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Liberação do Super Rodotrem nas rodovias brasileiras passa a valer a partir de outubro.

Liberação do Super Rodotrem nas rodovias brasileiras passa a valer a partir de outubro.

Circulação dos veículos foi proibida em 2018, devido a uma ação judicial

A combinação de veículo de carga (CVC) com 11 eixos e peso bruto total (PTBC) combinado de 91 toneladas, conhecida como Super Rodotrens, poderão circular novamente pelas rodovias brasileiras. Na última semana, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União, uma resolução que autoriza a circulação dos veículos de até 91 toneladas por todo o território brasileiro, portando uma licença AET (Autorização Especial de Trânsito). A resolução nº 872, de 13/09/2021, passa a valer na próxima sexta-feira, 1º de outubro de 2021.
O Ministério da Infraestrutura vinha preparando estudos sobre o tema desde o ano passado e após análise realizada pela Coordenação Geral de Segurança no Trânsito, os veículos de carga de 11 eixos e peso bruto total combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinados ao transporte, terão permissão para tráfego, após muita especulação em torno da liberação, principalmente por parte das indústrias do setor canavieiro e florestal, responsáveis principalmente pela produção do etanol e celulose.
O Super Rodotrem tem o maior peso bruto e a maior capacidade de carga de todos os veículos autorizados a circular atualmente. Criados em 2016, foram equipados com 8 eixos no implemento - 3 na primeira carreta, 2 no dolly e outros 3 na segunda carreta. A composição tem 11 eixos no total, podendo chegar até 30 metros de comprimento e 4,4 metros de altura, alcançando um PBTC de 91 toneladas.  

Esse é um tema aguardado pelo setor de transporte desde 2018 e a expectativa em torno da liberação dos veículos com 4º eixo direcional e do Super Rodotrem vinham aumentando à medida que testes de performance iam sendo realizados. O veículo melhora a eficiência do transporte de cana-de-açúcar, aumentando a produção e diminuindo os gastos com combustível. Utilizando o veículo de 11 eixos, é possível transportar até 61,5 toneladas de cana, por exemplo, 18,5 toneladas a mais que o equipamento de 9 eixos.

Circulação em Rodovias foi proibida

Em setembro de 2018, os caminhões de 11 eixos foram proibidos de circular nas rodovias após uma ação judicial da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), alegando que a circulação havia sido autorizada sem o devido estudo dos fatores que impactam a infraestrutura viária, já que os veículos causavam constantes danos em vias, pontes e viadutos, que não foram construídas para esse tipo de veículo. Em junho de 2019, foi publicado um ofício do Contran, orientando que os fiscais de trânsito não aplicassem multas aos implementos dotados do 4° eixo direcional, até que o órgão tivesse um entendimento claro e objetivo sobre o tema.

Legislação sobre o tema

No Brasil, existe uma legislação que regula o tráfego de veículos em todas as rodovias do país. O Contran, por exemplo, limita o peso máximo por eixo que cada veículo pode carregar. Esse limite se torna necessário não só para garantir a segurança dos veículos nas estradas, mas também a conservação das mesmas.

Com o implemento do 4° eixo, o PBTC fica em 58,5 toneladas, acima do total combinado de um bitrem, que tem 57 toneladas e deverá destinar-se exclusivamente ao transporte de cana-de-açúcar. Com isso, será necessário que os implementos sejam tracionados da forma correta, para cavalos mecânicos 6x4 e só podem circular mediante o porte da licença AET, válida por 1 ano. A emissão da licença é realizada pelo Detran e pode ser solicitada por meio eletrônico. São realizados diversos estudos técnicos para comprovar a capacidade e segurança dos veículos nas vias em que irá trafegar.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

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