Brasil e Argentina têm uma longa história de rivalidade em várias áreas, seja no esporte, na música ou na história. Mas, quando o assunto envolve os pesados, os hermanos são bem parecidos com os brasileiros e, inclusive, têm participação ativa no mercado brasileiro de importação. Apesar de serem dois países completamente diferentes em termos de tamanho, topografia e número populacional, as principais montadoras do mundo, que também têm fábrica no Brasil, são os preferidos no mercado argentino.
Volkswagen, Volvo, Scania, DAF e Mercedes-Benz têm fábricas no Brasil e exportam para os países vizinhos, enquanto a Iveco possui fábrica na Argentina, em Córdoba, e no Brasil, em Sete Lagoas (MG). O país latino é um assíduo importador de caminhões do Brasil, por causa de acordos de comércio internacional e também porque o Brasil encontra muitas dificuldades de ser competitivo em outros mercados.
O mercado de caminhões na Argentina em 2021 encerrou com 21.800 unidades, equivalente a pouco mais do que três meses de vendas no Brasil. O mercado argentino vem passando por uma crise, que atinge diversos países pelo mudo, e, no ano passado, registrou uma queda de 18,9% em relação a 2019, quando comercializou pouco mais de 26 mil unidades. No ranking geral, o Tractor é o caminhão mais vendido no mercado argentino.
Em um contexto animador para o mercado em 2022, a Associação dos Concessionários da República Argentina (ACARA) informou que as vendas de veículos pesados cresceram 36,7% em 2021. O modelo Tector 170E28 foi o caminhão mais vendido no país, com 880 unidades emplacadas. Vale destacar que, durante o ano de 2020, esta gama foi totalmente renovada com tecnologia de ponta, que serviu para consolidar seu crescimento.
A montadora se mantém há 11 anos na liderança no segmento acima de 16 toneladas, o que representa um grande resultado, já que o mercado argentino é extremamente competitivo, assim como no Brasil. Porém, para a Iveco, as vendas dos modelos Tector, Stralis e Hi-Way são bem maiores lá e lhe deram a liderança do mercado Argentino com 26% de participação. Enquanto que no Brasil, as vendas somadas desses três modelos de caminhões representaram 2.202 unidades emplacadas. No mercado argentino, ela entregou 5.377 unidades.
Quando analisamos a linha Daily, as vendas invertem. A Iveco emplacou 3.382 Daily no Brasil e 2.038 unidades da mesma família em 2021. A liderança da Iveco está na somatória das vendas de outros modelos que não aparecem entre os dez mais vendidos
Outra marca que se destaca em terras hermanas é a Scania. A unidade argentina da empresa divulgou recentemente os dados referentes às suas vendas durante o ano de 2021 no mercado nacional, no qual a montadora apresentou um crescimento de 31% no segmento de pesados (modelos acima de 300 cavalos de potência).
Em semipesados e pesados, foram emplacados 282 caminhões, marco que fez a empresa alcançar a liderança com 23,6% de market share. Quanto ao segmento de leves e médios, foram emplacadas 128 unidades, o que nos conferiu o primeiro lugar com participação de mercado de 40,5%. Outro destaque também da montadora no país vizinho é a marca de 50 caminhões a gás vendidos, chamados na Argentina de “Green Efficiency” que são modelos a GNL ou a LNG.
A Mercedes-Benz Argentina chegou a alcançar o primeiro lugar em vendas de caminhões no país com o emplacamento de 410 unidades em março de 2021. Esta é uma conquista muito especial para a Empresa que, após 18 anos, conquistou a liderança em todos os segmentos de caminhões.
Em 2021, a Argentina vendeu no mercado interno 10.562 veículos pesados (caminhões + ônibus, pois a estatística não separa esses segmentos lá), enquanto que o Brasil vendeu 89.678 caminhões no mercado brasileiro e exportou 13.243 unidades, o equivalente às exportações de um dia apenas da indústria chinesa.
Confira os dez caminhões mais vendidos na Argentina:
E aí estradeiro, você sabia que o mercado argentino de caminhões era tão parecido com o do Brasil? Enquanto no Brasil, a Mercedes e Volks disputam a liderança, na Argentina a Iveco domina, principalmente com o Tector 170E28. Você já dirigiu esse caminhão? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com seus amigos do trecho!
Pamela Emerich
Comentarios