Destaque

Caminhões mais vendidos no mundo: quais são os top dez na Rússia?

Caminhões mais vendidos no mundo: quais são os top dez na Rússia?

Potentes e robustos, caminhões russos foram preparados para suportar as grandes nevascas do país

A Kamaz (fábrica de automóveis do Rio Kama) é uma das fabricantes russas mais reconhecidas no mundo. Seus caminhões não transportam apenas carga, mas também são usados no exército, na polícia russa e ao mesmo tempo foram campeões em vários ralis DAKAR. O primeiro caminhão projetado pela marca foi o 5320, considerado o seu caminhão mais popular, até hoje é possível cruzar com vários pelas estradas russas.

                                                   

Kamaz 5490

E, vamos combinar, que para rodar na Rússia, o bichão tem que ser forte. O país passa por longos períodos de nevasca e o transporte rodoviário precisa se manter ativo. Por isso, os caminhões russos, muito inspirados nos primeiros modelos utilizados pela União Soviética, são muito robustos, potentes e prontos para qualquer parada: estrada, minas ou até mesmo a guerra.

A Rússia é bastante conhecida pelos seus modelos militares, que de fato movimentaram a indústria durante a Segunda Guerra, entre 1940 a 1945, e os designers soviéticos estavam com pressa de atender às necessidades da indústria na época. A produção nacional cresceu, outras empresas se instalaram e, atualmente, os modelos mais recentes dos caminhões russos KAMAZ, por exemplo, são exportados para a Europa, China e países do norte da África.

O Kamaz 5490 foi o modelo mais vendido em 2021, seguido pelo Kamaz 43118 e Gazon Next. O modelo 5490 manteve a liderança praticamente durante todo o ano, alcançando um aumento de 46,9% nas vendas comparado ao ano passado. Inclusive, em 2021, o caminhão ficou em segundo lugar entre os mais vendidos, perdendo somente para o KAMAZ 43118.

Kamaz 43118

Já o Kamaz 43118 sempre está nas listas de mais vendidos na Rússia, alternando entre a primeira e segunda posição. A máquina foi líder de vendas em 2020, com 5.592 unidades vendidas, mas viu a linha mais moderna da marca passar na frente em 2021. Mesmo assim, apontou um aumento de 17,2% de aumento nas vendas, com 7.601 unidades.

Figurando entre os cinco caminhões mais vendidos na Rússia em 2021, está o GAZ Gazon Next, que sustenta a terceira colocação do ranking, tanto em 2020 como em 2021. O modelo teve 6690 unidades vendidas no país, com um aumento de 34,7% nas vendas.

GAZ Gazon Next

Na lista de mais vendidos, além de mais dois modelos da Kamaz, o 65115 e o 6520, também estão na lista o Volvo FH, o Mercedes-Benz Actros, o MAN TGX, o Scania P e o DAF Trucks XF Series. O mercado russo de caminhões mostrou ótimo resultado em 2021. Com 97.925 novos caminhões vendidos, cresceu 31,0% em 2021.

Kamaz 65115

Entre as montadoras, mais uma vez a Kamaz manteve a liderança do mercado russo, com 36% de participação no total. O volume de vendas da marca equivale a 35.140 unidades, 26,6% a mais que o valor do ano anterior. A líder é seguida pela GAZ, com 9.402 veículos (+37,8% ano-a-ano). O top três ainda tem a Scania, com 7.124 unidades (+44,6%). A Volvo com 5.629 unidades (+25,4%) e a MAZ com 5.410 (+44,5%) são as restantes marcas dos cinco primeiros.

Volvo FH - Russo

Os caminhões estão por todas as partes do mundo e em cada lugar tem suas características adaptadas para aquele tipo de solo, trabalho e modo de vida. Na Rússia, os caminhões precisam de muita robustez e, como podemos ver, as marcas por lá não deixam a desejar. Mas, e em outros países pelo mundo? Você já imaginou quais são os mais vendidos na Índia, por exemplo? Então fica ligado aqui no Planeta Caminhão que vamos trazer os caminhões mais vendidos pelo mundo, tá certo? Até a próxima!

Confira abaixo os dez caminhões mais vendidos na Rússia:

Confira abaixo as montadoras com mais unidades vendidas na Rússia:

por Jornalista Pamela Emerich

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.