Acidentes envolvendo caminhões acontecem diariamente nas estradas brasileiras. Seja por falta de infraestrutura das rodovias, fatores da natureza ou comportamento inadequado dos motoristas, constantemente acontecem tombamentos, que além dos danos ao veículo e a perda da carga, causam ferimentos ou levam a óbito motoristas.
Para trazer mais segurança para o motorista e diminuir prejuízos com material e veículos, a empresa americana Axicle Engineering desenvolveu uma tecnologia que utiliza uma quinta roda no caminhão a qual evita que o cavalo vire em caso de tombamento.
Em acidentes com tombamento, é comum o implemento tombar primeiro, e causar um efeito de "chicote" na cabine, fazendo ela virar. Isso pode ser fatal para o motorista, já que a única saída possível é esperar o veículo parar completamente.
A tecnologia consiste em identificar a iminência de queda e ativar a quinta-roda, evitando que haja o efeito "chicote". Ou seja, quando o sistema percebe que o implemento vai tombar, a quinta roda desconecta o reboque do cavalo-mecânico e impede que a cabine tombe junto com a carreta. Assim, ela evita não só o tombamento da carga, mas também, fatalidades com os motoristas.
A quinta roda possui sensores que consideram fatores como peso da carga, vibração, vento, posição do implemento e monitora constantemente o ângulo do cavalo, onde o equipamento fica preso. O sistema, que detecta o tombamento com 99% de precisão, entra em ação em milésimos de segundo, abre a trava que prende a cabine ao implemento e desconecta o semirreboque do caminhão.
Essa tecnologia inovadora foi criada na Califórnia por um dos engenheiros da Tesla, que já desenvolvia um projeto do caminhão Tesla Semi. A Axicle aprimorou os testes e criou algo inédito no mercado. Embora ainda esteja em processo de homologação, a empresa segue buscando investidores para o projeto e a expectativa é de que seja desenvolvido um equipamento universal e adaptável para qualquer tipo de caminhão.
Para tirar o projeto do papel e iniciar a produção de 10 mil unidades do produto, a startup está em busca de US$ 10 milhões em investimentos. Após a implementação total do projeto, a empresa planeja criar uma linha de montagem, capaz de fabricar até 100 mil equipamentos por ano.
Veja o vídeo:
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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