Crescimento de demandas para o setor de transporte e logística atrai novos motoristas
Todos sabemos que os caminhoneiros são indispensáveis para a economia do país. É principalmente pelas estradas que o país se move, e durante a pandemia, isso ficou ainda mais claro. Em 2020, aumentou a demanda por transporte e logística e com isso, a necessidade de mais caminhoneiros. Mas, como se tornar um caminhoneiro autônomo? É melhor do que se candidatar a uma vaga de motorista em alguma empresa? Se você pensa em se tornar um caminhoneiro autônomo, esse texto é para você.
Primeiro, é preciso entender que trabalhar para si mesmo tem as suas dificuldades, para qualquer seguimento. No caso dos caminhoneiros, é preciso conhecer minimamente o mercado e se capacitar, pois nada é pior para um trabalhador autônomo do que a falta de informação. Sem os caminhos certos de por onde seguir, um autônomo poderá ver o seu sonho de liberdade se reduzir em contas atrasadas no final do mês.
Uma das principais diferenças do motorista autônomo é a sua própria organização. Enquanto o motorista de empresa segue uma rota e estratégia logística definida por outras pessoas, o autônomo precisa ter isso bem claro antes de iniciar seu trabalho. Defina qual serviço vai realizar, de acordo com as especificações e capacidades de seu veículo e mantenha um cronograma organizado de entregas, controlando todos os custos na ponta do lápis.
Mas quais são as vantagens?
Liberdade, Flexibilidade, Faturamento. Se pudermos definir em três palavras, seriam essas. O caminhoneiro autônomo é dono do próprio destino. Ele é quem deve lidar com os clientes e estabelecer os preços para cada frete. É ele também o responsável pela carga horária de trabalho. Se for aplicado e organizado, um trabalhador autônomo pode conseguir dinheiro o suficiente para pagar todas as suas despesas, garantir bons convênios de saúde e ainda sobrar uma quantia como bonificação no final do mês.
A maior vantagem é a liberdade para escolher as próprias corridas e flexibilidade em comandar o seu próprio tempo, estabelecer os horários de trabalho e que carga irá transportar. As chances de voltar com o veículo cheio com outra carga são maiores que as dos motoristas agregados, o que faz gerar uma renda extra. Não tem nenhum acordo com qualquer transportadora. Assim, ele tem a liberdade para buscar trabalho onde e quando ele achar melhor.
Neste caso, os ganhos mais altos também são considerados vantagem para os motoristas autônomos. Porém, isso só é possível caso façam intervalos menores entre as viagens ou tenham que transportar cargas de alto valor. Por serem seus próprios patrões, determinam a agenda e ritmo de trabalho conforme preferirem. O caminhoneiro autônomo tem possibilidades de ganho maiores, principalmente no intervalo entre as viagens. Se conseguir diminuí-los e gerar viagem nesse período, automaticamente, ganhará mais.
Quais são as desvantagens?
Em comparação com os benefícios, as desvantagens são poucas. Como desvantagem, o caminhoneiro autônomo precisa correr atrás de novas cargas para não ficar ocioso e ter sempre boa rentabilidade. Não tem nenhum direito trabalhista, e por isso, precisa ficar atento e pagar seu próprio INSS, às suas reservas para quando quiser descansar e tirar férias, diferentemente do funcionário CLT
O motorista autônomo precisa ter a responsabilidade de cuidar da manutenção do caminhão, abastecimento, gastos com pedágio, entre outras necessidades do veículo. A manutenção preventiva do caminhão também é imprescindível para manter a segurança do motorista e da carga, assim como economizar nas manutenções futuras. quilômetros percorridos, preço do combustível, consumo do seu veículo, complexidade da carga e alimentação
É preciso colocar todos gastos na ponta do lápis: quilômetros percorridos, preço do combustível, consumo do seu veículo, complexidade da carga e alimentação para saber se vale a pena e está trazendo lucratividade. Organização é a palavra chave. O medo e a insegurança de acabar por muito tempo ocioso pode ser um grande problema para o motorista autônomo, o que demandará economia e planejamento para ajustar o fluxo de caixa e rentabilidade do seu trabalho.
Como tudo que decidimos fazer, há sempre as coisas boas e as que precisamos adaptar. Se o profissional gosta do que faz, as chances de dar certo são maiores. E depois de se afirmar como caminhoneiro autônomo, você dificilmente sentirá saudades dos tempos em que foi funcionário de uma empresa. A sensação de liberdade e a satisfação de saber que você está trabalhando para si mesmo são insubstituíveis. Fique por tudo de tudo o que acontece no universo dos pesados no site do Planeta Caminhão.
Utilize aplicativos que o ajudem no controle financeiro dos seus fretes e defina boas rotas.
Direto do Planeta Caminhão
Comentarios