Destaque

História das Rodovias: saiba qual rodovia se tornou a melhor do Brasil

História das Rodovias: saiba qual rodovia se tornou a melhor do Brasil

Rodovia SP-320 foi apontada como a melhor estrada do país, em pesquisa da CNT

Em um país de dimensões tão grandes como o Brasil, as estradas que cortam os estados levam histórias de um lado para o outro, mas também, guardam em suas pistas a sua própria história, que está internamente ligada com o desenvolvimento de um estado e até mesmo de todo um país. Nossas estradas ligam todas as regiões do Brasil, de norte a sul, a leste e oeste e deixam um legado de desenvolvimento e urbanização.

As estradas brasileiras trouxeram acessos e diminuíram enormes distâncias, tudo em prol da industrialização e de mais velocidade nos transportes, principalmente no volume de cargas entre um Estado a outro, ainda feito por trens ou até mesmo por animais. Em 30 de dezembro de 1926, o doutor Carlos de Campos, então presidente do Estado de São Paulo, assinou a lei que criou a Diretoria de Estradas de Rodagem, diretamente subordinada à Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas da época.

(Mapa Rodoviário 1936 - arquivo DER)

A cargo desta diretoria ficaram todos os serviços técnicos, administrativos, de expediente, para estudos, projetos, orçamentos, locação, construção, reconstrução, conservação, melhoramentos, fiscalização e outros relativos a todas as estradas de rodagem do Estado de São Paulo. Uma administração ainda no seu início, já que as rodovias ainda estavam sendo implantadas e a sua maioria, ainda sendo estudadas.

Passados alguns anos, em 1934, já sob outra política estadual, o então interventor federal no Estado de São Paulo, doutor Armando de Salles Oliveira, assinou um outro decreto,  agora criando o Departamento de Estradas de Rodagem, subordinado diretamente ao Secretário de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas. Foi então que se seguiu um crescente período de avanços no segmento, com aumento considerável na malha rodoviária do Estado de São Paulo. Grandes e importantes obras foram executadas nos anos que se seguiram, pelas Divisões Regionais do DER e em 1943 iniciaram-se as desapropriações para construção da rodovia Washington Luís.

Mapa das Divisões Regionais

O DER se tornou então uma Autarquia, em dezembro de 1946, por meio do Decreto assinado por outro interventor federal em São Paulo, José Carlos de Macedo, que passou a dar prioridade total para a construção de estradas que ligassem todas as regiões do Estado com outros lugares do Brasil. As primeiras estradas de concreto passaram a ganhar forma em 1947. Para atender as necessidades do projeto de integração do interior paulista, foi assinada uma resolução 1948, criando as primeiras Divisões Regionais do DER nas cidades de São Paulo.

Rodovia Euclides da Cunha

Coube às divisões criadas pelo DER construir, conservar e manter a malha rodoviária e dar apoio aos 645 municípios do Estado de São Paulo e, assim, mais rodovias foram sendo criadas e inseridas nas divisões, que também precisaram aumentar, alcançando os limites estaduais com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, os dois primeiros eram na época via de entrada e saída de minério e produtos agrícolas.

A rodovia foi gradativamente pavimentada, sendo que no final da década sua ligação com a cidade de São Paulo era toda pavimentada. Na década de 80, em decorrência da demanda de transporte rodoviário, o volume de trânsito aumentou exponencialmente, iniciando daí os estudos para a duplicação do trecho sob circunscrição da DR.9. Assim, no ano de 1988 foi licitada a duplicação dos 88 km, tendo sido as obras concluídas em 1989.

Nesse mesmo período, para melhorar ainda mais o tráfego do noroeste paulista rumo ao Centro-Oeste brasileiro e aproveitando outras rotas que se abriram na mesma direção, foi criada a SP-320, denominada de Euclides da Cunha. A rodovia representa um importante elo de ligação entre o centro do país, mais especificamente o Estado de Mato Grosso do Sul e a capital do Estado. É uma das mais importantes rodovias do Brasil, possuindo características que representam a moderna engenharia rodoviária.

A rodovia Euclides da Cunha tem início em Rubinéia e Porto Presidente Vargas, na divisa com Mato Grosso e seus 185 km de extensão vão até Mirassol, que se localiza no norte do estado, a 453 km da cidade de São Paulo e a 15 km de São José do Rio Preto. Se tornou a principal via de acesso entre a região noroeste do Estado de São Paulo e as regiões leste do Estado de Mato Grosso do Sul e sul do Estado de Goiás. Pela SP-320 trafegam, na média dos diversos trechos da rodovia, cerca de 10.000 veículos por dia e beneficiando diretamente mais de 500.000 pessoas.

Na extremidade oeste da rodovia, a ligação com Mato Grosso do Sul se faz pela Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná. Essa ligação com o Sistema Ferroviário Nacional e, também, com a Hidrovia Tietê – Paraná, favorece a intermodalidade entre os sistemas de transporte e, portanto, o escoamento de bens, especialmente das grandes safras agrícolas. Os principais pontos de passagem da rodovia são Mirassol - Votuporanga - Fernandópolis - Santa Fé do Sul - Div. MS (Ponte Rodoferroviária).

A ligação da SP-320 com o restante do Estado de São Paulo é feita através da conexão com a Rodovia Washington Luiz (SP-310) e com as Rodovias SP-461 e SP-463, constituindo importante ligação também entre os Estados de Minas Gerais e Paraná. As conexões com essas e outras rodovias dão à Euclides da Cunha características especiais de corredor estratégico no noroeste do Estado de São Paulo, representando trecho essencial na interligação do centro-oeste do país com o Porto de Santos.

Rodovia Euclides da Cunha tem ótima avaliação em pesquisa CNT pelo segundo ano consecutivo

De acordo com uma pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que avalia a qualidade das rodovias brasileiras em 2021, a SP-320, de administração pública, ficou em primeiro lugar no ranking das 10 melhores estradas do país, à frente da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), sob concessão privada. Foram avaliadas três características para o consenso do ranking: pavimento, sinalização e geometria da via. O levantamento mostrou também que 74,2% dos entrevistados classificaram as rodovias federais concedidas como ótimas ou boas.

Apesar de o levantamento mostrar que os trechos rodoviários concedidos, de uma maneira geral, estão mais bem cuidados, a Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), localizada no interior de São Paulo, foi considerada a melhor rodovia do Brasil, conforme divulgação do ranking geral. Uma outra curiosidade é que todas as 10 rodovias listadas pela CNT são paulistas. A pesquisa levou em consideração os quase 11 mil quilômetros sob competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Rodovia Euclides da Cunha foi duplicada na região de Rio Preto

Atualmente o DER-SP é uma Autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes que tem a função de administrar o sistema rodoviário, integrando as rodovias municipais e federais, elaborar normas e especificações técnicas para o setor rodoviário e interagir com outros meios de transporte, com o fim maior de atender ao usuário.

Duplicação

Em 2011, foi anunciada a duplicação da rodovia. A primeira parte da rodovia duplicada foi entregue em novembro de 2013: Votuporanga, Valentim Gentil, Meridiano, Fernandópolis e Estrela D'Oeste, do km 523,2 ao km 546,1 e depois do km 546,1 ao km 567,5. O investimento foi de 204,2 milhões para toda a duplicação.

Confira abaixo o ranking geral das melhores rodovias do Brasil segundo a CNT:

1º lugar: SP-320

A Rodovia tem início em Rubinéia e final em Mirassol e conta com 185 km de extensão. Administrada pelo DER, sua jurisdição é estadual e apesar da gestão pública, seu estado de conservação é considerado ótimo. Vale ressaltar que é a única pública no Top 10.

2º lugar: SP-348

Com início em Cordeirópolis e final em São Paulo, a segunda colocação é muito mais conhecida como Rodovia dos Bandeirantes. Tem 157 KM de extensão e também conta com jurisdição estadual, porém, sua gestão é privada: 78 km são administrados pela  CCR AutoBAn. O estado de conservação também é considerado ótimo.

3º lugar: SP-225

A terceira melhor rodovia é a SP-225 com 225 km de extensão. Atravessando desde Itirapina até Santa Cruz do Rio Pardo. Ao longo da sua extensão ela troca de nome: Rodovia Deputado Ciro Albuquerque, Rodovia Deputado Rogê Ferreira, Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano, Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó.

4º lugar: SP-334

Também conhecida como Rodovia Cândido Portinari, a SP-334 tem 89 km de extensão, com início em Cristais Paulistas e final em Ribeirão Preto.

5º lugar: SP-280

A Rodovia Presidente Castelo Branco, também denominada de Rodovia do Oeste, é uma das principais rodovias da capital paulista. Tem início em Santa Cruz do Rio Pardo e final em São Paulo, contando com 303 KM de extensão cruzando com a BR-374.

6º lugar: SP-075

Com início em Campinas e final em Sorocaba, a SP-075 conta com 78 km de extensão. Liga os municípios de Sorocaba, Itu, Salto, Indaiatuba e Campinas e recebe diversos nomes ao longo de seu trajeto, o mais conhecido é Rodovia Santos Dumont.

7º lugar: SP-300

Também conhecida como Rodovia Marechal Rondon, tem início em Castilho e final em Jundiaí, além de ser a maior rodovia do Top 10, contando com 608 km de extensão e cruzando a BR-145, BR-262 e BR-267. Recebe este nome no município de Itu, ligando municípios como Porto Feliz, Tietê, Laranjal Paulista, Conchas, Botucatu e outras cidades.

8º lugar: SP- 308

Chamada de Rodovia do Açúcar, a SP-308 se chama oficialmente Comendador Mário Dedini e com seus 83 km de extensão é a segunda menor do Top 10, com início em Charqueada e final em Salto. Atende aos municípios de Itu, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Rio das Pedras, Piracicaba, Santa Olímpia, Recreio, Paraisolândia e Charqueada.

9º lugar: SP-330

A Rodovia Anhanguera, ou anteriormente denominada Via Anhanguera, se inicia em Igarapava e finaliza na capital de São Paulo. Tem 441 km de extensão, sendo assim a segunda maior rodovia no Top 10. Desde o ano de 2013 figura na lista de mais bem conservadas rodovias do país e faz parte do sistema BR-050, que liga Brasília a Santos.

10º lugar: SP-147

É uma rodovia transversal do estado de São Paulo, administrada pelo DER-SP e pelas concessionárias Intervias, Renovias e Rodovias do Tietê. Com início em Itapira e final em Piracicaba, a SP-147 tem diversos nomes ao longo dos seus 89 km de extensão e fecha o ranking das 10 rodovias em melhor estado no Brasil.

E aí estradeiro, você concorda com esse ranking? Conhece bem as estradas desta lista? Conta aqui para a gente qual estrada você acha que deveria estar nesse top 10, se é que não está! E não deixe de compartilhar com seus amigos do trecho.

Pamela Emerich

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.