda a linha Sprinter.
Os novos motores agora terão um "lado quente", que é justamente um sistema de pós tratamento dos gases de escape, que são reaproveitados através do sistema chamado EGL, que é um sistema de recirculação dos gases de escape, para que seja possível aproveitar parte deles na própria dinâmica do motor. Otimizando esse espaço e trazendo componentes com maior eficiência e robustez, o modelo conseguiu um melhor posicionamento do motor, em relação a parte dos conjuntos periféricos.
Falando um pouco mais sobre o conceito de desenvolvimento desse novo motor, é preciso voltar um pouco atrás e relembrar o modelo antigo. O motor antecessor era bastante diferente, principalmente no sistema de escapamento. Lembrando que o principal ponto de mudança em relação a esse modelo, e onde a empresa consegue ter excelência, é em relação aos novos limites de emissões. Essa questão foi desenvolvida ainda no início do projeto, oferecendo uma tecnologia de tratamento aos gases de escape.
Falando sobre os detalhes da parte interna, os motores possuem uma tecnologia chamada de balanceador Lanchester, que contribuiu para suavizar a rotação do motor. Numa dinâmica de alta performance, é necessário que toda dinâmica do caminhão trabalhe na melhor sincronia possível, e essa tecnologia atua para melhorar o trabalho do pesado e ao mesmo tempo, uma otimização na montagem dos periféricos. Com isso, o motor consegue ser melhor posicionado em conjunto com transmissão.
Por ser um novo motor e apresentar um conceito diferenciado, nesse novo layout foi possível desenvolver um sistema mais compactado, para além de atender aos novos limites, também trazer alguns recursos para aumentar a performance do motor. O modelo antecessor era bastante diferente, principalmente no sistema de escapamento. Lembrando que o principal ponto de mudança em relação ao modelo antigo, e onde a empresa consegue ter excelência, é em relação aos novos limites de emissões. Essa questão foi desenvolvida ainda no início do projeto, oferecendo tratamento aos gases de escape.
A tecnologia dos dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, representa mais um marco na evolução dos propulsores a diesel. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe. Os balanceadores Lanchester do Sprinter são os primeiros entre todos os veículos comerciais leves do mercado, o que mais uma vez confirma o pioneirismo da Mercedes-Benz.
Outra novidade está na mudança de nomenclatura dos veículos, que segue um padrão já antigo. A descrição já faz uma referência ao PBT do veículo e a sua potência. Então, enquanto a linha antecessora era 314 CDI, onde o primeiro dígito faz referência ao PBT de 3,5 t, e o 14 faz referência a potência de 143 cv. No novo modelo, a nomenclatura mudou para 315 CDI, mantendo o 3 como referência ao PBT que não mudou, mas alterou para 15, representando a potência de 150 cv.
A nova linha Sprinter Street tem previsão de estar disponível em todos os concessionários da marca a partir de maio, com o preço público sugerido a partir de R$ 239.600,00 para os modelos Sprinter Truck e a partir de R$ 249.000,00 para os veículos Furgões. Os modelos apresentados na coletiva são os primeiros com o novo motor, que veio para o processo de homologação. Se você deseja conhecer mais de perto esses modelos, a empresa está planejando o inicio dos Test-Drives para a primeira quinzena de Abril, para que todos tenham a oportunidade de testar a dinâmica da nova linha.
“A nova linha Street com o motor OM654, oferece uma performance superior com mais economia e é a combinação perfeita para um motor mais eficiente e robusto, com mais agilidade e conforto em todas as demandas dos clientes”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Marco histórico: 25 anos de Sprinter no Brasil
Em agosto deste ano, a Sprinter completa 25 anos no mercado brasileiro. O veículo está agora em sua terceira geração e já foram vendidas mais de 150 mil unidades no país, confirmando a consolidação do modelo no Brasil pela sua grande oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas.
A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico da marca ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio e, hoje, essa designação representa uma categoria inteira de veículos. No Brasil, o lançamento do produto foi em 1997, com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga, distribuição urbana e prestação de serviços.
A atual geração fez sua estreia no país no final de 2019, com maior valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance. Como resultado, a linha Sprinter oferece o melhor custo/benefício da categoria e apresenta um portfólio com 87 configurações, contando com uma ampla rede de concessionários e serviços qualificados de Pós-Venda para atender as demandas dos clientes.
Pamela Emerich
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