Treinamento online da Mercedes-Benz ensina conceitos e dá dicas de boas práticas de manutenção.
A primeira certeza que todo caminhoneiro deve ter é a de que a nave, em algum momento, vai precisar de manutenção. E isso não é escolha do profissional, porque estamos falando de uma máquina: uma hora vai apresentar algum problema se não for bem assistida e devidamente operada.
Mas o que o caminhoneiro pode escolher é a decisão de quando fazer e de que forma fazer a manutenção, já que a questão principal é que a máquina não pode parar. Afinal, o caminhão não foi feito para quebrar na rua, mas para ser o ganha pão de muitos profissionais pelo país. Parar o veículo significa colocar em risco as entregas e estratégias do cliente, falhar com o entregador ou colocar a carga em risco, principalmente se for frigorificada.
Dificuldades também surgem pela necessidade de utilizar regularmente o veículo, afinal, alguns dias de manutenção significam perder fretes que, ao final do mês, têm um impacto significativo em seu rendimento. Isso sem falar nas quebras em lugares ermos, longe de tudo, sem sinal de celular, sem postos próximos, longe dos amigos do trecho, de casa e da família. Você sabe como é isso, não é?
Existem três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. A corretiva é um serviço realizado na existência de um problema técnico, quando o veículo já apresenta componentes em estado avançado de desgaste. É a manutenção mais cara, devido a recorrência de peças substituídas e serviços realizados. É o tipo de manutenção que indicamos evitar.
A manutenção preventiva acontece antes que algum problema apareça, examinando o desgaste individual e coletivo das peças e conjuntos, para determinar onde um problema poderá ser identificado. Essa manutenção exige disciplina da gestão, que deve respeitar o calendário com regularidade, porém, ajuda muito na extensão da vida útil dos caminhões, aumento da durabilidade dos componentes internos e previsibilidade da ociosidade planejada.
Já a manutenção preditiva conta com uma série de dispositivos sofisticados para o diagnóstico dos problemas, examinando o caminhão com um nível ainda maior de detalhamento quando comparado à, já eficiente, preventiva. Sua principal vantagem é a análise profunda do real estado de cada componente e a garantia quase absoluta de previsibilidade, reduzindo os problemas a praticamente zero.
Além da perda de faturamento, a manutenção adequada do caminhão diminui o risco de danos à integridade física dos caminhoneiros e outros motoristas que trafegam nas estradas. Mas, apesar de serem responsáveis pelo transporte de 60% das mercadorias brasileiras, os preços de mão de obra e de peças de reposição são proporcionalmente altos, fazendo com que os caminhoneiros utilizem seus veículos até o limite e gastem mais tempo e dinheiro para arrumar o gigante.
Há uma estimativa de que, só no ano de 2020, circularam pelas rodovias brasileiras mais de 2,5 milhões de veículos pesados. Se considerarmos a dimensão do Brasil, cada um desses caminhões percorre uma média de 10.000 a 15.000 km por mês. Ou seja, parte da rotina desses profissionais é vivida na estrada e para que não tenham nenhum transtorno em suas rotinas é necessária uma boa manutenção preventiva do caminhão.
Desprezar a necessidade de manter o caminhão em perfeitas condições de funcionamento não deve ser uma opção, já que rodar até o comprometimento de algum componente importante do motor ou da fuselagem representa um prejuízo ainda maior do que um ou dois dias de manutenção e, pior que isso, pode representar acidentes graves.
E ainda tem a questão do imprevisto ligada às más condições das estradas e rodovias brasileiras que comprometem (e muito) o bom funcionamento do caminhão, aumentando as chances de acidentes. Considerando que o transporte de carga é a principal fonte de renda da maioria desses profissionais, fica claro que deixar o veículo parado por causa de problemas mecânicos ou apreensão fiscal é um grande prejuízo para o caminhoneiro.
A manutenção tem tudo a ver com segurança, já que boa parte dos acidentes poderia ser evitada caso o veículo estivesse com “tudo no lugar”. Para garantir que as viagens sejam tranquilas e sem surpresas desagradáveis é essencial que o caminhoneiro entenda a importância da manutenção preventiva e insira esse cuidado, e conhecimento, em sua rotina. Diante desta realidade, fica fácil perceber que a manutenção é a única forma de prevenir que todos esses problemas aconteçam.
Pensando em todos esses fatores, a Mercedes-Benz criou o programa Estrela das Estradas e organizou em uma plataforma online tudo o que o caminhoneiro precisa saber sobre conceitos de manutenção de caminhões, sobre os tipos de manutenção existentes e como programá-las, além de apresentar quais itens merecem ser revisados regularmente.
Conhecimento é a alma do negócio
Quem ganha a vida nas estradas não pode deixar de cuidar regularmente de seu caminhão e, por ter uma manutenção bastante complexa, diferente de um veículo de passeio, o veículo de carga requer alguns conhecimentos e cuidados específicos, além de apresentar inúmeros componentes e uma mecânica muito mais complexa.
E pensando na necessidade de capacitação dos motoristas, o programa Estrelas das Estradas traz uma jornada de conhecimento para ajudar os caminhoneiros a terem melhores resultados na sua operação, entendendo melhor conceitos mecânicos, conceitos de manutenção, detecção de falhas, comportamento empreendedor, entre outros temas que, de forma online e totalmente gratuita, capacitam e aprimoram os guerreiros e guerreiras das estradas.
A plataforma reúne diversos conteúdos, separados em duas temporadas, e divididos em módulos que se complementam e trazem clareza para os alunos. Quem se cadastra no ambiente online, encontra informações necessárias para todo motorista de caminhão de um jeito simples e objetivo. Então, não precisa ter medo de não entender o conteúdo. Quem ministra o treinamento é o apresentador Sérgio Kaskanlian, nosso mestre aqui do Planeta Caminhão.
O caminhão é, praticamente, um segundo lar para o caminhoneiro. E como em sua casa, o ideal é não ter nada danificado ou com mau funcionamento. Se você está em falta com a manutenção do seu caminhão, aprenda as melhores práticas e garanta o melhor funcionamento e economia. Se está em dia com a manutenção, confira o treinamento e aplique as dicas em seu dia a dia. Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos do trecho.
Pamela Emerich
Comentarios