Trecho da Rodovia Presidente Dutra em Guarulhos. Lentidão é comum em horários de pico
No ano em que a Via Dutra completa 70 anos, foi o centro do que se tornou o maior leilão da história. O grupo CCR venceu hoje, 29, o leilão de concessão de 625,8 quilômetros das rodovias BR-101 (Rio-Santos) e BR-116 (Presidente Dutra) nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A disputa ocorreu nesta tarde na B3, a bolsa de valores de São Paulo, conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério da Infraestrutura.
O leilão foi feito com critério de julgamento híbrido: pelo maior desconto nos valores dos pedágios (limitado a 15,31%) e o maior valor de outorga fixa. A CCR ofereceu desconto máximo, de 15,31% e outorga de R$ 1,77 bilhão. A outra concorrente que participou da disputa, o grupo EcoRodovias, ofereceu desconto de 10,6%. A rodovia já estava há 25 anos sob a concessão da CCR NovaDutra, que agora recebe licença para administrar a Via Dutra pelos próximos 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.
A licitação dará início ao que o governo vem chamado de “Super Infra”, uma nova temporada de leilões de infraestrutura de transportes do Ministério da Infraestrutura com o objetivo de garantir mais R$ 23,5 bilhões para o desenvolvimento do setor. Estão previstas melhorias como ampliação da capacidade, duplicação, implantação de terceiras e quartas faixas e vias marginais.
O processo licitatório, que agora inclui trecho da rodovia Rio-Santos, prevê investimentos de aproximadamente R$ 15 bilhões, custos operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trecho concedido na rodovia BR-116 (rodovia Presidente Dutra) terá 355,5 quilômetros, do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município de Seropédica (RJ), até o entroncamento da BR-381 e a SP-015 (Marginal Tietê), na capital paulista. Já a concessão da rodovia BR-101 (Rio-Santos), terá 270,3 km: do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (bairro Campo Grande), até Ubatuba (SP).
LISTA DE NOVIDADES
Algumas novidades em tecnologia foram exigidas da concessionária, como sistema de telegestão em 100% da rodovia, mecanismo flexível para fixação de tarifas e desconto identificado pela tag eletrônica acoplada ao veículo. Também inclui um sistema de Wi-Fi ao longo do trajeto e prevê a ampliação da iluminação na rodovia, com o uso de lâmpadas de Led.
Dentre as novidades, há a implantação do sistema “Free Flow”, cobrança por livre passagem. Este mecanismo será implantado na região metropolitana de São Paulo, variando com o horário de pico e intensidade de veículos. A tecnologia resultará em uma cobrança a partir do quanto cada carro usou da rodovia, de forma automática, por portais, sem praça de pedágio, buscando a fluidez do tráfego.
O conceito de pedágio flexível, que cobrará mais caro em trechos considerados turísticos durante os fins de semana e feriados do que nos dias úteis, prevê que os usuários que usam a rodovia de forma frequente tenham descontos nas tarifas. O edital exige também a construção de quatro áreas de descanso para caminhoneiros, comum em outros países, mas raro por aqui: serão três na Dutra e um na BR-101, com espaço para descanso, banheiros e internet.
O investimento previsto é de R $1,5 bilhão, que serão aplicados somente na região de Guarulhos/SP, para solucionar gargalos e facilitar o acesso ao aeroporto internacional de São Paulo. Outros R$ 1,2 bilhão irão para a implantação da nova Serra das Araras, com a construção de uma pista com quatro faixas por sentido entre o 6º e o 7º ano da concessão.
NOVOS PEDÁGIOS
O edital prevê que será mantida a localização atual de todas as praças de pedágio da BR-116 e incluídas três praças na BR-101 e três novas praças na BR-101 serão criadas. Neste trecho, os novos pedágios terão valores diferenciados no meio da semana e terão um aumento de 66% nos finais de semana e feriados. Motocicletas não pagarão tarifa nas praças de pedágio.Confira as 10 praças dentro do trecho de concessão:
BR-116: sete praças de pedágio, localizadas em Arujá/SP, Guararema/SP, Jacareí/SP, Moreira César/SP, Itatiaia/RJ
BR-101: três praças de pedágio, localizadas em Itaguaí/RJ, Mangaratiba/RJ e Paraty/RJ
A Via Dutra foi uma das primeiras rodovias a serem concessionadas no país, em 1996
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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