Redução de 500 kgs em um caminhão de 12 toneladas de PBT
A DAF apresentou um protótipo com peso significativamente mais baixo que os modelos atuais. Graças às inovações no design do chassis e em combinações de materiais de componentes mais leves, o FTCC teve seu peso reduzido em mais de 500 kgs, comparado ao caminhão base do estudo, um caminhão LF de 12 toneladas. Com isso, ele leva meia tonelada a mais de carga transportada com o mesmo PBT.
O FTCC é baseado na série LF e teve o projeto co-financiado pelo governo britânico, visando maior capacidade de carga com menos consumo, resultando em menor índice de emissões de CO2.
O projeto de pesquisa FTCC apresenta uma série de novos conceitos de design para aumentar ainda mais a eficiência dos transportes. O uso extensivo de alumínio entrega uma ótima relação entre peso e rigidez. Laterais, travessas, peças da suspensão, assoalho e proteção frontal foram produzidos em alumínio.
O FTCC possui também suspensão dianteira a ar independente e sistema de direção de pinhão e cremalheira, para investigar os benefícios em precisão de direção e melhoria da experiência de pilotagem. O FTCC alcançou os objetivos da DAF: redução de 30% em componentes utilizados no quadro do chassis, suspensão e direção.
Inovações para o futuro
O FTCC demonstra o potencial de tecnologias inovadoras em redução de peso. O caminhão será exibido em uma variedade de eventos internacionais para demonstrar os avanços tecnológicos que incorpora. O FTCC é um modelo de estudo e não há data prevista para o seu lançamento. No entanto, ele mostra inovações que podem ser consideradas para o futuro, caso haja viabilidade financeira.
De: Redação Planeta Caminhão
Fonte: DAF
Comentarios