Destaque

Caminhões Tatra serão lançados no Brasil ainda em 2021

Caminhões Tatra serão lançados no Brasil ainda em 2021

Caminhões Tatra apresentados no Paraná, em Junho foram importados pela empresa da Europa, e serão usados para testes e demonstrações no Brasil.

Os fãs de caminhões podem ficar contentes, porque teremos brutões novos nas estradas brasileiras. Os caminhões Tatra Phoenix 6×6, em versões com motores Euro 5 e Euro 6 e com tração 8x8 que chegaram ao Brasil em junho para homologação, em breve circularão por aí. A fábrica brasileira foi levantada em 2020 e o lançamento de seus primeiros caminhões estava previsto para setembro de 2021, mas não foi possível devido a alguns atrasos em razão do lockdown na fábrica e, falta de componentes.

Os caminhões Tatra começaram a ser vendidos ainda esse ano, mas por enquanto, modelos que têm chegado por CKD, com peças trazidas ainda de fora. A produção local vai começar a partir de 2022. Após o período de homologação e testes finais, a fabricante da República Checa está na fase final da produção dos dois modelos que serão lançados, em Ponta Grossa, no Paraná. Assim, depois desta etapa, ambos estarão disponíveis para a venda. Algo que deve ocorrer a partir da metade de novembro. A informação foi dada pelo diretor de marketing da TatraBras, Eduardo Padilha.

Contudo, esses caminhões que compõem a linha Phoenix não serão os únicos modelos ofertados no País. Ou seja, depois que a fábrica estiver pronta, outras linhas da marca entram em produção local. Mas como a Tatra precisa homologar todos os modelos que produz, começou pela gama Phoenix, a linha mais comercial. Na Europa, o Phoenix está equipado com uma cabine DAF e um motor Paccar. De qualquer forma, a previsão é de que a produção nacional ocorra a partir de 2022.

Além do que já está sendo investido e produzido pela empresa, ela também se encontra como beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná: a companhia está investindo mais de R$ 100 milhões no Brasil. Os estudos e negociações estão acontecendo há três anos, porém, o protocolo de intenções com o governo do Estado foi de fato assinado somente em setembro de 2020.

A Tatra Brasil desperta muita curiosidade. Primeiro por ter sido fundada há 170 anos. Logo, está entre as fabricantes de veículos mais antigas do mundo. Com a alta tecnologia de seus veículos, o que em caminhões inclui chassi, suspensões e eixos mais robustos, a fabricante se posicionou no mercado Europeu como uma produtora de soluções especiais.

Foco da Tatra no Brasil

Para escolher os modelos que seriam lançados no Brasil, foi levado em consideração a legislação vigente e a rapidez para validar os veículos aos padrões brasileiros para lançamentos. O primeiro modelo que vai ser homologado é o 6x6 nas versões Euro 5 e Euro 6. Dessa forma, com o Renavam e outros documentos necessários, esses veículos já podem rodar. Para começar o quanto antes a operação no país, a empresa homologou a linha Phoenix, mas ela não será o carro-chefe.


A DAF compartilha com a Tatra uma série de componentes, como as cabines, que são do modelo CF

Mas apesar da homologação dessa linha, a empresa também tem a estratégia de introduzir no país um caminhão com uma solução inovadora ao que se tem no momento. Esses modelos foram eleitos com base nas necessidades. A Tatra produz caminhões com trações que partem de 6x6 até 18x18 e não há veículos com essa tração no País. A empresa reforça que deseja trazer todas as suas linhas e para isso, estuda como se adaptar ao mercado brasileiro.

Os caminhões Tatra são aguardados pela mineração, pois fornecem caminhões traçados, e incluindo as versões de 6x6 até 18x18. Mas além disso, também está sendo analisado pela marca produzir localmente caminhões de defesa. Assim, a fabricante tem a expectativa de atender parte dos clientes que compõem as mais de três mil mineradoras ativas no País. A Tatra avalia que o mercado brasileiro está aquecido e, aliado às tecnologias de seus caminhões e a política de preços dentro da realidade do mercado, tende a acelerar o início da operação.

A fábrica instalada em Ponta Grossa, PR, é a primeira da montadora Tatra Trucks fora de seu país. O que, segundo o diretor de marketing da empresa, é estratégico para os negócios da empresa que pretende alçar novos mercados. Apesar de não termos mais detalhes sobre quais mercados a empresa pretende investir,  estima-se que os futuros caminhões produzidos no Brasil possam atender demais países da América do Sul e até da África. Logo, a expectativa de volume de negócios deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.

Nos próximos cinco anos, a empresa pretende investir R$ 102,7 milhões. E isso deve contemplar a conclusão da planta da fábrica e todas as etapas de produção e estruturação da rede. Dessa forma, durante esse período devem ser gerados em torno de 300 empregos, sendo 30 novos postos de trabalho neste primeiro momento para a montagem dos veículos.


Apresentação dos caminhões Tatra na fábrica de Ponta Grossa, Paraná.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.