Um estudo feito pela Associação Nacional do Transporte & Logística (NTC&Logística), apontou que o número de roubos de carga está caindo no Brasil. Houve 14.150 registros de ocorrências em rodovias e áreas urbanas do País em 2020. Ou seja, houve queda de 23% em relação a 2019, quando foram registrados 18.400 casos.
No entanto, o cenário é preocupante. Os prejuízos somam R$1,2 bilhão. Cuidados simples durante a viagem podem ser decisivos para inibir a ação dos bandidos e garantir uma viagem segura até o destino.
No geral, uma das principais orientações é o caminhoneiro montar um plano de viagem. Seguir um trajeto já sabendo os locais de paradas e onde ele vai parar para dormir, por exemplo. Segundo especialistas no assunto, são nas paradas que a maioria dos roubos acontece. Um bom planejamento garante uma viagem mais segura e evita lugares perigosos.
Outra dica preciosa é não dar detalhes da viagem para estranhos. Informações como o tipo de produto que está transportando, destino da viagem ou se o caminhão possui rastreamento, podem ser decisivas para uma conduta criminosa.
Quer mais dicas para prevenir o roubo da sua carga? Então confere abaixo.
Antes de pegar a estrada:
- Apresente-se no local do carregamento com o veículo abastecido.
- Nunca comente o tipo e o valor da carga com ninguém, nem a rota que você vai seguir.
- Evite parar em pontos de risco. Áreas metropolitanas costumam ser mais perigosas.
- Conheça bem o plano de viagem (ou rotograma): trajeto e pontos de parada obrigatórios (lugares de pernoite, de refeição e de abastecimento).
- Caso não tenha definido os postos de parada, dê preferência a lugares bem iluminados, com área de estacionamento e postos com bandeira.
- Certifique-se de que o rastreador e seus sensores estão funcionando para que a central de monitoramento possa acompanhar a viagem e ajudar, caso seja necessário.
- Se possível, viaje em comboio.
- Certifique-se de que o cliente vai receber as mercadorias no horário combinado.
Na estrada:
- Fique atento a veículos suspeitos.
- Reporte à central qualquer situação de risco.
- Se estiver sendo seguido, não tenha medo de apertar o botão de pânico. A central não vai bloqueá-lo, mas saberá que você precisa de ajuda.
- Não dê carona. Se alguém precisar de ajuda, avise a polícia ou a central de monitoramento.
- Não pare em lugares desertos ou no acostamento para bater pneu. Procure um local seguro, de preferência perto de um posto policial.
- Nunca fique numa situação em que o rastreador perca o sinal com a central, debaixo de marquises, por exemplo.
Na chegada ao destino:
- Pare o veículo numa área segura.
- Não aguarde dentro do caminhão parado.
- Ao sair e retornar ao veículo, observe atitudes suspeitas no entorno.
- Enquanto estiver parado para descarregar, solicite que a central bloqueie o veículo.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
Comentarios