Destaque

IPVA para caminhões: Saiba como calcular o valor

IPVA para caminhões: Saiba como calcular o valor

Fim do ano está chegando e com ele a preocupação com o pagamento do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Dessa forma, todo proprietário de carro, moto, ônibus, caminhão e outros incluídos na categoria de veículo automotor estão obrigados a pagar esse imposto.

Importância do IPVA

Muita gente confunde a destinação do imposto e entende que todo o dinheiro arrecadado pelo Governo é, obrigatoriamente, usado para construir e manter as estradas e as demais infraestruturas de trânsito. No entanto, por se tratar de um imposto, não tem uma destinação específica: sua função é estritamente fiscal. Ou seja, é uma forma de fazer caixa para a administração pública, embora também possa ser usado nas estradas.

Assim sendo, todo o dinheiro arrecadado pode ser usado nas obras que a gestão julgar mais conveniente ou relevante. Hoje, parte do valor é destinado ao Estado onde o veículo foi emplacado e a outra é repassada ao município.

Como calcular o IPVA do caminhão

Saber como calcular o IPVA não é uma tarefa difícil. A primeira coisa que você precisa saber é que a base de cálculo desse imposto é o valor venal do veículo. Normalmente, os estados consultam uma tabela, como a Fipe ou a Molicar, no mês anterior ao da emissão das guias de pagamento. Caso o veículo seja 0 km, a base de cálculo é o valor da nota fiscal.

Com base nesse valor, é aplicada uma alíquota. Esse percentual varia de um estado para o outro. Além disso, também pode haver diferença nas alíquotas das diferentes categorias de veículos.  

No caso dos caminhões, a alíquota varia entre 1% e 1,5%, dependendo do estado onde está emplacado. Para ficar mais fácil de entender, veja um exemplo.

Suponha que você possui um caminhão de valor venal de 120 mil reais e está emplacado no estado de São Paulo. Como em SP a alíquota do IPVA para caminhões é de 1,5%, o imposto desse caminhão será de:

(120.000 x 1,5) / 100 = 1.800 reais.

Por outro lado, se esse mesmo caminhão estivesse emplacado em Minas Gerais, onde a alíquota para caminhões é de 1%, o cálculo seria este:

(120.000 x 1,0) / 100 = 1.200 reais.

Perceba que o ano do veículo não influencia, mas sim o seu valor de mercado e o local de licenciamento — a não ser que ele seja antigo o suficiente para entrar na isenção por idade.

IPVA 2022

Em 2022 o imposto deve ser mais caro do que foi em 2021 porque o preço dos carros aumentou: o valor do carro zero quilômetro subiu, em média, 25% enquanto dos usados a valorização foi cerca de 30%. Esses dados são de outubro de 2020 a setembro deste ano, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.