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Novidades do setor: primeiro caminhão movido a GNL no Brasil é da Scania

Novidades do setor: primeiro caminhão movido a GNL no Brasil é da Scania

A operação inicial será realizada em rota dedicada no interior de São Paulo, a partir de fevereiro.

Tem novidade sustentável entre as naves da Scania! A fabricante, que é pioneira na produção de caminhões movidos a gás no Brasil, já havia apresentado em 2019 o primeiro caminhão a gás natural veicular (GNV) e biometano do país e, agora, inova mais uma vez e lança no Brasil os primeiros caminhões movidos 100% a GNL (gás natural liquefeito). É a primeira vez que caminhões com este tipo de combustível alternativo são vendidos no país.

A Scania comercializou a compra dos cinco primeiros caminhões movidos a GNL com a com a empresa Morada Logística, uma operadora logística com ampla experiência em transporte de cargas dedicadas e focada em utilizar uma frota mais sustentável. As unidades serão entregues ao longo de 2022 e a operação inicial será feita a partir do mês de fevereiro, numa rota dedicada no interior de São Paulo. Além dos caminhões GNL, a empresa também adquiriu outros 25 caminhões Scania para abastecer com gás (natural e/ou biometano).

A agenda da sustentabilidade no setor de transportes segue em foco para a marca, que superou os 600 caminhões movidos com gás comercializados. Desse número, metade está rodando e a outra metade será entregue em 2022. Líder na venda de veículos pesados movidos com gás metano, a empresa teve 2,8% das suas vendas voltadas para esse segmento em 2021.

A venda de veículos a gás ainda representa um percentual pequeno, mas o Brasil já está na metade do caminho ou até um pouco mais, se comparado com o desenvolvimento de motores a gás na Europa. A Scania destaca que o número representa praticamente a mesma participação em um mercado onde o gás está bastante desenvolvido.

A Morada Logística foi a primeira empresa a testar em condições reais de uso os caminhões Scania movidos a gás. De lá para cá, foram mais de 400 mil km rodados entre o interior de São Paulo e Santos ajudando a validar os equipamentos, que hoje fazem parte da frota da companhia. O modelo escolhido para compor a nova frota é o R 410 6×2, com carreta três eixos espaçados.

Além dos equipamentos movidos a gás, a empresa também investiu recentemente na aquisição de caminhões elétricos, que hoje atuam em Campinas nas operações de carga fracionada. A principal vantagem do GNL é dar mais autonomia ao caminhão. A autonomia pode chegar a 1200 ou 1300 km, ou seja, o triplo da versão GNV, cuja média é de 400 km. Cargas de larga distância deverão ser os principais mercados a adotar o GNL.

“Demos mais um passo histórico, desta vez com a Morada Logística. A Scania assumiu com muita responsabilidade o desafio de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A primeira venda de caminhões movidos a GNL mostra o amadurecimento da Morada na preocupação com a sustentabilidade e com a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo uma solução que trará muitos benefícios para sua operação”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

As versões GNV e GNL são aptas a usarem também o biometano, em qualquer proporção, ou seja, são veículos flex. No Brasil, já ocorreram importações de caminhões a gás natural, mas a produção local é inédita, diz a empresa. A matriz sueca do grupo produz esse tipo de veículo desde 2014. Para a produção no Brasil foram feitas adaptações, como reforços para uso em terrenos mais severos.

Hoje, os principais desafios do caminhão a gás estão nos pontos de abastecimento. No caso dos caminhões da Morada Logística, o abastecimento é feito através de parceria com um fornecedor que disponibiliza GNL para a empresa, que montou um ponto de abastecimento em sua própria estrutura, possibilitando que o equipamento seja utilizado em rotas específicas.

"Com mais de 500 equipamentos próprios e 60 milhões de quilômetros rodados por ano, entendemos a nossa responsabilidade e queremos contribuir com a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas. Investir em veículos menos poluentes está entre as nossas apostas de negócio", explica André Leopoldo, CEO da Morada Logística.

Segundo a Scania, seus caminhões pesados movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos.

Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão. 

Na sustentabilidade, a Scania tem um planejamento fundamentado nos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes. 

Mais do que ajudar na redução da contaminação ambiental, caminhões a gás se destacaram por serem capazes de proporcionar significativa vantagem econômica. A expectativa de quem já aderiu esta novidade é alcançar algo em torno de 30% em economia com combustível, sem contar, é claro, a diminuição do impacto ambiental, que pode chegar até 90% com o biometano.

O que você achou da novidade da Scania? Muito bom poder reduzir os impactos que os gases causam no meio ambiente, não é? Em tempos em que a inovação é a arma para se manter à frente no mercado, novidades são sempre bem-vindas. E nós, estamos aqui para contar tudo para vocês. Fiquem ligados em nossas redes e até a próxima!

Pamela Emerich

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