Destaque

20 marcas de caminhões famosas pelo mundo que não estão no Brasil

20 marcas de caminhões famosas pelo mundo que não estão no Brasil

Algumas das marcas mais famosas do mundo nunca chegaram a rodar nas estradas do país

O mercado brasileiro de caminhões é bastante aquecido, com forte concorrência em torno de 18 marcas. Nosso mercado é muito importante no mundo, sendo o principal em algumas montadoras, como a Scania, e até mesmo Mercedes-Benz. Das marcas licenciadas para rodar no país, quase 1/3 é de origem chinesa e as demais europeias e americanas, além de uma 100% nacional.

Fuso - Japonesa, pertence a Daimer AG

Mas, se olharmos para o mercado internacional e compararmos com o nosso, podemos perceber que ainda existem muitas marcas de renome que circulam fora de nossas fronteiras, mas nunca colocaram seus produtos para vender por aqui, mesmo que algumas tenham fábricas a poucos quilômetros do Brasil.

C&C trucks - Empresa chinesa, pertence a CIMC

O mercado brasileiro sempre foi muito específico e voltado para o transporte rodoviário de cargas. Isso motivou muitas empresas a se instalarem por aqui, mas algumas estrangeiras tiveram dificuldades, principalmente comerciais, de emplacar seus caminhões. Além disso, questões relacionadas à legislação de trânsito brasileira, que limitam o comprimento do veículo de para-choque, peso, espaço na cabine, eixos etc, dificultam a chegada de novas marcas no Brasil.

Hino - Japonesa, pertence ao grupo Toyota

Por ser um mercado muito bem consolidado, a grande maioria das marcas não se veem motivadas a modificar seus veículos buscando uma maior aceitação no país e as montadoras já firmadas por aqui possuem a estrutura necessária para que os caminhões produzidos sejam para atender totalmente as demandas brasileiras. Algumas atendem apenas determinadas categorias, como a Hyundai, JAC e Foton que estão no Brasil, mas apenas com alguns modelos leves.

ISUZU - Empresa Japonesa

Para que uma nova marca se instale no país e passe a vender seus caminhões, é preciso um planejamento bem elaborado, com diversos estudos de mercado para evitar prejuízos. E, mesmo assim, por ser um mercado muito atraente, algumas empresas se aventuraram e não conseguiram se firmar, como foi o caso da chinesa Sinotruk, que até esboçou um bom resultado, mas não conseguiu acompanhar a concorrência no país.

Renault Trucks - Marca francesa que pertence ao grupo Volvo

No mercado brasileiro de caminhões atualmente, temos à disposição as seguintes marcas: DAF, Foton, Hyundai, Iveco, Mercedes-Benz, MAN, Scania, Volkswagen, Agrale, Peterbilt, Effa (JBC/JMC), International, JAC, BYD, Sinotruck, Shacman e Volvo. Algumas montadoras integram grupos empresariais que quase ninguém imagina: conheça de modo corporativo os fabricantes que atuam no Brasil.

Kamaz - Empresa da Rússia

Algumas das mais importantes marcas de caminhões do mundo que ainda estão fora do Brasil é a Renault Trucks, por exemplo. A marca francesa não pertence ao Grupo Renault-Nissan, que distribui automóveis no país, mas sim à divisão de caminhões da Volvo, que é independente da montadora de automóveis, nas mãos da chinesa Geely.

Mack - Norte americana, pertence ao grupo Volvo

Outra marca conhecida é a americana Mack, que produz vários caminhões de porte médio e pesado. É uma das marcas mais comentadas entre os brasileiros quando se fala em caminhões estrangeiros. Também é conhecido por modelos de construção civil e mineração. Os modelos Titan e Super Liner, por exemplo, são verdadeiras casas sobre rodas. A empresa também pertence à Volvo.

Wester Star - Empresa norte-americana, pertencente a Daimler AG

A também americana Freightliner é famosa, mas assim como as marcas citadas acima, também pertence a outro gigante do mercado de caminhões, a Daimler. Ela tem como destaque os modelos Columbia (foto) e Cascadia, grandes estradeiros com cabines bastante espaçosas.

Tatra - Empresa da República Tcheca

A Kenworth, empresa norte-americana que pertence ao grupo Paccar, é uma das marcas mais vendidas no mundo, com grande sucesso nos EUA e Canadá. Quando está no Brasil para exposições, os modelos da marca fazem sempre o maior sucesso, mas a visita para por aí, nada de circular pelas estradas. A Western Star é a empresa que produz caminhões para o exército americano e teve um de seus caminhões representado nos filmes Transformers, muito populares em todo o mundo, e pertence a Daimler AG.

Peterbilt - Empresa norte-americana, que pertence ao grupo Paccar

Em 1996, sentindo-se atraída pelo potencial do mercado brasileiro e seguindo a trajetória da compatriota Navistar, que acabava de chegar ao país em associação com a gaúcha Agrale, a Western Star enviou delegação técnica ao país com vistas a eventual produção local. A empresa manteve contatos com a Randon, visada como sua eventual parceira, com a Cummins e com fabricantes de eixos e transmissões, porém não deu continuidade às negociações.

Freightliner - Empresa Norte Americana, pertence a Daimler AG

Na China, existem vários fabricantes de caminhões, que é difícil ter um número exato de fabricantes. Porém, as mais famosas se destacam pelo mundo, mas sem caminhões por aqui. A FAW, com sua linha Jiefang de visual agressivo; a Dongfeng, com seus modelos mais convencionais em estilo; a C&C, que tem estilo europeu e pertence à Chery (que também tem a Karry), além das que nós já conhecemos e cujas fábricas logo estarão produzindo aqui: JAC, Foton e Sinotruk.

Navistar - Empresa norte-americana, que pertence ao grupo Traton

Outra grande fabricante de caminhões longe das estradas brasileiras é a Kamaz, bastante conhecida em todo o mundo e que ainda tem planos de produzir veículos no país. Além da marca russa, uma outra grande fabricante de caminhões se expande pelo mundo, a Tatra Motors, cujos produtos são frutos da parceria com a Mercedes-Benz no passado.

DongFeng - Empresa Chinesa

A coreana Daewoo tem veículos no Brasil, mas nenhum caminhão. No Japão, apenas Toyota, Honda, Suzuki e Subaru não produzem caminhões. Além das marcas mais conhecidas, como a Isuzu (que dá origem aos caminhões Chevrolet na América Latina) e Nissan Diesel, que sempre se destacam na mídia internacional, eles têm também a Mitsubishi Fuso, que pertence a Daimer AG, a Hino, pertence ao grupo Toyota, a Komatsu (aqui mais conhecida por suas empilhadeiras e veículos de construção civil) e a Daihatsu.

UD Trucks (antiga Nissan Diesel) - Montadora Japonesa, pertencente ao grupo Volvo

Se apenas as marcas que citamos aqui decidissem entrar no país, mesmo que apenas as marcas independentes, ou seja, fora aquelas que fazem parte de grandes grupos automotivos como Daimer AG, Paccar, Volvo, haveria um bom acréscimo de fabricantes no mercado nacional, porém, a demanda não suportaria muito mais marcas no momento.

Kenworth - Empresa norte americana, que pertence ao grupo Paccar

E você, amante do pesado, gostaria de ver algumas dessas marcas circulando por aqui? Quais desses gigantes você gostaria de dirigir? Participe com a gente e compartilhe com seus amigos do trecho.

Pamela Emerich

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.