Caminhões Tatra apresentados no Paraná, em Junho foram importados pela empresa da Europa, e serão usados para testes e demonstrações no Brasil.
Os fãs de caminhões podem ficar contentes, porque teremos brutões novos nas estradas brasileiras. Os caminhões Tatra Phoenix 6×6, em versões com motores Euro 5 e Euro 6 e com tração 8x8 que chegaram ao Brasil em junho para homologação, em breve circularão por aí. A fábrica brasileira foi levantada em 2020 e o lançamento de seus primeiros caminhões estava previsto para setembro de 2021, mas não foi possível devido a alguns atrasos em razão do lockdown na fábrica e, falta de componentes.
Os caminhões Tatra começaram a ser vendidos ainda esse ano, mas por enquanto, modelos que têm chegado por CKD, com peças trazidas ainda de fora. A produção local vai começar a partir de 2022. Após o período de homologação e testes finais, a fabricante da República Checa está na fase final da produção dos dois modelos que serão lançados, em Ponta Grossa, no Paraná. Assim, depois desta etapa, ambos estarão disponíveis para a venda. Algo que deve ocorrer a partir da metade de novembro. A informação foi dada pelo diretor de marketing da TatraBras, Eduardo Padilha.
Contudo, esses caminhões que compõem a linha Phoenix não serão os únicos modelos ofertados no País. Ou seja, depois que a fábrica estiver pronta, outras linhas da marca entram em produção local. Mas como a Tatra precisa homologar todos os modelos que produz, começou pela gama Phoenix, a linha mais comercial. Na Europa, o Phoenix está equipado com uma cabine DAF e um motor Paccar. De qualquer forma, a previsão é de que a produção nacional ocorra a partir de 2022.
Além do que já está sendo investido e produzido pela empresa, ela também se encontra como beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná: a companhia está investindo mais de R$ 100 milhões no Brasil. Os estudos e negociações estão acontecendo há três anos, porém, o protocolo de intenções com o governo do Estado foi de fato assinado somente em setembro de 2020.
A Tatra Brasil desperta muita curiosidade. Primeiro por ter sido fundada há 170 anos. Logo, está entre as fabricantes de veículos mais antigas do mundo. Com a alta tecnologia de seus veículos, o que em caminhões inclui chassi, suspensões e eixos mais robustos, a fabricante se posicionou no mercado Europeu como uma produtora de soluções especiais.
Foco da Tatra no Brasil
Para escolher os modelos que seriam lançados no Brasil, foi levado em consideração a legislação vigente e a rapidez para validar os veículos aos padrões brasileiros para lançamentos. O primeiro modelo que vai ser homologado é o 6x6 nas versões Euro 5 e Euro 6. Dessa forma, com o Renavam e outros documentos necessários, esses veículos já podem rodar. Para começar o quanto antes a operação no país, a empresa homologou a linha Phoenix, mas ela não será o carro-chefe.
A DAF compartilha com a Tatra uma série de componentes, como as cabines, que são do modelo CF
Mas apesar da homologação dessa linha, a empresa também tem a estratégia de introduzir no país um caminhão com uma solução inovadora ao que se tem no momento. Esses modelos foram eleitos com base nas necessidades. A Tatra produz caminhões com trações que partem de 6x6 até 18x18 e não há veículos com essa tração no País. A empresa reforça que deseja trazer todas as suas linhas e para isso, estuda como se adaptar ao mercado brasileiro.
Os caminhões Tatra são aguardados pela mineração, pois fornecem caminhões traçados, e incluindo as versões de 6x6 até 18x18. Mas além disso, também está sendo analisado pela marca produzir localmente caminhões de defesa. Assim, a fabricante tem a expectativa de atender parte dos clientes que compõem as mais de três mil mineradoras ativas no País. A Tatra avalia que o mercado brasileiro está aquecido e, aliado às tecnologias de seus caminhões e a política de preços dentro da realidade do mercado, tende a acelerar o início da operação.
A fábrica instalada em Ponta Grossa, PR, é a primeira da montadora Tatra Trucks fora de seu país. O que, segundo o diretor de marketing da empresa, é estratégico para os negócios da empresa que pretende alçar novos mercados. Apesar de não termos mais detalhes sobre quais mercados a empresa pretende investir, estima-se que os futuros caminhões produzidos no Brasil possam atender demais países da América do Sul e até da África. Logo, a expectativa de volume de negócios deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.
Nos próximos cinco anos, a empresa pretende investir R$ 102,7 milhões. E isso deve contemplar a conclusão da planta da fábrica e todas as etapas de produção e estruturação da rede. Dessa forma, durante esse período devem ser gerados em torno de 300 empregos, sendo 30 novos postos de trabalho neste primeiro momento para a montagem dos veículos.
Apresentação dos caminhões Tatra na fábrica de Ponta Grossa, Paraná.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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