Novas tecnologias e soluções modernas surgem a todo instante, exigindo que as empresas do setor de transporte de cargas estejam atentas e prontas para acompanhar o ritmo. Os setores produtivos do país são afetados pela tecnologia constantemente e além disso, os clientes também se atualizam e ficam cada vez mais exigentes.
Produtos lançados para facilitar o dia a dia, como Drones, caminhões autônomos, same day delivery, gestão inteligente e tecnologias para a segurança de dados estão entre as tendências para transporte de carga em 2022. Mas, entre as mudanças que vêm ocorrendo no setor, os caminhões inteligentes têm se destacado.
A principal expectativa do mercado é que os caminhões estejam o tempo todo conectados — com as empresas e com outros caminhões — trocando informações em tempo real sobre o transporte, inclusive imagens, com o uso de câmeras e um sistema de monitoramento embarcado adequado às necessidades da frota.
Isso não é bem uma novidade, já que a Scania fabrica caminhões com sistema conectado desde 2017. Mas a necessidade de melhorias e a adaptação ao rápido desenvolvimento tecnológico, transformou os caminhões em verdadeiros computadores sobre 4 rodas. As informações obtidas podem estar ligadas à localização, andamento da viagem e até mesmo ao monitoramento das rotas planejadas.
Basicamente, funciona assim: Na produção, o caminhão recebe um tipo de cabine com tecnologia diferenciada, que permite conexões via bluetooth e wifi. Assim, se instala no caminhão um aplicativo que faz a telemetria (leitura dos dados do veículo). Com isso é possível ver em tempo real a performance do caminhão, seus principais gastos e pontos de reparo.
Uma boa revisão do caminhão chega a ter 70 itens de checagem, por isso, a utilização do histórico de rodagem e a comparação com o desempenho de outros caminhões pelo mundo é tão importante para as transportadoras, por exemplo. A economia não é só nos valores de peças e combustível, mas também de tempo, e por esse motivo a inteligência de dados tem sido usada para criar programas personalizados de manutenção, aumentando ainda mais a performance do veículo.
Cerca de 7 a 10% dos custos totais de operação das transportadoras no país estão relacionados à manutenção da frota e a telemetria tem capacidade de reduzir esses gastos. A rentabilidade dos caminhões pode aumentar até 15% com a conectividade nos caminhões. Atualmente, quase 40% por cento dos gerentes de frota acreditam que os veículos conectados são um item obrigatório.
Uma das montadoras mais avançadas no quesito conectividade dos brutões é a Scania. Dos 100 mil veículos que colocou nas ruas do Brasil, 20% disso é conectado. No mundo, são 320 mil veículos conectados da montadora. O que mostra um potencial enorme de inteligência de dados e engenharia de trânsito.
O sistema de conectividade da Scania permite que um caminhão que trafega nas estradas do Brasil seja comparado a uma base de 380 mil veículos pelo mundo. Esses dados serão utilizados na criação de planos de manutenção específicos pelas montadoras às transportadoras e consumidores finais.
Ao invés de oferecer uma manutenção periódica, como se faz no sistema antigo de revisão, através dos dados coletados e de um algoritmo gerado, o próprio caminhão vai apontar quando chegar a hora da manutenção e o que vai ser preciso trocar. Com isso, o caminhoneiro que parava a cada 20 mil ou 30 mil quilômetros rodados, passou a rodar até 50 mil. Em 2021, a Scania chegou a 50 mil unidades de veículos conectados vendidos no país.
A Mercedes-Benz também é uma montadora que se destaca quando se fala em caminhões inteligentes. A empresa segue desenvolvendo novas tecnologias nos caminhões que permitem que sistemas sejam atualizados à distância A tendência é que a tendência é que os veículos fiquem cada vez mais conectados e inteligentes e não só passem informações, mas também recebam.
Um bom exemplo de caminhão conectado é o Novo Actros, da Mercedes-Benz, um dos caminhões com as mais avançadas tecnologias digitais e de automatização do mercado. Com base em telemetria, inteligência artificial e algoritmos, a Mercedes passou a oferecer um novo patamar de serviços e conectividade. Com eles o seu consumo de combustível foi reduzido em até 12% e, principalmente, seu custo de manutenção.
A mais recente novidade sobre caminhões conectados é da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que informou que a partir de março de 2022, os modelos Constellation 24.280, 24.330, 30.280, 30.330 chegam aos clientes com conectividade de série e se juntam aos cavalos mecânicos Constellation e Meteor e o caminhão elétrico da marca, o VW e-Delivery, que desde o ano passado já contam com o serviço.
Com a plataforma de serviços digitais da VWCO implementada, o cliente tem um ganho médio de rentabilidade de 15%. Esse saldo se conquista através da redução dos custos operacionais a partir do melhor gerenciamento do veículo e da frota em termos de manutenção, logística, reorganização de rotas e segurança, promovido pelo RIO.
“Nós acreditamos em um futuro de gestão de frotas altamente conectado, em que as informações são cruciais para o sucesso do negócio de nossos clientes, promovendo economia, eficiência, segurança e sustentabilidade. É isso que gradativamente temos provado aos frotistas e proprietários de veículos VW no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Que a tecnologia já é item obrigatório nos brutões isso não há como negar. E se for possível trazer redução de custos diários, melhor ainda. Unindo conforto, segurança e economia, o dia a dia no volante do gigante fica melhor, não é não? Mas conta aqui para a gente: Você gosta de toda essa tecnologia que os brutões têm recebido? Participe aqui com a gente e compartilhe com seus amigos.
por Jornalista Pamela Emerich.
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