Órgão do governo vai controlar os 1.877 quilômetros de rodovias federais no Estado
As praças de pedágio das rodovias federais do Paraná, operadas pelas concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte, Ecovia, Econorte, Viapar e Rodovia das Cataratas, foram desativadas no último final de semana, e os 1.877 quilômetros de rodovias paranaenses serão administrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que vai assumir a conservação até que uma nova concessão seja feita.
O controle do Governo Federal nas rodovias do Estado se deve ao fim dos contratos com as concessionárias das estradas federais no Paraná, o que causou o fim temporário das cobranças de tarifa. Uma nova licitação está prevista para ocorrer em 2022, mas ainda não foi informado mais detalhes sobre datas.
Para garantir a segurança dos usuários nas praças de pedágio, e evitar congestionamentos nas vias de acesso, o Dnit e a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o governo do estadual – por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e da Polícia Rodoviária Estadual – organizam soluções técnicas adequadas para melhorar o tráfego nesses locais.
Durante o período sem a cobrança de pedágio - já que há um bloqueio no acesso às cabines- caminhões, carros e motos precisam reduzir a velocidade e acessar as vias laterais das rodovias.
Nova concessão
O Ministério da Infraestrutura prepara a concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias paranaenses. O projeto das Rodovias Integradas do Paraná engloba os trechos que estão sendo absorvidos pelo Dnit. A modelagem da nova concessão já está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão e a assinatura de contato estão previstos para o primeiro semestre de 2022. A previsão é de que sejam investidos R$ 44 bilhões durante a vigência contratual.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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