A música sertaneja e a vida do caminhoneiro estão muito ligadas, desde quando esses grandões começaram a se popularizar por aqui. Isso, porque na época, lá por volta de 1960, a viola caipira e as letras que retratam o sertão, a saudade de casa e a vida na estrada estavam sempre presentes nos encontros de caminhoneiros. É até difícil tentar dizer quem influenciou quem: se a música sertaneja influenciou o caminheiro ou se ele foi influenciado por este estilo de vida.
A verdade é que, hoje, tanto o sertanejo, quanto o caminhão, estão na raiz de nosso povo e representam uma história de luta, suor, trabalho e resistência. A vida na estrada é tema de centenas de músicas brasileiras e o caminhoneiro é retratado nas letras e no dia a dia dos cantores. Não é à toa que muitos deles têm fortes ligações com essas máquinas, que fazem parte das histórias e dos aprendizados.
Muitos cantores famosos da música sertaneja têm sua história ligada ao caminhão. Chitãozinho e Xororó, por exemplo, começaram a trabalhar ajudando o pai caminhoneiro numa serraria, a bordo da boleia, e entre shows e muita luta, foram progredindo até se tornarem grandes astros da música. Quando tiveram a oportunidade de comprar um caminhão para sua fazenda, optaram pela mesma marca do antigo caminhão do seu pai: um Ford.
O cantor Daniel era criança quando seu pai comprou o caminhão Ford para distribuir cachaça pela região de Brotas e também o acompanhava nas viagens. Hoje, tem um grande prestígio entre os caminhoneiros. Fabiano, da dupla com César Menotti, sempre é visto com uma máquina e diz que é motorista de caminhão nas horas vagas.
Outros criaram canções que marcaram gerações de caminhoneiros pelo país. Milionário e José Rico, Roberto Carlos e Christian e Ralf foram vozes responsáveis por cantar a vida do caminhoneiro e eram presença constante nos rádios e nas paradas. O cantor Donizeti, famoso pelo sucesso “Galopeira”, acabou trocando os palcos pela boleia. Hoje, ele é motorista de caminhão para a Prefeitura de Piracicaba.
Mas não são só os sertanejos das antigas que curtem a visão de cima da boleia. O cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, viralizou nas redes recentemente saindo da loja com um Volvo que era seu sonho. Ele, inclusive, criou uma página no Instagram para compartilhar sua vida na estrada: durante as férias, ele vai pilotar seu caminhão até Tocantins.
Chama Na Rodagem: caminhão seminovo de Zé Neto
Apaixonado por caminhões desde criança, Zé Neto sempre falou de sua paixão nas redes sociais e aproveita seu tempo livre para se dedicar a ela: ser caminhoneiro. É comum o cantor publicar fotos e vídeos em que mostra alguns dos caminhões de sua fazenda. Um semipesado Volvo 460 preto, muito bem conservado, é chamado até de “xodó” e sempre aparece nas viagens que o cantor realiza.
Mas parece que o xodó pode mudar. No final de janeiro, Zé Neto compartilhou em suas redes a realização de um sonho antigo. Ele comprou o caminhão seminovo Volvo FH 460 trucado, com tanque suplementar de 900 litros, na cor vermelha e adesivação decorativa em preto.
Zé Neto aparece no vídeo muito emocionado com a nova aquisição e agradece a todos os que, de certa forma, o ajudaram a realizar esse sonho. Ele até brinca que, enquanto muitos pensam em Ferraris, ele sonhava com uma outra máquina: "tem muito cantor famoso, muita gente no Brasil inteiro, que sonha em ter uma Ferrari, sonha em ter uma Lamborghini, sonha em ter um carrão. O sonho da minha vida era um dia montar em um trem desse aqui”, declarou o cantor.
A nave foi adquirida com rodagem de 64.000km, mas em excelente estado de conservação. Foi o próprio Zé Neto quem saiu dirigindo o FH 460 de Urupês, local onde comprou o veículo, em direção ao seu negócio de criação de bovinos. O cavalo mecânico, modelo 2021, será acoplado a uma carreta boiadeira e vai compor a frota de caminhões do cantor, empregado no transporte de gado.
O Volvo FH 460 6x2 Globetrotter comprado pelo cantor é ano 2021, com piloto automático, motor D13C, de 460 cv de 1 400 a 1 900 rpm de potência e torque de 235 mkgf de 1 000 a 1 400 rpm. Um caminhão equivalente ao adquirido por Zé Neto está sendo vendido por 650 mil reais no site da loja em que o cantor comprou o veículo. Mas, de acordo com o informado pela assessoria do cantor, o negócio teria sido sacramentado por 575 mil reais.
Segundo a esposa de Zé Neto, Natália Toscano, o cantor é apaixonado por caminhão desde criança e sempre que está sem seu período de férias, aproveita para fazer algumas viagens pelo Brasil. No início de fevereiro, o sertanejo saiu de São Paulo com destino ao Tocantins, levando cargas para sua fazenda de criação de gado. Para compartilhar o dia a dia na estrada, o cantor criou a página do Instagram @chamanarodagem, onde compartilha fotos e vídeos de encontros, paradas, da boleia e como é a rotina no trecho.
Parece mesmo que caminhoneiro e música sertaneja foram feitos um para outro, não acham? Uma das companhias do caminhoneiro é a moda de viola e uma boa música sertaneja, que nunca o deixam sozinho na estrada. E, você, também gosta de seguir sua viagem com uma boa música sertaneja? E se fosse com um caminhão tipo o do Zé Neto, hein? Mas conta aqui: qual é o caminhão dos seus sonhos? Compartilhe com seus amigos do trecho e até a próxima.
Confira o Vídeo de Zé Neto saindo com o Trucão Vermelho que acabara de comprar
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GgXK1tlDj_8)
Confira o vídeo dos caminhões da frota do cantor Zé Neto
Link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H_yelWIan0g
por Jornalista Pamela Emerich
Comentarios